65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 17. Ciência da Computação
INSERINDO ASPECTOS DE USABILIDADE E ACESSIBILIDADE NO SITE DA POSGRAP UFS ATRAVÉS DE DISPOSITIVOS MÓVEIS
Christiano Santos Ferreira de Santana - Depto. de Computação - UFS
Railan Xisto Silva - Depto. de Computação - UFS
Igor Goes Pontes - Depto. de Computação - UFS
Maria Augusta Silveira Netto Nunes - Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Computação - UFS
INTRODUÇÃO:
O crescente acesso às redes móveis expõe a UFS (Universidade Federal de Sergipe) a uma vertente na atualização de seus padrões web, objetivando favorecer a inclusão social e digital à sociedade e a comunidade acadêmica como um todo. Através do estabelecimento dos padrões no que tange aspectos de usabilidade e acessibilidade web, faz-se a construção de uma sociedade com plena participação e igualdade com interação tecnológica. Sob essa perspectiva, a pesquisa em torno do portal da Pós-graduação da UFS (POSGRAP-UFS) teve o propósito de implementar – com base nas diretrizes da W3C (World Wide Web Consortium) – uma versão móvel do site. De tal forma, o trabalho favorece a instauração da equidade tecnologia, em consequência facilita o acesso para os usuários móveis do portal.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo da pesquisa remete o desenvolvimento da versão móvel do site POSGRAP com o intuito de facilitar o uso e acesso para seus usuários. Em suma, a pesquisa objetivou analisar os aspectos que remetem as questões de Interface Humano Computador, acessibilidade e usabilidade na atual versão, e então modelar uma nova interface de interação, em resposta corrigir falhas pertinentes ao acesso móvel.
MÉTODOS:
A pesquisa teve sua característica definida ao ser realizado testes no portal em sua versão específica para o uso em desktop, através do validador mobile do W3C (W3C mobileOK Checker). O Teste fez-se concluir que os componentes de interface com o usuário e navegação eram inoperantes. Para tanto, os pesquisadores no decorrer do projeto desenvolveram uma arquitetura dentro dos padrões aceitáveis para o uso em mobiles. Foram realizados estudos de modelagem em linguagens de marcação e scripts, tais como: JQuery Mobile, HTML 5 e CSS 3, com o intuito de migrar a arquitetura atual para a arquitetura móvel. Foram realizados análises em torno das características dos atuais smartphones, em destaque os que possuem Sistemas Operacionais com Android e iOS (aparelhos iPhones). A implementação da versão móvel foi desenvolvida em âmbito acadêmico, com recursos e patrocínios de órgãos vinculados à UFS. O trabalho realizou-se em todo o seu contexto no laboratório de pesquisa do Departamento de Computação, objetivando fazer o uso dos recursos em software e hardware disponíveis para se concluir a implementação de forma transparente à academia.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Após a conclusão dos resultados pertinentes aos padrões de software, conclui-se que o portal em versão desktop, quando acessado por um dispositivo móvel, prejudicava a operabilidade e navegação. De imediato, a versão mobile foi desenvolvida fundamentando-se em simplificar o conteúdo da página, com o intuito de expor apenas o que concerne ser fundamental ao usuário. Concomitante a redução do conteúdo, foi limitado o uso de imagens e janelas de pop-ups, visto que janelas extras são conflitantes em telas miniaturizadas, ocasionando obstáculo dentro do contexto comunicação humano - máquina. Em resposta, o layout da versão móvel referencia e respeita a arquitetura dos atuais dispositivos, em um único sentido para a interação. Por fim, foi desenvolvido o menu com a opção de aumentar a fonte do conteúdo da página, visando estabelecer o uso de aspectos que tangem a usabilidade e acessibilidade na web. A nova versão encontra-se disponível em um servidor, a priori, provisório (www.personalityresearch.com.br/posgrap_mobile) e pode ser acessado para testes e/ou comparações com a versão desktop a partir de um aparelho smartphone, por exemplo.
CONCLUSÕES:
Para satisfazer os aspectos que remetem o quão um sistema é usável, foi preciso agrupar estudo teórico e empírico em torno das particularidades que rodeiam a web e os dispositivos móveis. Em síntese, a pesquisa fomentou as propostas em realização com base no cronograma pretendido para conclusão do projeto. O trabalho em cunho teórico foi determinante para o início do desenvolvimento da versão mobile do POSGRAP-UFS, que visou proporcionar a equidade entre os usuários, reduzir as barreiras tecnológicas e facilitar o uso do sistema, adequando-o quanto as limitações impostas pela miniaturização dos aparelhos mobiles. Com a base teórica consolidada, foi feita a modelagem e proposta de como implementar os aspectos acessíveis e usáveis no portal, ao se analisar as características funcionais de aparelhos smartphones com Android e iOS. Finalmente, com a conclusão da nova versão web, o portal conseguiu resultados satisfatórios, em testes realizados no validador do W3C. O software atingiu 88% de aprovação em aspectos usáveis. De tal forma, conclui-se que devido à importância do trabalho desenvolvido, a UFS em colaboração dos seus pesquisadores, têm-se como perspectiva a adoção das boas práticas de usabilidade e acessibilidade em todos os seus portais, similarmente ao site POSGRAP.
Palavras-chave: Usabilidade, Acessibilidade, Web Móvel.