65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 1. Ecologia Aplicada
TÉCNICAS DE RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA DE UMA MATA CILIAR NO MUNICÍPIO DE TIMBÓ, SANTA CATARINA.
Felipe Bittencourt - Discente de Ciências Biológicas.Bolsista do Programa de Educação Tutorial – FURB
Giulliana Appel - Discente de Ciências Biológicas.Bolsista do Programa de Educação Tutorial – FURB
Michele Francine Muniz Andrade - Discente de Ciências Biológicas.Bolsista do Programa de Educação Tutorial – FURB
Stella Bruna de Oliveira Guerra - Discente de Ciências Biológicas.Bolsista do Programa de Educação Tutorial – FURB
Carlos Eduardo Zimmermann - Biólogo/Orientador, Departamento de Engenharia Florestal – FURB
Pedro Wilson Bertelli - Biólogo/Orientador, Departamento de Ciências Exatas e Naturais – FURB
INTRODUÇÃO:
A restauração de ambientes degradados é, atualmente, uma prática vital para manter a qualidade de vida no planeta e o balanço ecológico dos ecossistemas, em decorrência da expansão contínua – intensificada nos últimos séculos – da utilização humana dos espaços naturais para produção de alimentos, madeira e outros recursos. Por se tratar de uma ciência relativamente nova, apresenta técnicas de restauração exacerbadamente custosas para realização e que muitas vezes não consideram os processos naturais de sucessão ecológica. Neste contexto, a nucleação, além de ser uma técnica de baixo custo, consiste na criação de núcleos contendo uma diversidade de espécies capazes de propiciar uma melhoria ambiental em nível de solo e também de produtores, consumidores e decompositores da cadeia trófica, promovendo estabilidade ambiental e permitindo a colonização desse ambiente por outras espécies; constituindo, desta forma, um processo dinâmico contínuo e natural. Por sua relevância, os processos de nucleação que buscam a polinização de plantas e dispersão de sementes realizadas pelas aves têm sido comumente utilizados como técnica restauradora, demonstrando o estabelecimento de ricas, bem sucedidas e funcionais interações interespecíficas entre estes seres vivos, principalmente na recuperação de matas ciliares.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Utilizar técnicas de restauração ecológicas que aumentem a chuva de sementes em um trecho de mata ciliar na Fundação Piscicultura Integrada Vale do Itajaí – FUNPIVI, em Timbó, Santa Catarina.
MÉTODOS:
O estudo foi conduzido na FUNPIVI, estando situada nas coordenadas geográficas de latitude 49º 18’22.50”, de longitude 26º 46’40.50”, a 412 metros de altitude em Timbó. A área situa-se nas margens de um ribeirão que percorre a propriedade, e encontrava-se em constante degradação até o início do estudo, ocasionada pela retirada de mata ciliar pelos trabalhadores locais. As técnicas de restauração foram: a) isolamento da área com cercas elétricas a fim de interromper a degradação. Com isto foi possível delimitar 2 blocos de aproximadamente 100 m cada nas margens do ribeirão; e b) instalação de 9 núcleos de restauração de 1 m2 em cada bloco, dispostos paralelamente com 10 m de distância entre si. Cada núcleo de restauração constituiu-se de um poleiro seco confeccionado de madeira de bambu e do plantio de uma muda de planta nativa pioneira (poleiro vivo). Mensalmente, a visita de aves na área era registrada visualmente, bem como, as espécies vegetais estabelecidas via regeneração natural eram coletadas para identificação e registradas em fotografias. A avifauna e as espécies vegetais foram identificadas pela literatura e com a ajuda de especialistas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No levantamento de espécies vegetais estabelecidas naturalmente, foram encontrados representantes das famílias Asteraceae e Poaceae, ambas com representatividade de 22,2% e Cyperaceae com 16,6%, uma vez que estas famílias iniciam a colonização em manchas e recobrem o solo por reprodução vegetativa; e outras 15 famílias como Blechnaceae, Solanaceae, Fabaceae, Magnoliaceae, entre outras representando cada uma 2,4% das espécies totais. A avifauna registrada na área de estudo foi de um total de 11 espécies, sendo 3 avistadas em poleiros secos, 6 em mata ciliar em restabelecimento e 2 em ambos os locais. Pode-se destacar a presença de Volatinia jacarina (Linnaeus, 1766), considerado animal generalista responsável pelo início da regeneração natural de áreas degradadas, presente em 66,6% das amostragens; e Sporophila caerulescens (Vieillot, 1823), animal de pequeno porte que se alimenta de várias espécies de gramíneas, presente também em 66,6% das amostragens. A espécie Amazonetta brasiliensis (Gmelin, 1789) foi observada em 2 oportunidades nidificando na mata ciliar. Por meio da observação das aves presentes na área, percebeu-se a efetividade dos poleiros artificiais na atração, interação e permanência de aves de diversas espécies em área de restauração ambiental.
CONCLUSÕES:
Conclui-se que a utilização de técnicas de restauração embasadas em processos ecológicos são meios eficazes na reversão da degradação de áreas naturais. Ações simples como o isolamento da área possibilitaram a regeneração natural de espécies em estádios iniciais de sucessão ecológica. Os poleiros secos representaram pontos na paisagem para o pouso de espécies de aves, os quais possivelmente favorecerão a chuva de sementes na área estudada. Além disso, a utilização da fauna em recuperação de ambientes tem se mostrado uma importante fonte bioindicadora, podendo ser empregada na avaliação da efetividade de diferentes técnicas de projetos deste cunho. Por este motivo, ressalta-se a importância de continuidade e implantação de projetos de restauração ecológica em ambientes degradados.
Palavras-chave: Restauração de áreas degradadas, Mata ciliar, Aves.