65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 6. Química Inorgânica
MATERIAL LUMINESCENTE DO TIPO Eu3+- &beta -DICETONATO-AMOXICILINA COM PERFIL DE DISPOSITIVO MOLECULAR CONVERSOR DE LUZ
Janiele dos Santos Pereira - Licenciatura em Química- UFRB
Andréa Rodrigues da Silva - Licenciatura em Química- UFRB
Jorge Fernando Silva de Menezes - Prof.Dr.- Departamento de Química-UFRB
Severino Alves Júnior - Prof. Dr.- Departamento de Química Fundamental- UFPE
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho concentra-se na síntese e estudo fotoluminescente de um novo material envolvendo a combinação de um precursor do tipo, [Eu(BTFA3 ). (2H2O)] ,(HBTFA=4,4,4-trifluor-1-fenil-1,3-butanodiona), que tem a molécula de água substituída pelo ligante amoxicilina, produzindo material luminescente, , [Eu(BTFA3 ). (2AMX)]. A intensidade da luminescência do novo material permitiu estudos envolvendo a estrutura dos níveis de energia e intensidade das transições , fornecendo informações sobre microssimetria em torno do íon metálico, pureza do composto e se o composto apresenta mais de um sítio de simetria.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Sintetizar novo material fotoluminescente com intensa emissão a partir de ligantes de baixo custo com perfil de dispositivo molecular conversor de luz.
MÉTODOS:
O sal de partida hidratado, [Eu(BTFA3 ). (2H2O)] é obtido a partir da dissolução de 6,67 g de HBTFA=4,4,4-trifluor-1-fenil-1,3-butanodiona (0,03 moles) em 75 mL de etanol 95%, adiciona-se à solução alcoólica 30 mL (0,03 moles) de hidróxido de amônio 1 M (até a solução atingir o pH=7.0). À solução é adicionado, 0,01 mol de LnCl3 (dissolvido em 120 mL de água). A mistura é deixada em repouso sob agitação por cerca de 2 horas. O sólido é filtrado, lavado com água e seco em dessecador à vácuo. Após obtido o [Eu(BTFA3 ). (2H2O)], o mesmo é dissolvido em aproximadamente 30 mL de etanol, bem como 0.8032 g (3.48717x10-3) do ligante amoxicilina. Após a dissolução do sal e do ligante misturam-se os mesmos e inicia-se uma agitação. A suspensão é armazenada por um período de dez dias. Durante este espaço de tempo nota-se a formação de cristais nas paredes do sistema reacional que constantemente são devolvidos à solução.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A análise dos dados de titulação complexiométrica de Ln3+ aponta o seguinte resultado:% Ln3+ = 9.26(teo.) /9,04(exp.), %C= 48,63(teo.) /48.46(exp.) e %H= 3,88(teo.) /3.74(exp.), confirmando a formação do composto. O novo composto apresenta forte emissão no visível, apresenta-se na forma de pó amarelo e é solúvel em: clorofórmio, dimetilsulfóxido e acetonitrila. O espectro de emissão obtido a 298K na faixa de 500-720nm, com o monitoramento da excitação em 366nm mostra bandas correspondentes às transições do estado excitado para o fundamental.
CONCLUSÕES:
O destaque do novo material sintetizado é a intensa emissão, caracterizada pela transição transição hipersensível),em torno de 612nm o que nos fornece informações acerca da primeira esfera de coordenação e da dependência direta da alta qualidade das cores em displays (como por exemplo, em aparelhos de TV). Assim sendo, os dados iniciais apontam para produção de novos materiais a partir de ligantes de baixo custo, com foco na produção dos chamados dispositivos moleculares conversores de luz.
Palavras-chave: Amoxicilina, Európio, Luminescência.