65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
Qualidade estrutural e permeabilidade ao ar de solos representativos da Caatinga
Joabe da Silva Souza - Bolsista IC/Engenharia Agronômica - IF Baiano, campus Guanambi
Alexsandro dos Santos Brito - Prof. Efetivo/ Dr. em Ciências/Orientador- IF Baiano, campus Guanambi
Everlandio Gomes Moreira - Bolsista IC/Engenharia Agronômica - IF Baiano, campus Guanambi
Luís Henrique da Cruz Lédo - Voluntário/Engenharia Agronômica - IF Baiano, campus Guanambi
INTRODUÇÃO:
A permeabilidade intrínseca é uma propriedade inerente ao solo e reflete a influência conjunta das propriedades relacionadas ao espaço poroso (LIBARDI, 2005). Esse atributo dinâmico do solo permite conhecer informações importantes sobre os estados físicos dos perfis do solo, que, de maneira geral, possibilita julgar seu potencial agrícola.
A permeabilidade do solo, seja medida com a água ou com o ar, é influenciada por propriedades do solo, ligadas ao espaço poroso, e do fluido. A distribuição de tamanho, a tortuosidade e a conectividade dos poros são as características da geometria do espaço poroso que mais influenciam no transporte de fluidos no solo (IVERSEN et al,. 2001; TULI et al., 2005; CHIEF; FERRÉ; NIJSSEN, 2006). Já a propriedade relevante ao transporte, referente ao fluido, é a viscosidade (LIBARDI, 2005).
A importância da quantificação da permeabilidade do solo ao ar deve-se, por exemplo, à necessidade de se caracterizar o espaço poroso e de se identificar mudanças na estrutura do solo, ocasionadas pelas práticas de manejo (BLACKWELL et al., 1990; CAVALIERI et al., 2009).
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do presente trabalho é avaliar a qualidade estrutural de dois Neossolos distintos por meio da permeabilidade do solo ao ar, em função das condições impostas pelos sistemas de manejo.
MÉTODOS:
Os dois Neossolos escolhidos localizam-se nas áreas experimentais do IFBaiano, Campus Guanambi. Foram coletadas para avaliação, amostras com estrutura indeformada nas camadas: 0,0 - 0,2; 0,2 - 0,4 e 0,4 - 0,6 m. Assim, o delineamento experimental foi inteiramente aleatorizado, com dois tratamentos e oito repetições.
No laboratório fixou-se recorte de papel mata-borrão na parte inferior das amostras de solo, colocando-as em uma bandeja, e acrescendo água destilada a cada duas horas, até completar 3/4 da altura dos cilindros volumétricos para saturá-las (24 horas).
Após a saturação, elas foram pesadas e levadas à mesa de tensão, na qual se aplicou uma tensão de 6 kPa. Após estabilização e pesagem, removeu-se o papel mata-borrão, escarificou-se a extremidade inferior e acoplou as amostras, uma a uma, no permeâmetro. Iniciou-se o processo de determinação da permeabilidade ao ar com a abertura da válvula do equipamento e acionando o sistema de aquisição de dados, fazendo a medida na faixa de 1,0 a 0,05 kPa. Obteve- se os dados no Excel, por meio do programa PermeAr, no qual calculou-se a permeabilidade do solo, pelo método de Kirkham (1946).
A análise consistiu na análise descritiva e seleção de valores discrepantes, análise de variância e teste de média (Tukey a 5% de probabilidade).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados obtidos de permeabilidade ao ar (um2) dos referidos solos geraram médias em cada camada. Dessa forma obteve-se: NS (Neossolo) 0,0-0,2 m – 3,01 (b); NS 0,2-0,4 m – 3,67 (a); NS 0,4-0,6 m – 3,21 (a); NQ (Neossolo Quartzarênico) 0,0-0,2 m – 3,76 (a); NQ 0,2-0,4 m – 3,77 (a) e NQ 0,4-0,6 m – 2,94 (a).
Observa-se que a camada 0,0-0,2 m do NQ apresentou maior permeabilidade, devido provavelmente à textura mais arenosa (dados não publicados), conferindo maior quantidade de macroporos e, consequentemente, melhor aeração em relação ao NS.
Nas camadas de 0,2-0,4 e 0,4-0,6 m, a permeabilidade dos solos foram estatisticamente iguais. Conforme o aumento da profundidade, o NS apresentou concreções lateríticas, facilitaram o fluxo de ar. As partículas maiores podem facilitar o fluxo de ar, uma vez que apresenta grandes macroporos. Além disso, o NS é cultivado com palma e observou-se quantidades consideráveis de raízes de pequeno e médio diâmetros, enquanto no NQ, cultivado com manga, a presença de raízes não foram tão constantes, já que as amostras foram coletadas na entre-linha.
CONCLUSÕES:
O NS possui uma maior permeabilidade ao ar na camada de 0,4 – 0,6 m, a qual foi muito influenciada pela presença de concreções lateríticas, uma maior densidade de plantas de palma forrageira, as quais desenvolveram grande quantidade de raízes. Já na camada superficial, o NQ apresentou permeabilidade mais elevada, por causa da maior percentagem da fração areia.
Palavras-chave: Estrutura do solo, Aeração do solo, Porosidade do solo.