65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 10. Geociências
ESTUDOS DAS TRANSFORMAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS OCORRIDAS EM TAÍBA-CE DECORRENTES DA INSTALAÇÃO DE PARQUES EÓLICOS.
JAQUELINE PINHEIRO - DEPT. DE GEOCIÊNCIA - UECE
SAULO EDIENO ALVES CRUZ - DEP. DE FÍSICA - UECE
ANDERSON NONATO DE FREITAS - DEPT. DE GEOCIÊNCIA - UECE
JOSÉ STÊNIO ROCHA - DEP. DE FÍSICA - UECE
FÁBIO PERDIGÃO VASCONCELOS - PROF. DR. /ORIENTADOR- DEP. GEOCIÊNCIA- UECE
INTRODUÇÃO:
Energia eólica vem ganhando ênfase dentre as energias alternativas por adquirir uma relativa eficiência e durabilidade, atraindo o interesse de grandes grupos empresariais. O local mais satisfatório é a zona costeira, por constantemente registrar ventos com força e intensidade suficientes. Entretanto, a zona costeira se trata de um espaço dinâmico e complexo, cujo grau de vulnerabilidade é bem mais alto, ou seja, qualquer atividade executada, os impactos ocasionados podem trazem uma magnitude mais significativa.
Pode-se verificar que Taíba, municipio do Estado do Ceará, com grande potencial turístico fazendo com que haja investimentos, mesmo que pequenos, na infraestrutura local, composta de hotéis, pousadas, restaurantes etc., mas ainda sem empreendimentos imobiliários de grande porte. Casas simples, de moradia ou de veraneio, dão ao lugar características particulares.
O parque eólico foi edificado sobre dunas, onde verifica-se uma agressão ao código florestal no que diz respeito às áreas de proteção permanente - APPs – tratar-se de zonas com fragilidade e imensa importância ao meio. Vários questionamentos são feitos sobre essa problemática, entretanto a empresa responsável afirma a existência de estudos ambientais que comprovam que os impactos seriam de baixa magnitude.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Buscar e analisar as principais modificações ambientais ocasionados pela instalação do parque eólico de Taíba sobre dunas, em específico, por tratar-se de uma zona com máxima importância ambiental e fragilidade relevante, tratando-se uma área de preservação permanente, na qual exige o máximo de cuidados.
MÉTODOS:
A construção de Usinas Eólico-Elétricas no litoral interfere diretamente na dinâmica do mesmo, e tendo como base alguns conceitos, podem aqui ser destacados os meios ecodinâmicos proposto por Tricart (1977) e também a Gestão Integrada da Zona Costeira proposto pela UNESCO (1997).
Seguindo a idéia dos meios ecodinâmicos de Tricart (1977), temos os meios estáveis, os meios de transição ou intergrades e os meios instáveis. Desta forma, podemos classificar melhor a área de estudo proposta por este trabalho, de forma a compreender melhor a dinâmica do meio ambiente.
A Gestão Integrada da Zona Costeira (GIZC) proposto pela UNESCO (1997) tem como base a idéia de que o litoral já está constantemente sendo transformado, ocupado e degradado. Desta forma, a GIZC propõe um consenso entre os vários grupos com interesses diferentes que atuam no litoral (VASCONCELOS, 2005). A GIZC então tem o princípio de buscar a opinião dos atores da zona costeira, que possam definir do litoral, para que assim haja uma tomada de decisões pelo poder público através das decisões tomadas por meio destes grupos atuantes, incluindo os moradores locais, até as empresas, tendo como mediador a participação da comunidade científica, com esta fornecendo subsídios e soluções para os principais problemas recorrentes.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Busca-se remediar as consequências causadas pelas agressões ao meio ambiente, com a redução de queimadas, produção excessiva de mercadorias, que gradativamente a busca por uma alternativa que equilibre o meio ambiente e o desenvolvimento. Dentre a busca por baixos impactos, pontos insere-se a geração de energia a partir dos ventos, do biogás, dos raios solares, pela força das águas.
Sendo importante ressaltar que toda ação realizada no meio ambiente causa impactos, podendo ser de pequena, média ou grande magnitude, em alguns casos, a CONAMA – Conselho Nacional Do Meio Ambiente – busca mostrar as principais atividades humanas que causam desequilíbrio no meio.
A edificação da usina eólica da Taíba provoca contestações, dentre os principais motivos seria a sua localização sobre as dunas. A localidade considerada uma APP sendo considerada frágil e inapropriada. Segundo a Constituição da Republica Federativa do Brasil (1988, art. 225) “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para a presente e futuras gerações.”. Ou seja, é dever tanto da sociedade quanto do Poder Público, preservar e defender o meio ambiente para que a presente e as futuras gerações possam usufruir dos recursos naturais.
CONCLUSÕES:
Nos tempos atuais, tem-se que é de fundamental importância a obtenção de novas formas de energia, e a energia eólica já é convencionalmente utilizada por vários países em todo o mundo. A usina eólica é uma forma de gerar energia que não traz resíduos para o meio ambiente, esta então está sendo uma forma de gerar energia que tem um grande valor dentro do contexto ambiental vivenciado hoje, considerando os problemas ambientais enfrentados para a geração de energia.
O Estado do Ceará tem um enorme potencial para geração de energia elétrica a partir da força dos ventos. No caso das instalações de parques eólicos, torna-se menos agressivo ao meio ambiente estando alocada mais a continente, reduzindo os danos a zona costeira, por tratar-se de uma área extremamente dinâmica e frágil. Entretanto, em geral, quanto mais distante do litoral, o potencial eólico torna-se limitado, levando em consideração a mesma altitude.
Vale ressaltar que toda e qualquer atividade humana modificam o meio, a busca por atividades em que os impactos sejam menos significativos devem ser os realizados com maior êxito. Buscando estabilidade entre o desenvolvimento e meio ambiente. Pois cabe a sociedade preservar e conservar os bens naturais, possibilitando outras gerações a usufruí-las.
Palavras-chave: Energia Eólica, Impactos Ambientais, Meio Ambiente.