65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 4. História e Filosofia da Ciência
MAPEAMENTO NACIONAL DE TESES E DISSERTAÇÕES DO CAMPO INTERDISCIPLINAR GÊNERO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL.
Maria Renata de Castro Sulino - Escola de Ciências e Tecnologia - UFRN
Carla Giovana Cabral - Profa. Dra/ Orientadora- Escola de Ciências e Tecnologia- UFRN
INTRODUÇÃO:
Historicamente, a trajetória da mulher foi marcada por preconceitos e discriminações, também em questões ligadas ao meio acadêmico. Aliando discussões feministas à crítica à visão de ciência triunfalista e salvacionista, emerge um campo de estudos que procura interligar a contribuição da discussão no campo de CTS, interligando com a dimensão ética, políticas científicas e contribuições de gênero.
Essas questões abrangem os objetivos dessa pesquisa, que são mostrar detalhadamente através de indicadores e levantamentos de teses e dissertações a relevância que devemos obter quando se trata dos Estudos Interdisciplinares Feministas da Ciência e da Tecnologia; classificar as grandes áreas de conhecimentos que os trabalhos levantados abordam; podendo assim, ter uma visão crítica e ampla quando se trata de índices de pesquisas que envolvem essa temática.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho está inserido no projeto "Mapeamento Nacional de Publicações do Campo Interdisciplinar "Gênero, Ciência e Tecnologia" e tem o intento de obter o levantamento de teses e dissertações que abordem a temática "Gênero, Ciências e Tecnologia", no período de 1980 a 2012, no Brasil.
MÉTODOS:
A pesquisa busca mostrar e quantificar os trabalhos que abordam “Gênero, Ciências e Tecnologia” publicados no Estado do Nordeste, para isso fez-se necessário utilizar como metodologia bancos de dados on-line que disponibilizam teses e dissertações, tais como sites vinculados às Bibliotecas Centrais das Universidades, banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível superior (CAPES). As buscas foram realizadas com a utilização de palavras-chaves dentro da proposta inicial do trabalho. São elas: “Gênero, Ciência e Tecnologia”, “Gênero e Ciência”, “Gênero e Tecnologia”, “Mulher e Tecnologia”, “Mulher e Ciência”, “Mulher e Engenharia”, “Mulher e inclusão”, “Mulher”, “Gênero”. A partir da coleta dos dados, a divisão por década fez-se necessária para que os trabalhos fossem devidamente contextualizados no período histórico no qual ele foi publicado; inferindo uma visão crítica, com relação às áreas conhecimentos. Após a organização dos dados, procederemos ao seu tratamento estatístico, assim como a divulgação dos trabalhos em um banco de dados web. Esses trabalhos também serão analisados, sob uma perspectiva histórica e epistemológica.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os estudos que envolvem o campo interdisciplinar das categorias Gênero, Ciência e Tecnologia expressam um campo de contínuo crescimento. Porém, é perceptível a diferença das abordagens nas diferentes regiões do Brasil. Na Região Nordeste nota-se que as relações de gêneros ainda não são tão discutidas como no resto do país e, quando são, envolvem mais o campo “Trabalho e Gênero”.
No Nordeste, dos noves Estados pesquisados, apenas no Piauí e em Sergipe não constam trabalhos publicados que articulem com a proposta de discussão das questões de gênero. Há um total de 35 trabalhos publicados na Região, dentre os quais dois estão inseridos na classificação “Gênero, Ciência e Tecnologia” (UFPE e UFCE), dois em “Gênero e Ciência” (UFBA) e um em “Gênero e História das Ciências” (UFBA). A maior parte dos trabalhos levantados estão incluídos no campo “Trabalho e Gênero” (12 trabalhos). Do total levantado, há um grande contingente concentrando no período de 2000 a 2009 (23 trabalhos), o que, temos como hipótese, seja justificado pelo crescimento do campo de gênero e movimento feminista nesse período, na esteira de criação de áreas de concentração, linhas de pesquisa e programas de pós-graduação na área.
CONCLUSÕES:
Como apurado, na Região Nordeste ,as relações de gênero ainda não são muito abordadas se comparado com as outras regiões do Brasil. Visto que é perceptível um grande contingente de trabalhos publicados que envolvem as temáticas de gênero no Sudeste, Sul e Centro-Oeste, por exemplo. Podemos concluir, através das décadas, que é no final do século 20 e início do 21 onde há mais trabalhos publicados, já que é nesse período em que as mulheres conquistaram uma visão notável na sociedade.
Palavras-chave: Mulher, Científico, Feminista.