65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 2. Currículo
ESTUDO DA REALIDADE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO CIDADÃ NA ORGANIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE TEATRO.
Ildisnei Medeiros da Silva - Departamento de Artes – UFRN
Stéfano Alessandro Alves de Lima - Departamento de Artes – UFRN
Suame Christine Fonseca de Medeiros - Departamento de Artes – UFRN
José Sávio Oliveira de Araújo - Prof. Dr. / Orientador – Departamento de Artes – UFRN
INTRODUÇÃO:
O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado diretamente à realidade dos alunos, dentro de uma perspectiva que visa formar cidadãos conscientes, onde aquilo que é estudado seja significativo para a vida deles, e culmine numa sociedade mais consciente, como aponta Libâneo em “Didática”. De modo que, o currículo das disciplinas deve estar atrelado a essa ideia de ensino. Contudo, o quadro encontrado no Brasil é diferente, temos ainda a visão de um currículo instrucionista, conforme Regina Souza afirma em sua obra “Currículo”, e que se faz urgente uma revisão nas atuais estruturas, pois é preciso renovar o que e o como se quer ensinar. No ensino de Teatro essa realidade não é diferente, como aponta José Araújo em sua tese “A Cena Ensina: uma proposta pedagógica para a formação de professores de Teatro”, ainda existe o senso comum pedagógico de que as aulas de Teatro devem versar somente pelo viés da atuação, esquecendo as outras áreas que compõem o fazer teatral (História do Teatro, Dramaturgia, Tecnologias da Cena), e legando, por vezes, ao aluno um papel de reprodução mecânica de ideias de seus professores sobre o que é e como se faz teatro. Tendo isso em vista, é preciso pensar uma proposta curricular para o ensino de Teatro que englobe todas estas questões.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho é mostrar a possibilidade de construção de um currículo do Ensino de Teatro, passível de modificações, que englobe as diversas áreas do fazer teatral, e que em sua elaboração seja pensado esse ensino em consonância com o estudo da realidade, práticas pedagógicas que atendam aos objetivos (cognitivos e culturais) a serem alcançados pelos alunos, e uma formação cidadã.
MÉTODOS:
Tornamos nossa prática do PIBID-Teatro/UFRN junto à Escola Municipal Professor Laércio Fernandes Monteiro, localizada na Cidade do Natal-RN, em nosso objeto de pesquisa. Nossa pesquisa, após decidirmos elaborar uma proposta curricular do Ensino de Teatro para aquela escola, foi desenvolvida de duas maneiras: pesquisa exploratória no primeiro momento – tornando o objeto mais explícito através da observação do ambiente escolar, do levantamento bibliográfico acerca do tema, análise dos Referenciais Curriculares Nacionais e Municipais para a disciplina, do Projeto político-pedagógico da instituição escolar, entrevistas, coletando dados quantitativos e qualitativos e contrapondo-os de modo crítico –, e no segundo momento uma pesquisa participante, que foi a elaboração da proposta curricular do Ensino de Teatro junto ao professor da disciplina na instituição, ou seja, desenvolvendo a pesquisa a partir da interação entre os pesquisadores e os membros das situações investigadas, considerando as diversas áreas do fazer teatral, os objetivos a serem alcançados pelos alunos, as práticas pedagógicas mais variadas usando procedimentos metodológicos individualizantes, socializantes e socioindividualizantes, de modo que esse currículo versasse por uma formação cidadã do corpo discente.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A pesquisa nos proporcionou resultados em três vertentes: para o nosso processo formativo enquanto licenciandos, para a escola na qual desenvolvemos o projeto, e para o Ensino de Teatro em geral. Para nossa formação essa reflexão sobre a prática docente e o currículo foi muito importante. Nos fez perceber o ensino como um objeto de pesquisa riquíssimo, posto que, como afirma Castro na obra “Ensinar a ensinar”, o ensino é uma realidade que pode ser interrogada, pesquisada em suas modalidades, seus sucessos e fracassos, e também como uma reflexão sobre o seu significado na formação da personalidade e suas consequências para a vida social. Para a escola o resultado foi a elaboração de uma proposta curricular para o Ensino de Teatro no Ensino Fundamental I que servirá de base para o trabalho dos professores da disciplina, além de a pesquisa ter proporcionado à gestão escolar e aos professores perceber como os sujeitos são influenciados por tudo que os rodeiam, e que o ambiente escolar não é uma ilha isolada, ele é parte integrante de um contexto. E, para o ensino de teatro, ampliamos a perspectiva do que pode ser trabalhado em sala de aula, de modo que todas as áreas que compõem o fazer teatral sejam problematizadas e vivenciadas considerando suas especificidades.
CONCLUSÕES:
O processo que consiste em pensar e organizar o currículo do Ensino de Teatro de acordo com cada realidade escolar deve passar por alguns momentos: perceber a necessidade da mudança e reorganização e pensar o que deseja mudar, fazer o estudo da realidade, relacionar os equipamentos escolares com a prática docente da disciplina, avaliar o que consta de positivo e negativo nos referenciais que existem para a matéria ministrada, entender como deve ser montado um currículo e o que se deve levar em consideração ao fazê-lo, para então partir para a etapa de elaboração. Foi isso que conseguimos ver durante esse processo de pesquisa. Concluímos que, ao construir um currículo é preciso pensar para quem ele será direcionado, os objetivos a serem alcançados através da disciplina em cada ano letivo, e a partir disso elencar os conteúdos da área e as diferentes metodologias que irão nortear o alcance desses objetivos considerando as novas discussões em voga na área de conhecimento. E que, para a elaboração de uma proposta curricular são necessários conhecimentos anteriores que são conseguidos através do Estudo da Realidade Escolar, pois somente com esses conhecimentos prévios é que se torna possível se construir algo novo, alcançar uma mudança na escola e na sociedade como um todo.
Palavras-chave: Curriculo, Ensino de Teatro, Formação Cidadã.