65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
ATIVIDADES INVESTIGATIVAS DE GEOMETRIA NAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ana Carolina Balbino Bezerra - Departamento de Matemática - IFMA, Monte Castelo
Déa Nunes Fernandes - Profa. Dra./Orientadora - Depto.de Matemática - IFMA
INTRODUÇÃO:
São crescentes as discussões acerca de propostas metodológicas para ensino da Matemática que se diferem daquelas que privilegiam apenas cálculos com papel e lápis, execução de grande quantidade de expressões numéricas e algébricas, memorização de regras e concentração de conteúdos sem levar em conta os aspectos do desenvolvimento cognitivo dos alunos. Nessa perspectiva o trabalho com as investigações matemáticas em sala de aula tem sido apontado como uma proposta de ensino-aprendizagem que possibilita a participação ativa dos alunos na produção de conhecimentos.
Segundo Ponte et al (2003), as investigações matemáticas se caracterizam na sala de aula como uma metodologia desenvolvida por meio de atividades cujo objetivo é orientar o aluno para a descoberta do próprio conhecimento. Do ponto de vista dos especialistas em matemática, é descobrir relações entre saberes matemáticos conhecidos e desconhecidos, procurando identificar as respectivas propriedades (PONTE et al, 2003, p.13). Isso significa que no trabalho com investigações em sala de aula o aluno não recebe questões prontas e acabadas, cabendo a quem investiga um papel fundamental na sua definição.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Elaborar uma proposta de atividades de Geometria voltadas para as series do Ensino Fundamental utilizando as investigações matemáticas.
MÉTODOS:
O trabalho foi realizado inicialmente com levantamento bibliográfico de autores que propõem o ensino de conteúdos matemáticos por meio de investigações matemáticas, realização de um estudo sobre as possibilidades das investigações matemáticas para o ensino da Geometria, seleção de conteúdos de Geometria ensinados nas séries do Ensino Fundamental e a proposta de atividades por meio de investigações matemáticas, discutida nos encontros realizados com alunos do curso de Licenciatura em Matemática do IFMA – Monte Castelo, bolsistas do Subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES/IFMA.
As propostas de atividades discutidas com os sujeitos participantes foram estruturadas com a utilização de jogos e materiais manipuláveis selecionados no laboratório de Ensino de Matemática do IFMA. Em todos os encontros, os bolsistas fizeram um registro apresentando uma análise crítica a respeito da atividade proposta.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Com o trabalho foram elaboradas e discutidas atividades para o ensino de Geometria por meio de investigações matemáticas. Tais discussões estimularam à percepção de que ensinar Matemática hoje requer métodos de ensino além da aula expositiva e ainda, despertou o interesse quanto ao uso de metodologias alternativas para ensino da Matemática, bem como o interesse pela pesquisa em Educação Matemática.
Quanto aos objetivos específicos do trabalho, foi possível explorar a metodologia investigações matemáticas no ensino de Geometria junto à comunidade acadêmica, utilizar recursos do Laboratório de Matemática do IFMA- Monte Castelo, organizar e analisar atividades para o ensino de Geometria no Ensino Fundamental.
CONCLUSÕES:
O trabalho efetivado, acerca das contribuições que as tarefas investigativas podem oferecer ao ensino de matemática, mostra a possiblidade do uso de tais tarefas nas séries do ensino Fundamental. O fato dos participantes serem alunos do curso de Licenciatura em Matemática do IFMA – Monte Castelo e bolsistas do PIBID enriqueceu as discussões e ofereceu a esses alunos a possibilidade de interagir com uma metodologia alternativa para o ensino de Matemática. A experiência de muitos dos participantes com salas de aula do Ensino Fundamental contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento das ideias que realmente explorassem as habilidades de alunos desse nível de ensino.
Palavras-chave: Metodologia, Aprendizagem, Laboratório.