65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 5. Gestão de Pessoas
UM ESTUDO SOBRE A QUESTÃO MOTIVACIONAL EM UMA EMPRESA DA CONSTRUÇÃO CIVIL NA CIDADE DE MOSSORÓ/RN.
Saulo Carlos de Santana - Graduado em Administração / UERN
Jacinta de Fátima Martins Malala - Departamento de Administração / UERN
Antonio Pereira Júnior - Departamento de Administração / UERN
Ana Augusta da Silva Campos - Departamento de Administração / UERN
Andrea Kaliany da Costa Lima - Departamento de Administração / UERN
INTRODUÇÃO:
Ao longo dos anos vem se comprovando a importância da administração para uma melhor gestão das organizações. Assim, torna-se cada vez mais necessário a aplicabilidade dos princípios e teorias administrativas para o sucesso organizacional. Segundo Chiavenato (2003), a administração é imprescindível para existência, sobrevivência e sucesso das organizações. Sem a administração as organizações jamais teriam condições de existir e crescer.
Devido às incertezas, exigências e mutabilidade do mercado que circundam as organizações têm-se buscado incessantemente pela criação de um ambiente organizacional favorável ao desenvolvimento da capacidade intelectual, criativa e psicológica de seus colaboradores. Assim, torna-se imprescindível para tal, que além da qualificação, os colaboradores estejam comprometidos com as diretrizes organizacionais, e que a motivação seja algo contínuo e duradouro.
Assim, torna-se necessária a ampliação dos conhecimentos acerca do ambiente organizacional da empresa e da questão motivacional por meio da ótica administrativa, bem como pela perspectiva dos colaboradores que a constitui, tornando possível a visualização de possíveis falhas e a proposição de melhorias que venham a ser revertidas em excelentes resultados.
OBJETIVO DO TRABALHO:
• Avaliar o contexto organizacional, atentando-se para a motivação e satisfação dos colaboradores; • Identificar fatores que influenciam a motivação entre os colaboradores; • Propor medidas que auxiliem na construção de uma sólida plataforma motivacional e de um clima organizacional favorável.
MÉTODOS:
Para realização do referido trabalho, optou-se por limitar o escopo de estudo a uma organização específica com a finalidade de se obter uma profundidade no estudo, sendo considerado o ambiente natural e um limitado período de tempo. Convencionou-se para tal, a realização de um estudo, pesquisa descritiva, dividido em uma série de passos: escolha da temática, conhecimento organizacional, definição de objetivos, pesquisa bibliográfica, aplicação de questionário, coleta e mensuração de resultados e proposição de melhorias.
O tipo de pesquisa que se classifica como "descritiva", tem por premissa buscar a resolução de problemas melhorando as práticas por meio da observação, análise e descrições objetivas, através de entrevistas com peritos para a padronização de técnicas e validação de conteúdo (THOMAS; NELSON; SILVERMAN, 2007). A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário aplicado sobre a totalidade da organização.
De posse dos dados coletados, procedeu-se a tabulação dos mesmos e confecção de gráficos, utilizando-se do aplicativo Microsoft Excel. Assim, tornou-se possível a realização de uma interpretação mais clara de maneira a atender os objetivos propostos no início desta pesquisa.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No processo de análise os dados, foram agrupados em duas categorias: uma relacionada ao perfil dos colaboradores e a outra com a temática do estudo.
Quanto ao perfil foram observadas duas variáveis: sexo e escolaridade. Em relação ao sexo os resultados revelaram que 89% do quadro é constituído por homens e 11% por mulheres. Isso se deve tanto a questão cultural (larga presença de homens na área da construção civil), como a natureza das atividades que requerem uma desenvoltura física intensa. Em relação à escolaridade obteve-se 27% não alfabetizados, 9% ingressaram no ensino médio e 9% concluíram o ensino médio. O fator, escolaridade, deve ser analisado de maneira especial pelos gestores, visto que a capacidade de realização de determinadas atividades depende desse pré-requisito.
Quanto à questão motivacional a análise foi feita considerando as variáveis: condições de trabalho, revelando que 51% e 40% responderam que as ferramentas e a estrutura utilizada são boas e muito boas, respectivamente; quanto ao relacionamento com o colega de trabalho verificou-se o percentual de 44% tanto para muito bom quanto para bom, demonstrando um bom clima organizacional, e em relação à remuneração, verificou-se que 37% e 44% julgam a remuneração como muito boa e boa, respectivamente.
CONCLUSÕES:
Os resultados da pesquisa mostraram que os colaboradores da organização se sentem satisfeitos e motivados para o trabalho. Esses percentuais podem ser comprovados pelos índices obtidos no que se refere à remuneração, relacionamento interpessoal e as condições de trabalho. Verificou-se também que, o grau de escolaridade entre os colaboradores da empresa pode ser considerado baixo.
Comprovou-se ainda que, é primordial que os gestores estejam atentos para os fatores extrínsecos e intrínsecos aos colaboradores, pois a falta de equilíbrio entre tais fatores pode acarretar em mudanças no clima organizacional, e consequentemente nos resultados da empresa.
Por fim, sugere-se que a diretoria busque incessantemente a manutenção de um clima organizacional saudável, prezando pelo bom relacionamento entre os colaboradores, implantando planos de carreira de maneira a reconhecer a boa execução das atividades. É fundamental o investimento em treinamento, com a finalidade de se obter profissionais qualificados que possam executar tarefas com eficácia e eficiência. O grande desafio para os gestores é manter o quadro de funcionários motivados, de maneira a conseguir uma equipe mutuamente comprometida.
Palavras-chave: Motivação, Satisfação, Relacionamento interpessoal.