65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
O ENSINO DAS LIGAÇÕES QUÍMICAS NO COTIDIANO ESCOLAR
Ariane Lorena de Souza Silva - Universidade Católica de Pernambuco
Nathalia Fonsêca Cintra - Universidade Católica de Pernambuco
Marcella Estanislau Marinho - Universidade Católica de Pernambuco
Liderlanio de Almeida Araújo - Universidade Católica de Pernambuco
Graziela Brito de Almeida - Universidade Católica de Pernambuco
Lucia Fernanda C. da Costa Leite - Universidade Católica de Pernambuco
INTRODUÇÃO:
No cotidiano a sociedade convive com diversos produtos químicos, que são fundamentais para o desenvolvimento da população que por sua vez não possui a consciência da importância dessa ciência. Muitos afirmam que a Química é responsável por diversos danos, dentre os mais citados tem-se a poluição que leva a deterioração da camada de ozônio. O homem, na verdade, é o responsável pelo mau uso destes produtos no cotidiano. A Química é uma ciência experimental que está presente em vários setores da vida cotidiana dentre eles nos combustíveis, nos plásticos, na saúde, nos alimentos, nos corantes, nas bebidas e nos materiais de limpeza. Sabendo aproveitá-la do melhor modo possível, nos trará grandes benefícios. Para que esses produtos se formem é necessário que ocorra entre eles ligações químicas. Essas ligações ocorrem de diferentes maneiras, sendo classificadas em iônicas (LI), metálicas (LM) e covalentes (LC). Para a compreensão desse conteúdo se faz necessário conhecer alguns assuntos dentre eles a tabela periódica e o diagrama de Linus Pauling, para saber quais átomos se ligarão ou compartilharão elétrons entre si. Uma maneira de trabalhar esse conteúdo em sala de aula é desenvolver atividades dinâmicas que demonstrem na prática como elas ocorrem segundo a teoria.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Objetivando uma maior popularização do ensino da Química e o rompimento da barreira que os educandos têm dessa ciência, esse trabalho buscou abordar o conteúdo de ligações químicas por meios de atividades dinâmicas visando à interação dos estudantes com esse tema.
MÉTODOS:
A realização dessa atividade compreendeu três etapas, com a participação de 40 estudantes do segundo ano do Ensino Médio da escola Liceu de Artes e Oficio em Recife- PE. Na primeira etapa aplicou-se um questionário contendo dez questões sendo cinco de múltiplas escolhas e cinco discursivas. Logo após, apresentou-se para os estudantes um vídeo demonstrando de forma dinâmica como os átomos interagem entre si para formar novos compostos iônicos ou moleculares. A segunda etapa compreendeu o desenvolvimento de uma aula, onde abordou-se com o auxilio de ferramentas tecnológicas (Tabletes) o conceito de ligações Iônicas e Covalentes, enfatizando-se as principais diferenças entre elas a partir de um experimento intitulado “condutibilidade elétrica”. Na terceira etapa houve um debate a cerca do que os estudantes acharam da atividade desenvolvida e responderam novamente o exercício aplicado inicialmente.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Ao analisar o questionário inicial observou-se que os estudantes não atingiram em média 50% de acerto para as questões de múltipla escolha. Nas questões discursivas cerca de 60% dos estudantes apresentaram uma definição sobre LI, porem na segunda questão onde os educandos deveriam citar exemplos de LI cerca de 80% citaram apenas o sal de cozinha, este por sua vez é um exemplo muito utilizado pelos professores e livros didáticos, reforçando assim a importância da contextualização do conteúdo com o cotidiano. Com relação as 3ª, 4ª e 5ª questões onde se discutia a ligação covalente comum, a dativa e as aplicabilidades dessas no dia a dia cerca de 10% por cento apresentaram uma definição relacionada ao tema. Após o desenvolvimento da atividade verificou-se que os estudantes apresentaram um maior grau de aprendizagem nas questões de múltipla escolha. Ao analisar as respostas apresentadas nas perguntas discursivas verificou-se que na primeira e segunda questões os estudantes definiram e apresentaram mais de duas aplicabilidades das LI no cotidiano. Nas 3ª, 4ª e 5ª perguntas os estudantes correlacionaram e apresentaram diversos exemplos de ligações covalentes comuns e dativas.
CONCLUSÕES:
O ensino de Química por meio de atividades experimentais deve ser mais incentivado para que os estudantes aprendam com autonomia a construir o conhecimento que, no futuro, poderá mudar o contexto da realidade educacional em nosso país.
Palavras-chave: Ensino aprendizagem, Experimentos, Ligações Químicas.