65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 2. Medicina Preventiva
RELEVÂNCIA DA TELESSAÚDE NO COMBATE AO DENGUE NA AMAZÔNIA
Cleinaldo de Almeida Costa - Polo de Telemedicina da Amazônia - UEA/ESA
Wendel Schramm Petrucio - Universidade do Estado do Amazonas
Pedro Máximo de Andrade Rodrigues - Polo de Telemedicina da Amazônia - UEA/ESA
Allan Rafael dos Santos Tavares - Universidade do Estado do Amazonas
Andrea Breval Lindenberg - Universidade do Estado do Amazonas
Atena Felipe de Matos - Universidade do Estado do Amazonas
INTRODUÇÃO:
Telessaúde compreende a oferta de serviços ligados aos cuidados com a Saúde, nos casos em que a distância é um fator crítico. A sua aplicação na assistência primária a pequenas comunidades em regiões distantes dos grandes centros urbanos é foco de atenção especial do Ministério da Saúde do Brasil. Constitui uma ferramenta fundamental para a prevenção, identificação e tratamento das doenças, como a dengue que é considerada um grave problema de saúde pública nos países em desenvolvimento.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Pretendeu-se verificar a relevância da Telessaúde no combate a dengue analisando propostas de educação em Saúde usando a ferramenta de videoconferência em comparação às aulas presenciais.
MÉTODOS:
Foram elementos da pesquisa 50 alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola de ensino público do município de Itacoatiara, distante 300 quilômetros da capital do estado do Amazonas. Foram divididos em dois grupos, onde a metade recebeu palestras sobre a prevenção e combate a dengue via videoconferência, como recurso da telessaúde, e os demais receberam as informações de forma presencial. Foram aplicados testes pré e pós-exposições e calculados os índices de rendimento de ambos os grupos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Inicialmente antes de assistir aulas em qualquer um dos métodos, observou-se que o nível de conhecimento inicial entre os alunos dos dois grupos não foi diferente (p-valor = 0,527). Observou-se que, após as aulas pelos dois métodos, os grupos de alunos apresentaram médias significativamente diferentes (p-valor = 0,007), entretanto as médias foram significativamente maiores entre os alunos que assistiram às aulas pelo método de videoconferência (p-valor = 0,04).
CONCLUSÕES:
A Telessaúde, por meio de videoconferência, possui relevância no processo de educação em Saúde e que ser usada de maneira eficaz no combate e prevenção de doenças infectocontagiosas.
Palavras-chave: Telessaúde, Educação em Saúde, Dengue.