65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
EFEITO DO ÓLEO DE CAPIM CITRONELA SOBRE A GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE PLANTAS DANINHAS
Rafaela Castro Teles - Curso de Biologia - URCA
Pedro Silvino Pereira - Prof. Seduc/URCA
Ana Josicleide Maia - Departamento de Matemática Pura e Aplicada – URCA
Pedro Félix Maia - Curso de Biologia - URCA
Luiz Marivando Barros - Departamento de Biologia - URCA
Antonia Eliene Duarte - Departamento de Biologia - URCA
INTRODUÇÃO:
O Capim Citronela (Cymbopogum winterianus Jowitt) é da Família Gramineaceae e seu óleo essencial de Citronela e é rico em aldeído citronelal. O citronelol é um excelente aromatizante de ambientes e repelentes de insetos além de apresentar ação antimicrobiana local e acaricida (MATOS, 2000).
Guenther (1949) informou que esse óleo é utilizado para isolar o citronelal e, depois convertê-lo em citronelol e hidróxido de citronelol e síntese de mentol, podendo também ser usado para a extração de geraniol e posteriormente conversão em ésteres.
O Picão Preto (Bidens pilosa L.) da Família: Compositae é considerada como uma planta infestante, largamente distribuída em todo o mundo. Tem ciclo anual curto, com várias gerações durante o ano. É uma dicotiledônea de difícil controle apresentando propriedades antibacterianas, antidesintéricas, antiinflamatórias, hepatoprotetora, antimicrobianas, adstringente, diurética e emoliente (CRUZ et al, 2000).
O Carrapicho (Cenchrus echinatus L.) da Família: Poaceae é uma planta anual herbácea, originária da América tropical. Possui alta capacidade de infestação devido ao seu tipo de infrutescência que facilmente aderem-se ao pêlo de animais e diversos tipos de superfície (ARANHA et al, 1988; KISSMANN, 1991).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar o potencial alelopático de extratos voláteis de Capim Citronela sobre a germinação de sementes de alface, considerada como planta teste e de duas espécies de plantas daninhas; Picão Preto e Carrapicho visando obter subsídios sobre o efeito inibitório dos dois óleos.
MÉTODOS:
Os bioensaios foram feitos no laboratório de Agronomia da UFC. Foram usadas sementes de alface e de plantas daninhas de Picão-Preto e Carrapicho, coletadas na zona rural de Moreilândia-PE e extraídas manualmente de suas infrutescências.
Os óleos essenciais foram extraídos das folhas de plantas adultas, através do processo de extração por arraste a vapor d’água, seguindo o método descrito por Alencar et al. (1990). As folhas da Citronela foram coletadas no horto do laboratório da URCA e a extração dos óleos realizados no Laboratório de Pesquisa de Produtos Naturais (URCA).
Cada óleo foi emulsionado com Tween80 na proporção 1:1 diluídos em água destilada para a obtenção de soluções com concentrações de 0,1; 0,2; 0,3 e 0,4% (v/v). Para o tratamento controle foi utilizado apenas água destilada.
O ensaio foi de quatro concentrações de cada óleo essencial mais o controle, totalizando cinco tratamentos. Cada tratamento constou 125 sementes, divididas em cinco repetições de 25 sementes.
As sementes foram semeadas em placas de petri de 9 cm de diâmetro sobre papel filtro umedecido com água destilada (na proporção de 1g do peso do papel para 3 ml de água destilada). O efeito dos óleos foi avaliado através da determinação dos percentuais de sementes germinadas e da inibição da germinação.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados comprovaram que os dois óleos possuem efeito alelopático. O citronelal é o responsável pela inibição da germinação e do crescimento da plântula.
Verifica-se que os percentuais de germinação das sementes também foram influenciados pelo óleo de Capim Citronela, observa-se que o percentual de inibição de germinação de sementes de carrapicho e de Picão Preto, superior a 50%, ocorreu a partir da concentração de 0,2%, porém, o melhor resultado foi o da concentração de 0,4%, mostrando aproximadamente 76% de inibição, apresentando potencial alelopático inibitório satisfatório.
Este resultado demonstra que o óleo essencial de Capim Citronela apresenta potencial alelopático inibitório satisfatório sobre a germinação de sementes de Picão Preto nas três concentrações mais elevadas dos óleos.
Como resultado, podemos observar que os dois óleos utilizados de Capim Citronela, interferiram nas percentagens de germinação e apresentaram potencial alelopático inibitório satisfatório sobre a germinação das sementes de plantas daninhas, principalmente nas concentrações mais elevadas dos óleos. Em todos os testes a concentração de 0,4% mostrou um resultado satisfatório, e a concentração de 0,1% apresentou inibição inferior a 50%, em relação ao controle.
CONCLUSÕES:
De acordo com o estudo realizado, podemos concluir que a alelopatia pode ser uma fonte alternativa viável para o controle de plantas daninhas em plantações, através da produção de compostos menos agressivos ao homem e ao meio ambiente. Compostos estes, produzidos através do extrato volátil extraído das plantas.
O estudo mostrou que os óleos essenciais das plantas utilizadas possuem efeito alelopático inibitório, pois, inibiu em 100% a germinação das sementes de alface consideradas como “planta teste”. Nas plantas daninhas os óleos também inibiram a germinação de suas sementes em um índice satisfatório nas concentrações mais elevadas do extrato. Em todos os testes realizados a concentração de 0,4% mostrou um efeito inibitório satisfatório inibindo em maior percentagem a germinação das sementes.
Assim com as plantas utilizadas no presente trabalho apresentaram bons resultados, outras plantas também podem ser testadas a fim de aumentar a variedade de opções na tentativa de controlar plantas daninhas.
Palavras-chave: efeito alelopático, óleo essencial, Carrapicho.