65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 6. Ciência Política - 6. Ciência Política
Operação Condor: métodos da repressão e instituições de lesa-humanidade.
Thiara Cássia Tezza - UNIPAMPA
Ronaldo Bernardino Colvero - Profº. Dr./Orientador - UNIPAMPA
INTRODUÇÃO:
Efetivados os diversos golpes para a tomada hegemônica da política no Cone Sul, os aparatos estatais criaram um método de intervenção que ultrapassou fronteiras, bem como efetivaram leis próprias para fomentar sua movimentação. A Operação Condor, datada de início formal em 1975 no Chile perseguiu, sequestrou, torturou, matou e escondeu corpos de civis e estrangeiros, tanto nos países a que se aplicaram seus tentáculos como nos de destino dos exilados.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho tem como objetivo a identificação dos aparelhos coercitivos que fizeram parte da Condor, consolidados entre os países Chile, Bolívia, Paraguai, Uruguai, Brasil e Argentina. Para isso, a pesquisa se propôs à analise sumária das instituições (delegacias, centros de prisão/tortura, movimentos espontâneos sociais e centros de divulgação em massa).
MÉTODOS:
O método utilizado é qualitativo, através do exame das bibliografias que dizem respeito aos acontecimentos em ordem teórica, bem como a análise dos documentos liberados graças a Lei Nº 12.527/2011 (de Acesso à Informação) brasileira. Uma breve busca empírica, mediante entrevista de familiares das vítimas - em especial na cidade de fronteira de São Borja no Rio Grande do Sul - possibilitou colher depoimentos para promoção da Memória.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Várias das instituições foram verificadas para a evidência dos meios com os quais a coerção se alastrou, ganhando força ao longo dos regimes militares. As informações para análise dissecaram o entendimento do episódio da luta ideológica que extrapolou os limites do monopólio da violência, ao conservar suas bases intactas em detrimento do que acontecia no coletivo da esquerda, estivesse este pacificado ou gerido ao reacionário.
CONCLUSÕES:
Conclui-se, portanto, a participação do Estado brasileiro como um dos principais formuladores da ideologia que seguiu na Operação Condor. Visto os anos prévios à instauração formal da movimentação repressiva, o Brasil obteve notório êxito no Cone Sul no tocante ao abatimento das forças de esquerda. Em território, as instituições salientadas despontam grau avançado de autonomia, o que foi proposto para aplicação nos demais locais regulados pelas diretrizes do Condor.
Palavras-chave: Operação Condor, Lesa-humanidade, Ditadura Militar.