65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 1. Serviço Social Aplicado
DA ETNOMUSICOLOGIA: A CENA THECNOBREGA DE BELÉM DO PARÁ EM QUESTÃO.
João Leno Pereira de Maria - Graduando / Autor – Faculdade de Serviço Social – UFPA.
Juliana Cordeiro Modesto - Graduanda / Co - autora – Faculdade de Serviço Social – UFPA.
Heliana Baia Evelin - Profª. Drª / Orientadora - Programa de Pós-Graduação em Serviço Social – UFPA
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa erige-se em virtude da necessidade de abordagem crítica/acadêmica acerca da musicalidade eletrônica presente no estado do Pará; produzido, outrora, nas periferias de Belém do Pará, o ritmo Thecno-Brega torna-se uma cena interessante e passível de apreciação científica, uma vez visualizado em sua composição o eletronismo resiliente, a produção em massa (e para a massa), a presença das aparelhagens, a expressão corporal/performance, um imagetismo particular, e, por isso componente formador de identidade e construtor do Éthos Amazônido/Paraense. Para tal, nos valeremos da Etnomusicologia, que, grosso modo vem ser uma espécie de antropologia da música, um estudo etnográfico da produção e reprodução desta, ciência que aborda, especificamente o contexto cultural em que nasce um estilo musical (entendido enquanto elemento da cultura), cujo intento será destacar as especificidades da cena em questão, qual a sua validação enquanto arte, qual a sua importância como veículo de discurso e fomentação de entretenimento, fruição e cultura da periferia de Belém do Pará.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Elucidar a relevância da produção musical da cena Thecnobrega em Belém do Pará; compreender o processo de criação e divulgação da musicalidade em questão; apresentar à luz da Etnomusicologia a visão do sujeitos artistas, bem como a percepção do ritmo enquanto constructo do ethos das referidas periferias de Belém do Pará.
MÉTODOS:
A pesquisa foi realizada com 5 produtores/DJ’s de Belém do Pará (faixa etária de 24 a 33 anos), moradores dos bairros Jurunas, Terra Firme, Guamá e Paar (ambos periferias da referida cidade). Os dados foram obtidos por meio de aplicação de entrevista semi-estruturada composta de perguntas que versavam acerca de variáveis socioeconômicas, formação profissional/musical, visão de mercado, modelo de divulgação e profissionalização dos sujeitos da cena Thecnobrega (dj’s, músicos, bailarinos); culminando ainda, a partir deste estudo, na produção do EP “CUIA HIGH TECH” do artista virtual João Brown (personagem fictício para a divulgação via net), forma encontrada para aproximação do pesquisador e demais sujeitos (diretos e indiretos) da pesquisa.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Dos 5 produtores/Dj’s, 5 são homens; 3 são nascidos em Belém do Pará, 1 é oriundo da cidade Cametá, e o último é de Santa Izabel do Pará; 2 se consideram pardos, 1 se considera negro, e 2 se consideram brancos; 3 são casados e 2 são solteiros; somente 3 já fizeram parte de projetos educacionais de formação estendida a jovens; todos confirmam as condições precárias de trabalho e sentem necessidade de uma política de valorização do artista (geral) e de mecanismos para efetivação da profissionalização no mercado do Thecnobrega (contratos, carteira assinada, salários etc); em relação aos bairros que habitam, os 5 sujeitos confirmaram serem áreas de visível vulnerabilidade e apontaram a problemática faces da Questão social (subjacentes às localidades periféricas de produção e consumo do ritmo) como elemento fundante do preconceito ainda percebido/recebido por parte da sociedade no que diz respeito aos bailes das aparelhagens (parafernálias eletrônicas compostas de PA’s gigantes, cabine de DJ e telões de LED, bem com shows pirotécnicos); os 5 compreendem o ritmo como um dinamizador nas relações pessoais das localidades e o entendem como elemento significativo no constructo identitários dos moradores.
CONCLUSÕES:
Ritmo,dança (ou expressão corporal no caso da “tremidinha”: ligada mais ao Eletrobrega), iluminação, massificação da cultura, cultura de massa, capital cultural, questão social compões o estudo cujo ponto nevrálgico e epicentro de nossa discussão é a visão Etnomusicológica referente ao Thecnobrega em Belém do Pará, ritmo que melhor representa a condição resiliente de produção e divulgação de forma sustentável ( via net, a partir de downloads ou cd’s de coletâneas das aparelhagens). Dessa feita compreendemos tal cena musical como significativo exemplo desse momento de digitalização, mundialização e produção intersígnica (sentido semiótico) e, sobretudo, expoente daquilo que se convencionou chamar de Tecnocultura, termo atribuído a Andrew Ross, aonde, este acredita que tal terminologia “refere-se a comunidades e formas de prática cultural que surgiram em consequência das mudanças na mídia e nas tecnologias da informação, formas essas caracterizadas pela adaptação tecnológica, evasão, subversão ou resistência” (Lysloff e Gay 2003, p. 2), marcos dos novos tempos, estes pós-modernos.
Palavras-chave: Etnomusicologia, Thecnobrega, Tecnocultura.