65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 1. Administração Geral e Gestão Estratégica
Disseminação da cultura da inovação para os atores da hélice tríplice: interação universidade-empresa
Evaldo Ferreira Vilela - Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais
José Luciano de Assis Pereira - Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais
Brenda Alves - Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais
Erika Heyden - Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais
Caroline Valeriano - Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais
Luiza Ribeiro - Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais
INTRODUÇÃO:
A inovação é estratégica para que uma empresa se torne competitiva no mundo globalizado. Para isso, é preciso que a empresa se integre a um ambiente de competição, com recursos humanos e infraestrutura capazes de impulsionar o desenvolvimento tecnológico e científico, alinhando-se assim às demandas do mercado bem como às necessidades sociais. Minas Gerais é referência nacional em instituições de ciência e tecnologia, o que possibilita uma forte interação com o setor empresarial. Todavia, instituições e empresas estruturadas e determinadas em inovar por si só não são suficientes, por isso é preciso fortalecer o espírito empreendedor no ambiente acadêmico e empresarial, de modo a promover interações que geram inovações, aplicando o conhecimento científico na produção de novos produtos, processos e serviços capazes de melhorar o bem estar das pessoas. Como contribuição para que Minas Gerais tenha ambientes de inovação com estas características criou-se o Sistema Mineiro de Inovação (Simi), com o propósito de interagir as demais ações da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais(Fapemig), bem como outras instâncias envolvidas de alguma maneira com a promoção da economia do conhecimento.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho visa apresentar as ações realizadas pelo Simi, que buscam promover a inovação tecnológica através da articulação entre Governo, Empresas, Entidades Cientificas, Tecnológicas e de Inovação em benefício do desenvolvimento de Minas Gerais. Além disso, promove a cultura do empreendedorismo e inovação por meio de ações que estimulam a pesquisa aplicada e a transferência de tecnologia.
MÉTODOS:
O Simi atua em duas frentes: na promoção da transferência tecnológica e no incentivo à cultura da inovação e empreendedorismo, por meio de ações virtuais através da rede social e presenciais, planejadas a partir dos subsídios fornecidos pela rede.
O desenvolvimento de parcerias a partir da transferência tecnológica e acordos de cooperação técnica é uma das competências da rede social Simi, além de permitir a interação entre os atores da inovação. Incentiva-se a inovação aberta promovendo o intercâmbio de competências entre pesquisadores que ofertam e empresários que demandam alguma tecnologia. Além disso, os usuários da rede podem acessar conteúdos verticais relativos à inovação e empreendedorismo tecnológico.
Dentre as ações presenciais que visam promover a cultura empreendedora destaca-se a realização do Seminário de Inovação Simi - Siminove, cuja finalidade é difundir noções acerca da importância do conhecimento aplicável, empreendedorismo e inovação nas universidades do estado. No que tange a transferência tecnológica, a ação que se destaca é a realização de encontros entre pesquisadores e empresários de um setor comum, com finalidade de prospectar parcerias. Esses encontros são intitulados Encontros de Inovação - EI.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A rede Simi conta com 6.810 usuários, subdivididos em 567 agentes de inovação, 3.499 estudantes, 43 investidores, 388 membros do governo, 1.054 pesquisadores e 1.259 profissionais do setor empresarial. Esses usuários podem interagir entre si por meio de comunidades e fóruns de debates, compartilhamento de notícias e eventos, assim como através de ofertas e demandas de tecnologias. Estão cadastradas na rede Simi 560 ofertas e 250 demandas por tecnologias. Ao longo dos seis anos de atuação do Sistema Mineiro de Inovação, foram realizados 54 Encontros de Inovação em diferentes setores da economia, com a participação de 2.324 pessoas. Totalizam 703 instituições representadas, de 196 diferentes cidades de 16 estados brasileiros. A edição piloto do Siminove teve grande adesão de participantes, cerca de 600 pessoas estiveram presentes, divididos entre estudantes, pesquisadores, empresários e demais atores do sistema de inovação estadual.
CONCLUSÕES:
É possível perceber através das ações realizadas pelo Sistema Mineiro de Inovação, que o ambiente de inovação em Minas Gerais é constantemente estimulado. A promoção da cultura do empreendedorismo inicia-se já na base da educação superior, com a realização do Siminove e utilização da rede social Simi, em que alunos de graduação, pesquisadores e empresários, além de outros atores da inovação, podem buscar demandas e ofertas tecnológicas e assim, dar início a parceria. Os encontros de inovação, que também se utilizam da ferramenta da rede social, funcionam como meio de prospecção de parcerias e cooperação técnica, e almejam, como fim, a transferência tecnológica, assim como outra ação, o Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-graduação, que incentiva a criação de start ups e sua alocação em parques tecnológicos e incubadoras. Compreende-se, dessa forma, que ao promover ações que resultam na interação entre universidade e empresa, o Simi realiza a convergência entre os setores acadêmico, empresarial e governamental, relevante para o desenvolvimento socioeconômico do estado.
Palavras-chave: Cooperação técnica, Transferência tecnológica, Desenvolvimento socioeconômico.