65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
PRODUÇÃO DE COMPOSTO ORGÂNICO CONTENDO CÉDULAS DE REAL TRITURADAS E DESCARTADAS
Lorena Karine Gomes Noronha - Bolsista PET Agronomia/UFRA/SESu/MEC - Laboratório de húmus e ecologia
Suany Machado da Silva - Bolsista PET Agronomia/UFRA/SESu/MEC - Laboratório de húmus e ecologia
Edilcina Monteiro Ferreira - Bolsista PET Agronomia/UFRA/SESu/MEC - Laboratório de húmus e ecologia
Josiane Santos da Silva - Laboratório de húmus e ecologia - UFRA
John Kennedy de Brito Pereira - Laboratório de húmus e ecologia - UFRA
Carlos Augusto Cordeiro Costa - Prof. Dr./Orientador – Instituto Sócio Ambiental e dos Recursos Hídricos - UFRA
INTRODUÇÃO:
Segundo Inácio & Miller (2009), compostagem é um processo eco-biológico complexo, pois envolve variados grupos de micoorganismos em sucessão que fazem a decomposição do substrato, no que afetam e são afetados os fatores físicos e bioquimicos envolvidos durante o processo. A utilização de cédulas de Real como componente de adubo orgânico, tem sua justificativa por apresentar material composto de celulose, uma das fontes de matéria orgânica, fazendo com que o material seja passivo de decomposição. Essa reciclagem possui caráter socioambiental, devido serem descartadas pelo Banco Central do Brasil aproximadamente 11 (onze) toneladas de cédulas trituras no Escritório Regional em Belém-PA sem um destino apropriado. O projeto tem a parceria da Fundação de Amazônia Paraense de Amparo a Pesquisa (Fapespa) e Ceasa-PA, que além das cédulas de real utilizadas para produção do composto, também foi usado restos de culturas não comercializadas e desperdiçadas pela Ceasa-PA.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do trabalho foi à produção de composto orgânico contendo de cédulas de real trituradas, restos de hortifruti e paqlhada descartados pela Ceasa-PA.
MÉTODOS:
O experimento foi realizado na Ceasa-PA em um pátio de compostagem com área de 128m2, as leiras foram construídas contendo 3m³ de material total montadas em camadas alternadas da base ao ápice na seguinte forma: palha, restos de hortifruti, cédulas de real trituradas, restos de hortifruti e palha. Sete dias após a montagem das leiras, houve o primeiro revolvimento e irrigação, os revolvimentos e irrigações seguintes foram efetivadas de 3 em 3 dias, processo importante para decomposição desse material em um período de 75 a 90 dias.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O COC (Composto orgânico contendo cédulas de real) foi decomposto dentro do período de 80 dias após a implantação, notando-se a eficácia do método de revolvimento e irrigação das leiras, observando-se o aceleramento na decomposição do material. O COC, comparado com outros compostos orgânicos, também possui efeito condicionador ao solo, fornecendo melhores condições ao desenvolvimento das raízes das plantas além de ajudar na estruturação do solo, com isso evitando problemas com erosão, também ajuda a manter o ecossistema equilibrado, diminuindo assim a susceptibilidade ao ataque de doenças, pelo fato da atuação do controle biológico.
CONCLUSÕES:
Tratando-se da produção de composto orgânico de cédulas, mostra uma alternativa socioambiental, pois proporciona um rumo adequado para as cédulas trituradas descartadas pelo Banco Central, além de contribuir para a diminuição da poluição, pois estas cédulas possuem na sua composição metais pesados, outra prática que é de extrema importância para a produção do COC, é a utilização dos restos de culturas desperdiçadas pela Ceasa que não foram comercializadas. A produção de COC é uma alternativa para o pequeno produtor, pois o custo na produção desse composto é relativamente baixo, além do que o COC possui elevada qualidade nutricional e biológica. Este produto pode ser utilizado para a produção de alimentos, no que caracteriza a ciclagem de nutrientes entre o meio urbano e rural.
Palavras-chave: Compostagem, Dinheiro, Matéria Orgânica.