65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 13. Ensino Profissionalizante
SIMULAÇÃO DE TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO EM SALA DE AULA: UM CAMINHO PARA A DESCOBERTA DA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
Danilo Soares Cavalcanti Gomes - Núcleo de Educação Profissional - SENAI
INTRODUÇÃO:
O mercado de trabalho está em demasia acirrado e competitivo, dessa forma, faz-se necessária uma corrida constante por qualidades e capacidades práticas profissionais do indivíduo que almeje destaque. (CHIAVENATO, 2012). Para o desenvolvimento de uma prática pedagógica acertada que auxilie os discentes a perceberem o seu real potencial técnico, estimulando o encontro de sua vocação no trabalho, essa atividade fundamentou-se em estudos de Deprebisteris (2012), Rovai (2010), e SENAI (2008). Trata-se de um relato da observação de simulação de métodos e técnicas de recrutamento e seleção utilizados por empresas e aplicados em sala de aula com alunos na unidade curricular Políticas de Recursos Humanos no período de novembro e dezembro de 2012 na Escola Técnica SENAI Santa Cruz do Capibaribe – PE. A relevância de tal prática, advém da necessidade de aproximar-se da realidade de cada discente, favorecendo uma melhor absorção do conhecimento e compreensão do funcionamento das práticas organizacionais. Deste modo, o uso dessa ferramenta pedagógica em sala de aula estimulou o processo de auto-descoberta de seu perfil profissional, através da reflexão sobre essas simulações gerando em concomitância um aumento da capacidade empregatícia de cada aluno envolvido no processo.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Geral: Estimular a aplicação orientada de técnicas de recrutamento e seleção de pessoas, para melhorar o potencial de empregabilidade. Específicos: 1. Entender critérios de seleção da escolha do candidato para um cargo; 2. Refletir sobre resultados de técnicas de seleção simuladas em sala de aula; 3. Examinar questionários, direcionando as habilidades práticas e subjetivas dos alunos.
MÉTODOS:
Em relação aos procedimentos metodológicos, de acordo com Vergara (2007) consiste em uma pesquisa qualitativa, com finalidade exploratória e aplicada. Quanto aos meios destaca-se como bibliográfica, onde a sistematização do trabalho foi baseada em livros, artigos, revistas eletrônicas e filmes pertinentes a área. Também aborda a investigação participante, em virtude do pesquisador estar relacionado e participando de todo o processo junto aos alunos, mediando a atividade pedagógica.Os protagonistas da experiência foram 57 alunos da instituição, na disciplina de Políticas de Recursos Humanos durante 60 horas de aulas de 30.11 a 26.12.2013. Os instrumentos de aprendizagem e ferramentas utilizadas foram papel A4 e caneta para aplicação dos questionários, giz de cera, cartolina, tesoura e lápis para atividades lúdicas relacionadas às Dinâmicas de Grupo. O ambiente de aprendizagem foram duas salas de aulas, onde foram simuladas salas de espera, salas de reuniões e escritórios, onde os alunos, divididos em grupos realizaram aplicação de técnicas de recrutamento e seleção de pessoas dentro de algumas empresas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A apresentação adequada do componente curricular pode fazer total diferença nos resultados obtidos para os alunos ao seu término. A maneira como os conteúdos serão abordados devem ser uma preocupação constante ao professor no momento da preparação de suas aulas.Dessa maneira, o desempenho positivo está diretamente relacionado à capacidade da aplicação prática e eficiente do conhecimento iniciado em sala de aula e principalmente pelos aspectos motivacionais relacionados com a identificação do indivíduo e o seu ofício corroborando com os estudos de (CHIAVENATO, 2012). Dentre os principais resultados destacam-se: a aplicação de dinâmicas de grupo; simulação de entrevistas de emprego; elaboração e distribuição de questionários para outros grupos da turma; examinação das aptidões profissionais elencadas através das respostas obtidas. Ao passo que as respostas eram confrontadas com as perguntas feitas na entrevista, eles puderam identificar diversos pontos de interseção em áreas e campos de estudos distintos, formando um esboço da possível carreira a ser seguida. Ficando claro a relevância, onde 17 alunos que afirmaram sentir mais segurança na escolha da carreira, decidindo o curso superior a ser cursado ao término da experiência.
CONCLUSÕES:
Os objetivos propostos por esse trabalho foram plenamente alcançados uma vez que os alunos simularam entrevistas de emprego, elaboraram e avaliaram as respostas obtidas através dos questionários aplicados à turma, realizaram dinâmicas de grupo como estratégia para recrutamento e seleção de pessoas utilizando a teoria vista em momentos anteriores. A motivação e o desempenho dos discentes após aplicação das provas foi satisfatório, evidenciando uma melhor absorção do conteúdo lecionado em sala de aula. Ao termino do curso, os alunos puderam decidir com maior convicção o rumo de sua carreira e conseguir um melhor posicionamento no mercado, trabalhando em áreas que tinham maior identificação. Para obter bons resultados junto aos alunos é necessário um esforço mútuo de transferências de conhecimentos, vivências e busca de novas práticas que tornem o processo de ensino-aprendizagem interessantes para todos os envolvidos no processo de construção de uma profissionalização e humanização de qualidade.
Palavras-chave: Empregabilidade, Auto-conhecimento, Aptidões profissionais.