65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental
CONTAMINAÇÃO BACTERIOLÓGICA NA ÁREA URBANA DE RECIFE, PERNAMBUCO
Liderlânio de Almeida Araújo - Universidade Católica de Pernambuco
Alexciana Pereira Melo - Universidade Católica de Pernambuco
Marcella Estanislau Marinho - Universidade Católica de Pernambuco
Alexandra Amorim Salgueiro - Universidade Católica de Pernambuco
INTRODUÇÃO:
A água compõe 80% da superfície do planeta Terra. A sua distribuição pelo mundo não é uniforme. Existem regiões que dispõe desse recurso em abundância e possui uma pequena população como é o caso da Amazonas no Brasil. É notório o crescente desequilíbrio ecológico dos recursos hídricos no planeta. A poluição dos rios é provocada pelo homem que a cada dia vem contribuindo para a deterioração do mesmo, podendo assim causar inúmeras doenças como cólera, hepatite, febre tifoide, verminoses. Nesse contexto, destaca-se a importância analítica da qualidade da água utilizada para diversos fins. Um rio que apresenta grande importância histórica e social na formação e no desenvolvimento do Estado de Pernambuco é o rio Capibaribe que nasce em Porção e banha 42 municípios pernambucanos, inclusive a cidade de Recife, desaguando no Oceano Atlântico. A água para ser utilizada pelo homem deve obedecer à Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA que estabelece normas e padrões para cada tipo de água em função da classificação. As bactérias do grupo coliformes são utilizadas como indicadores de contaminação fecal por se encontrarem nos intestinos de todos os mamíferos e, por conseguinte, serem eliminadas nos seus dejetos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho tem por finalidade avaliar a qualidade microbiológica da água do rio Capibaribe.
MÉTODOS:
A água do rio Capibaribe foi coletada em três estações de coleta de água na área urbana da cidade de Recife. Os resultados correspondem à análise realizada no mês de março de 2013. A determinação do número mais provável de coliformes totais e coliformes termotolerantes foi realizada pela técnica de tubos múltiplos, utilizando 10 mL do caldo lactosado, distribuído em cinco tubos de ensaio, no teste presuntivo (37 oC/24-48 h) e caldo EC, no teste confirmativo (44,5 oC/48 h); o resultado foi determinado por tabela estatística e expresso em número mais provável (NMP) por 100 mL da amostra. A contagem total de bactérias foi realizada em duplicata, utilizando placas de PETRIFILM e após 48 h a 37 oC, o resultado foi expresso em unidades formadoras de colônias por mililitro - UFC/mL (APHA, 1998).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As médias dos resultados de coliformes totais e coliformes termotolerantes para as três amostras variaram aproximadamente entre 107 a 109 NMP/100mL. Áreas cobertas de mangue apresentaram coliformes totais maiores que os coliformes termotolerantes, enquanto em outras estações de coleta a vegetação não influenciou o número de coliformes. Os resultados de contagem padrão de bactérias determinados na água do rio Capibaribe em Recife atingiram as mesmas ordens de grandezas dos coliformes. Determinou-se a maior contaminação bacteriológica na estação de coleta na Ponte de Joana Bezerra, atingindo 109 UFC/mL. No momento da coleta, foram evidenciados lixo e lançamento de esgotos domésticos, contribuindo diretamente para o aumento de contaminação bacteriológica nesse local.
CONCLUSÕES:
O rio Capibaribe na cidade de Recife apresenta contaminação microbiológica por bactérias. Há falta de saneamento básico nas construções irregulares ao longo do leito do rio Capibaribe na cidade de Recife.
Palavras-chave: água superficial, controle microbiológico, poluição ambiental.