65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
PERSPECTIVAS DE USOS DE TIC ENTRE PROFESSORES NO ASSENTAMENTO SERIDÓ NA CATINGA GRANDE, MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ/RN
Clarissa Maria Bezerra de Araújo - Departamento de Educação - UFRN
Daiana Carla de Azevedo - Departamento de Geografia - UFRN
Gracilene Maria de Medeiros - Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas - UFRN
Marcos Alexandre Costa de Araújo - Departamento de Geografia - UFRN
Jaiane Pereira Maia - Departamento de Geografia - UFRN
Sandra Kelly de Araújo - Profa. Dra/Orientadora - Departamento de Geografia - UFRN
INTRODUÇÃO:
Este trabalho é fruto do projeto pesquisa vinculado a capacitação em TIC para professores atuantes em áreas rurais do Seridó, executado pela UFRN com recursos do Ministério das Comunicações. O trabalho possibilitou investigar o conhecimento e os desafios dos docentes da zona rural quanto à influência das novas tecnologias na aprendizagem dos discentes, políticas públicas e inclusão digital. Esse permitiu a integração de novas estratégias no uso dos recursos tecnológicos na elaboração de conteúdos que produziram diversas metodologias utilizadas pelos docentes no cotidiano escolar.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A pesquisa buscou investigar os usos de tecnologias de informação e comunicação (TIC) entre professores atuantes no Assentamento Caatinga Grande, município de São José do Seridó/RN. Secundariamente, identificou as principais dificuldades e desafios acerca da integração de TIC no processo educativo.
MÉTODOS:
A pesquisa participante foi a base metodológica utilizada nesta investigação. Esta metodologia qualitativa permite que pesquisadores e público alvo possam tomar decisões coletivas acerca de uma dada problemática, no caso a integração de TIC na educação, e definir estratégias de ação para superação coletiva de um dado problema. Isso foi possível graças ao envolvimento dos interessados em todas as etapas da pesquisa e intervenção – diagnóstico, capacitação, assessoramento e formação de rede de educadores e TIC.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Na fase de diagnóstico foi identificada a existência de um Telecentro vinculado a EMATER/RN no assentamento bem como um laboratório de informática constituído por cinco computadores na unidade escolar José Cirilo Alves, ambos inicialmente sem uso por falta de profissionais capacitados ou por problemas técnicos. Atualmente, o laboratório de informática na escola está em funcionamento e com acesso a internet. Também a pesquisa apontou limitações na formação dos professores na área de TIC – aspecto que foi superado com a realização de uma capacitação sobre TIC na educação, usos de programas e aplicativos como Word, Excel, Google Earth, Panoramio e Project Noah. No aspecto da integração a partir da criação de rede de educadores, o grupo criou um blog permitindo a publicação e troca de experiências.
CONCLUSÕES:
A integração de TIC na educação representa desafios que se estendem desde a infraestrutura física, a formação de seus usuários em seus usos, linguagens e características técnicas até a perspectiva de produção de conteúdos. A pesquisa no Assentamento Caatinga Grande permitiu construir uma postura crítica na interface - educar pelas mídias e para as mídias. O resultado final desse trabalho ficará entreaberto, pois as capacitações, assessoramentos, criação do blog e oficinas realizadas foram apenas o ponto de partida para o surgimento de trabalhos a serem executados durante o cotidiano dos docentes e no processo ensino-aprendizagem dos discentes. Como graduandos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, fomos privilegiados em participar do projeto de extensão que inclui a zona rural no espaço virtual da tecnologia do conhecimento. Aqui fica nosso reconhecimento de missão cumprida.
Palavras-chave: Inclusão Digital, Formação de professores, Tecnologia educacional.