65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 3. Química Analítica
CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DO ÓLEO DE COPAÍBA (Copaifera landesdorffi) PARA O PROCESSAMENTO DE SABONETE
Pollyana Gabrielle Lima - Licenciatura em Química, IFMA- Campus Zé Doca
Élita Nayanne Silva Santos - Tecnólogo em Alimentos, IFMA- Campus Zé Doca
Paula Galvão Silva - Licenciatura em Química, IFMA- Campus Zé Doca
Marcos Antônio de Sousa Silva - Técnico em Biocombustíveis, IFMA- Campus Zé Doca
Aziel Garcia de Araújo - Técnico em Biocombustíveis, IFMA- Campus Zé Doca
José Sebastião Cidreira Vieira - Prof. Msc./ Orientador - IFMA - Campus Zé Doca
INTRODUÇÃO:
A copaíba é uma árvore nativa da região tropical da América Latina e da África Ocidental. No Brasil é encontrada principalmente na região Amazônica e no Centro-Oeste. O óleo de copaíba é constitui-se numa resina que é extraída do tronco da copaibeira através de incisões.
A extração do óleo da copaíba assemelha-se bastante com a extração da borracha. O óleo é muito conhecido e utilizado popularmente, por suas propriedades medicinais, devido ser um ótimo antiinflamatório, anti-séptico e cicatrizante, além ser empregado em diversas áreas do conhecimento, como por exemplo, é um excelente fixador, usado na fabricação de vernizes, perfumes, entre outros. Devido suas propriedades medicinais, resolveu-se caracterizá-lo físico-quimicamente para avaliar o seu potencial para a produção de sabonete, tendo em vista que este poderá ser usado para tratar de afecções da pele.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho teve como objetivo caracterizar físico-quimicamente o óleo da copaíba (Copaifera landesdorffi), e avaliar seu potencial como matéria prima para a produção de sabonete.
MÉTODOS:
O óleo em estudo foi dividido em cinco amostras. Para a caracterização físico-química foram analisados os seguintes parâmetros: índice de acidez, teor de umidade, e índice de saponificação.
O teor de umidade determina o percentual de água presente na amostra, este parâmetro foi determinado pesando-se um grama da amostra úmida em uma cápsula de porcelana, que foi submetida a secagem em uma estufa, por um período de 2 horas a uma temperatura de 110ºC± 5ºC, resfriado em um dessecador e pesado para averiguação da perda de água.
O índice de acidez é quantificado em miligramas, sendo o mesmo a quantidade de hidróxido de potássio necessária para neutralizar os ácidos livres presentes em um grama de óleo. Esta determinação foi realizada por titulação, adicionando-se 50mL de álcool neutralizado juntamente com fenolftaleína a 5g da amostra, que foi titulada utilizando-se uma solução de NaOH 0,25 mol.L-1.
O índice de saponificação é definido como o número de (mg) de hidróxido de potássio (KOH), necessários para saponificar os ácidos graxos, resultantes da hidrólise de um grama da amostra (MORETTO e FETT, 1998). O mesmo foi determinado pelo método de Koesttstafer.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Para a determinação do teor de umidade, os valores obtidos nos ensaios variaram de 25,33% a 27,66%, com uma média do percentual de 26,77% (±1,26), esse resultado se deve ao fato de o óleo ser extraído de forma artesanal e ao ar livre, contribuindo para a absorção de água principalmente no período chuvoso. O índice de acidez apresentou resultados que variaram de 34,75 a 36,12 mg KOH/g, tendo como valor médio 35,27 mg KOH/g (±0,66). O índice de saponificação apresentou resultados que variaram de 826-834 g/Kg (±5,8). O índice de saponificação elevado indica que este óleo é propicio para o processamento de produtos de limpeza e higiene pessoal é através deste parâmetro que se determina a quantidade de lixívia para a reação de saponificação.
CONCLUSÕES:
Os resultados obtidos nas análises nos permitem inferir que o óleo analisado apresentou elevado teor de umidade, de ácidos graxos e de índice de saponificação. O material analisado apresenta significativa viabilidade de utilização na fabricação de produtos de limpeza. Embora o óleo investigado apresente alto teor de água apresenta-se límpido e isento de impurezas.
Palavras-chave: Óleo de copaíba, Medicina popular, Análise físico-química.