65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
ANÁLISE MATEMÁTICA DA VIABILIDADE DE PAINEIS VEGETAIS MONTADOS COM GARRAFAS PET
Iza Victória Teixeira Façanha. - Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará – CMCB/SEDUC/CE
Jeferson Sousa Ferreira da Silva. - Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará – CMCB/SEDUC/CE
Antônio Iago Gonçalves de Lima. - Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará – CMCB/SEDUC/CE
Carlos Rafhael Pinheiro Nery Barbosa. - Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará – CMCB/SEDUC/CE
Ana Clayne Oliveira da Silva. - Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará – CMCB/SEDUC/CE
Eugeniano Brito Martins - Prof. Orientador - Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará–CMCB/SEDUC/CE
INTRODUÇÃO:
Existe uma preocupação com o meio ambiente e com os cuidados que se deve ter com o mesmo. A Educação Ambiental tem sido cada vez mais abordada e adotada em ambientes educacionais em geral, inclusive para alunos dos Ensinos Fundamental e Médio.
Ecologia, preservação ambiental, reciclagem são motivações para pesquisas em todas as Ciências, cada uma dando a sua contribuição ao desenvolvimento e compreensão de estudos para solucionar os mais diversos problemas ambientais. A matemática, por sua vez, possibilita avaliar numericamente o efeito destas soluções, mensurando a viabilidade da implantação das mesmas.
Desenvolveu-se uma pesquisa objetivando avaliar matematicamente a utilização de garrafas PET como vasos de plantas, para a composição de um painel vertical que proporcionaria um melhor conforto térmico ao ambiente escolar. Essas garrafas viriam do consumo da cozinha escolar e do domicilio dos alunos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar, com a utilização de matemática do Ensino Médio, a viabilidade da implantação de painéis vegetais, compostos de vasos de garrafas PET, para a melhoria do conforto térmico do ambiente escolar.
MÉTODOS:
A montagem do painel se localizou em uma das paredes onde fica situada a bomba de água do colégio, onde foram colocadas as garrafas.
Para este experimento, construiu-se um painel com a dimensão de 1 metro de largura por 1 metro de altura, onde foram colocadas 20 garrafas PET transformadas em jarros de planta. Esse painel consumiu um número de garrafas PET equivalente ao consumo mensal das residências dos autores.
Para a construção dos jarros, cortou-se as garrafas ao meio, onde foi utilizada a parte superior para plantar e a parte inferior como recipiente de acumulação de água, que através de um cordão possibilitava irrigar a planta na parte superior.
Após a instalação do painel passou-se a comparar a temperatura da referida parede e do ambiente interno do local durante uma semana.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Comparando os resultados, verificou-se uma redução de até 5º Celsius na parede onde foi instalado o painel, e de 2º Celsius no interior do recinto.
Aplicar esses painéis nas paredes do Colégio proporcionaria uma redução na temperatura interna do ambiente, resultando em melhor conforto ambiental e proporcionando redução na utilização de ar condicionado.
Os jarros construídos desta forma necessitaram de irrigação apenas uma vez por semana.
CONCLUSÕES:
Percebeu-se que a construção do painel proporcionou uma reutilização de garrafas PET equivalente ao consumo mensal de várias famílias. Divulgar e implementar esta prática possibilitaria uma considerável redução no descarte de garrafas PET, além de proporcionar maior conforto e bem estar nos ambientes dotados de painéis vegetais.
Palavras-chave: Painéis vegetais compostos garrafas PET, Economia de água e energia, Matemática Aplicada.