65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 2. Engenharia Agrícola - 6. Processamento de Produtos Agrícolas
PRODUTIVIDADE APIÁRIA EM CACOAL: DO SABER ARTESANAL À PRÁTICA PROFISSIONAL
Daniela Alves Mendes - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
Ingrid Letícia Menezes Barbosa - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
Maklouf Feliciano de Oliveira - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
Monica Gabrecht - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
Renata da Rocha Ribeiro - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
Sérgio Nunes de Jesus - Prof. Dr./Orientador - Instituto Federal de Rondônia - IFRO
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho tem por ancoragem a observação dos saberes e das práticas da produtividade dos apicultores no município de Cacoal. Sintetiza também seu aprimoramento nas técnicas e de que maneira esses saberes aprimorados levam à produção de melhores apiários na prática profissional do apicultor.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Observar o processo do aumento na produção de mel como saber artesanal no município de Cacoal, sua finalidade sendo um subproduto e, suas técnicas teórico-prática de manejo como suporte gerador de renda e profissional.
MÉTODOS:
O trabalho foi realizado nos encontros dos grupos de Pesquisa Língua(gem), cultura e sociedade: saberes e práticas discursivas na Amazônia, sob a orientação do professor Sérgio Nunes de Jesus, com os alunos do 3º, dos cursos Técnico em Agroecologia e Agropecuária, do Campus Cacoal, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia/IFRO, com o projeto SBPC 2013: Ensino – Pesquisa – Extensão. O trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisas bibliográficas, sites especializados, vídeo-aulas, visitas e entrevistas aos apiários e apicultores do município. Buscou-se também entender de que maneira os saberes eram estabelecidos pelos apicultores (trabalhos artesanais), e de como esses aprimoravam suas técnicas tradicionais a partir das condições de produção do mel em Cacoal.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foi constatado que a partir das pesquisas de campo e bibliográfica, os apicultores podem ser beneficiados com os conhecimentos teórico-práticos e que esses determinam a sua produção, pois seus produtos manufaturados se transformam em práticas profissionais que aumentam a renda familiar do apicultor.
CONCLUSÕES:
De certa forma, os apicultores são prejudicados pela falta de auxílio teórico-prático, pois se observa também que esses não tem nenhum preparo no manejo dos apiários onde há certa dificuldade na comercialização, bem como numa credibilidade empresarial dentro do município de Cacoal.
Palavras-chave: Apiário, Economia, Produtividade.