65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 6. Zootecnia - 2. Nutrição e Alimentação Animal
DETERMINAÇÃO DE FIBRA EM DETERGENTE NEUTRO DE ESPÉCIES DE Stylosanthes sp. COLETADOS NA REGIÃO SISALEIRA DA BAHIA E CULTIVADOS EM BANCO ATIVO DE GERMOPLASMA
Rafael Mendes da Silva - Universidade do Estado da Bahia
Grécia Cavalcanti da Silva - Profª.Drª.Orientadora da Universidade do Estado da Bahia
Timóteo Silva dos Santos Nunes - Universidade do Estado da Bahia
Bruno Augusto de Souza Almeida - Universidade do Estado da Bahia
Rodrigo Oliveira Borges - Universidade do Estado da Bahia
Ana Glícia dos Santos Santana - Universidade do Estado da Bahia
INTRODUÇÃO:
A caatinga possui uma grande biodiversidade de espécies de plantas que tem um importante potencial forrageiro na região semiárida, entretanto, é uma pecuária sem grandes investimentos, e em sua totalidade, sendo realizada de forma extensiva, onde os animais se alimentam da vegetação nativa. Muito desse potencial forrageiro vem se perdendo ao longo do tempo, sem quaisquer estudos, perdendo uma genética que poderia mudar a realidade dos pequenos produtores. Com isso, têm-se a utilização de Bancos de Germoplasma, que visa garantir a genética de uma dada espécie, multiplicando a mesma em campo, e realizando estudos mais amplos, identificando suas possíveis potencialidades. E entre as variadas espécies de plantas da caatinga, têm-se os Stylosanthes, uma espécie leguminosa pertencente à família Fabaceae, subfamília Faboideae, que vem sendo cada vez mais utilizada na alimentação animal, de pequenos e grandes pecuaristas da região semiárida e nas demais regiões do país, possibilitando um maior ganho de peso para os animais e consequentemente maior rentabilidade para o proprietário.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Determinar a fibra em detergente neutro das espécies de Stylosanthes sp. da região sisaleira da Bahia, cultivados em Banco Ativo de Germoplasma na Universidade do Estado da Bahia.
MÉTODOS:
Inicialmente o trabalho foi realizado com o levantamento das espécies de Stylosanthes sp. no Território do Sisal e, após a coleta das sementes, as mesmas foram cultivadas em Banco Ativo de Germoplasmas (BAG). Foram implantados três bancos, um no Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro-BA, outro na Embrapa Semiárido, em Petrolina - PE, e o terceiro em Valente - BA. Os locais de coleta das populações foram georeferenciados com auxílio de um receptor de Sistema de Posicionamento Global por Satélite (GPS), para geração de mapas localizando a ocorrência dos acessos para futuras coletas de sementes.
A análise químico-bromatológica, fibra em detergente ácido (FDA porcentagem), foi realizada no Laboratório de Nutrição Animal, da Embrapa Semiárido, em Petrolina-PE, de 14 a 20 de junho de 2012. Para a análise, foram coletadas amostras das plantas no campo e, posteriormente, levadas ao laboratório para separação dos ramos e folhas.
Todas as variáveis foram analisadas por meio de análise de variância (P<0,05) e pelo teste de Tukey, utilizando o programa para microcomputadores ASSISTAT do Departamento de Estatística da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG-PB.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A fibra em detergente neutro (FDN), não houve diferença estatística para folha, entretanto todos os acessos tiveram uma quantidade de fibra aceitável para considerar uma boa forrageira para sua utilização na alimentação animal, todas tiveram uma porcentagem de fibra inferior a 60%. Para o caule houve diferença estatística, sendo que o acesso 67.1 foi o que obteve maior quantidade de fibra, com 77,83% de fibra, mas, estatisticamente esse mesmo acesso não diferiu do acesso 68.1 e do 67.2, podendo ser explicado pelo fato de tal espécie de planta possuir plantas de porte ereto, e com isso os carboidratos estruturais estejam em maior quantidade para a sustentação da planta. Sendo que o acesso 53.1 apresentou menor quantidade de fibra, com 63,68%, não se diferenciando estatisticamente dos acessos 52.1, 82.1, 49.1, 67.3, 74.1 e do 101.1. Sendo assim os acessos mais digeríveis no rúmen do animal, possibilitando uma maior taxa de passagem de alimento, otimizando a utilização de tal forrageira quando incorporado na alimentação animal, já que a fibra não irá fermentar no rúmen do animal por um período considerado longo, sendo que dessa forma, a matéria seca terá uma maior absorção pelo rúmen, quando comparado com os demais acessos.
CONCLUSÕES:
Todos os acessos de Stylosanthes sp. analisados apresentam uma quantidade de fibra para folha aceitável, contribuindo com maior quantidade de alimento mais facilmente digerível pelo animal.
Para o caule, evidenciou-se grandes quantidades de fibras, interferindo diretamente na absorção da matéria seca pelo rúmen do animal, quando tal forrageira é incorporada na alimentação animal.
Palavras-chave: Stylosanthes, FDN, Caatinga.