65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 8. Periodontia
DIMINUIÇÃO DO PROCESSO INFLAMATÓRIO EM MODELO DE PERIODONTITE EM RATOS SUBMETIDOS PREVIAMENTE AO USO DO ANTI-HIPERTENSIVO TELMISARTAN.
Tatiana Oliveira Souza - Profª da FACENE-RN
Lorena de Souza Araújo - Aluna do Depto. de Odontologia da UFRN
Gerly Anne de Castro Brito - Depto. de Morfologia/Programa de Pós-graduação em Farmacologia/UFC
Aurigena Antunes de Araújo - Profª Dra. do Depto. de Biofísica e Farmacologia - UFRN
Maria do Socorro Costa Feitosa Alves - - Profª Dra. de Odontologia Preventiva e Social do Depto. de Odontologia - UFRN
Raimundo Fernandes de Araújo Júnior - Prof. Dr. do Depto de Morfologia/UFRN
INTRODUÇÃO:
A doença periodontal é uma doença infecciosa crônica e inflamatória das gengivas e tecidos de suporte, que pode provocar danos no tecido conjuntivo de suporte e na ancoragem dos dentes nos maxilares. Bactérias anaeróbicas específicas no interior do sulco gengival podem ser responsáveis pela doença periodontal e por uma destruição tecidual mediada por marcadores inflamatórios (Williams et al, 2008). Vários agentes moduladores têm sido investigados como potenciais agentes terapêuticos para a doença, incluindo as anti-proteinases, drogas anti-inflamatórias, e as que previnem perda óssea (Elavarasu et al., 2012). O melhor conhecimento e capacidade de elucidação dos mecanismos que participam da patogênese da doença periodontal levaram a proposta de novos agentes destinados à modulação da resposta no hospedeiro através da inibição de mediadores inflamatórios. O Telmisartan é uma droga bloqueadora do receptor da angiotensina II (ARB), atuando como anti-hipertensivo. Além disso, tem sido implicado como agente antiinflamatório que suprime o fator de necrose tumoral (TNF)-α induzido por ativação do factor nuclear (NF)-kB em células endoteliais vasculares (Nakano et al., 2009). A associação entre periodontite e doenças vasculares reforça a avaliação da droga sobre os tecidos periodontais.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O propósito deste estudo foi avaliar os efeitos do telmisartan sobre: a inflamação, oxidação, e a expressão de metaloproteinases (MMPs), e do fator de ativação do receptor de ativação nuclear kappa B (RANK) / de seu ligante (RANKL) / e da osteoprotegrina (OPG), no tecido periodontal de ratos utilizando modelo de periodontite induzida por ligadura.
MÉTODOS:
Os experimentos foram realizados em ratos Wistar machos (180-220 g) alojados em condições padrão (12 h de ciclo luz/escuro a 22 +0,1°C), com acesso livre à comida e água. Um Modelo para Periodontite Experimental foi realizado em ratos, sob anestesia induzida por cetamina (70 mg/kg administração i.p.; Quetamina a 10%) e xilazina (10 mg/kg administração i.p., Calmium 2%), através da colocação de fio de nylon para sutura estéril (3-0; Polysuture) em torno do colo do segundo molar superior esquerdo. Onze dias após o tratamento inicial, os animais foram sacrificados com 20 mg/kg de tiopental (0,5 g Thiopentax). Para os tratamentos, o telmisartan foi solubilizado em água destilada (veículo). Todos os tratamentos (telmisartan ou veículo) foram administrados por via oral 1 hora antes da colocação do fio de sutura (indução de MPE) e posteriormente uma vez por dia durante 10 dias. Os animais foram distribuídos aleatoriamente em cinco grupos: (1) grupo que não recebeu fio de sutura, e apenas água (NL), (2) grupo com fio de sutura, que recebeu água (L), (3) grupo com fio de sutura, tratado com 1 mg/kg de telmisartan (1 mg/kg Telm), (4) grupo com fio de sutura, tratado com 5 mg/kg de telmisartan (5 Telm mg/kg), e (5) grupo com fio de sutura tratado com 10 mg/kg de telmisartan (10 mg/kg Telm).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No presente estudo, foram examinados os efeitos preventivos do telmisartan sobre os eventos inflamatórios e perda de osso que estão associados à doença periodontal. Foi observado que a dose de 10 mg / kg de telmisartan reduziu os níveis de TNF-α e IL-1 e a migração de leucócitos foi confirmada pela observada redução dos níveis de MPO. Adicionalmente, esta dose de telmisartan reduz a expressão de COX-2 nos tecidos. Outro efeito do telmisartan que foi observado no presente estudo foi a redução de MDA, o que indica que o telmisartan regulou as vias de sinalização do estresse oxidativo. Estas citocinas (TNF-α e IL-1) seriam reduzidas devido a uma menor produção de metaloproteinases de matriz, e neste estudo foi observado que o telmisartan reduz a expressão de MMP-2, o que é essencial para a ativação da osteoclastogênese e para a redução da expressão tecidual da MMP-9 em osteoclastos. Estes dados foram adicionalmente confirmados pela análise da expressão de RANKL e OPG. A proporção de OPG para RANKL é crítica para controlar a atividade osteoclástica e a reabsorção óssea. No nosso estudo, foi observado um decréscimo na expressão de RANK e RANKL em tecidos periodontais após o tratamento com telmisartan, bem como um aumento na expressão de OPG.
CONCLUSÕES:
O presente estudo permitiu concluir que em um modelo de doença periodontal animal, a utilização de 10 mg/Kg de telmisartan reduziu os níveis de TNF e IL-1. Sendo observado que a redução destas citocinas pode ter ocasionado a diminuição da expressão de RANKL e MMP-2. Adicionalmente, foi confirmado que o telmisartan controla a activação dos osteoclastos através do aumento da expressão de OPG, reduzindo assim a perda de massa óssea. Estes achados sugerem que o uso de telmisartan como um anti-hipertensivo em pacientes pode retardar a progressão da inflamação e da perda de massa óssea na doença periodontal, devido a sua capacidade de diminuir a resposta inflamatória e o estresse oxidativo.
Palavras-chave: Ação Antiinflamatória, Periodontite, Teomisartan.