65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 3. Geografia Física
ANÁLISE DE INSURGÊNCIA E RESSURGÊNCIA HÍDRICA E SUSTENTABILIDADE DA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO DO PARQUE MUNICIPAL LAGOA AZUL EM SÃO DESIDÉRIO-BA
Dállete Neres Alves - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia/ Campus Barreiras
Thayse Simplício Carneiro da Silva - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia/ Campus Barreiras
Robson Braga Dantas - Prof. Esp/Orientador - Depto de Geociências
Luiz Fernando Souza Almeida - Prof. Esp/Orientador - Depto de Geociências
INTRODUÇÃO:
As pesquisas foram dinamizadas na Unidade de Conservação do Parque Municipal Lagoa Azul, situado a 23 L 0514343 UTM 8632461, a 15Km da cidade de São Desidério-BA, onde se encontra o sistema aqüífero Bambuí, com área de recarga de 181.868 km2, pertencendo à Bacia Sedimentar do São Francisco. Inclui partes dos estados de Minas Gerais, Bahia, Tocantins e Goiás.
Na concepção de Teixeira, (2008) O ciclo hidrológico pode ser comparado a uma grande máquina de reciclagem de água, onde se processa a transferência entre reservatórios como de transformação entre os estados gasoso, líquido e sólido. Partindo desta hipótese, é possível visualizar na Unidade de Conservação, uma variedade de pontos de insurgência e ressurgência.
Sendo assim, o presente projeto tem sua relevância nos principais pontos de insurgência e ressurgência hídrica, na Unidade de Conservação do Parque Municipal Lagoa Azul, situada na UTM 23L 0514463 8632269 a uma altitude média de 566m, com o intuito de oferecer novas fontes de conhecimentos científicos, subsidiando a sustentabilidade ambiental, levando em conta que os mananciais do rio João Rodrigues são responsáveis pelo abastecimento de diversas comunidades adjacentes, a exemplo de Sucupira e João Rodrigues, distritos pertencentes a São Desidério-BA. Vale frisar que estes corpos hídricos são alimentados pelo aqüífero ,Bambuí, responsável pala manutenção dos principais fluxos de drenagem hídrica do Oeste baiano.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar os principais pontos de insurgências e ressurgências hídricas, do Parque Municipal Lagoa Azul, com o intuito de oferecer novas fontes de conhecimentos científicos, subsidiando a sustentabilidade ambiental seja em âmbito natural ou socioeconômico.
MÉTODOS:
As atividades de pesquisa foram de caráter teórico, exploratório e social mediante trabalhos de gabinete e campo. E através desta proposta, foi possível ter os objetivos almejados alcançados.
Nessa dinâmica, colocou-se em prática estudos em fontes bibliográficas; levantamentos cartográficos; delimitação dos principais pontos de insurgências e ressurgências hídricas.
Também foram analisados: dados meteorológicos e audiovisuais, relacionando-os ao ciclo hidrológico e geomorfologia cárstica.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Após a conclusão das pesquisas desenvolvidas na Unidade de Conservação do Parque Municipal Lagoa Azul, ficou comprovado que no mirante 01 do cânion do Catão, situado na UTM 23L 514352 8632355, a uma elevação de 610m, se pode observar em sua cota alimétrica mais inferior, numa elevação de 597m, em geomorfologia de dolina, num fluxo hídrico que se processa na forma de ressurgência, no sentido montante a jusante, onde a composição de relevo que a condiciona é composta de rocha carbonática bastante decomposta pela ação do intemperismo principalmente biológico e químico. Vale frisar que esse fluxo de água, tem origem da lagoa azul, e adentra a gruta do Catão em sentido jusante do rio subterrâneo João Rodrigues.
Para Dantas & Almeida (2012), a porosidade nesta região é cárstica e o sistema hidrogeológico sumidouro João Baio tem a sua recarga através das águas pluviais, aflorando na lagoa azul, ressurgindo na gruta do Catão. Salienta-se que esta referida ressurgência se concentra na UTM 23L 0514492 8632486 a uma cota situada a 583m, com um fluxo de água permanente ao longo do ano. Sendo assim, pode-se diagnosticar que o sistema de drenagem hídrica da Unidade de Conservação se convergem das cotas de maior para menor alimetria do carst.
CONCLUSÕES:
Os estudos foram decisivos para se ter uma melhor compreensão de como se processam os fenômenos de insurgência e ressurgência hídrica na Unidade de Conservação inclusa no Parque Municipal Lagoa Azul no município de São Desidério-BA. Vale salientar que a identificação dos processos exocársticos e endocársticos, foram resultantes dos levantamentos cartográficos com GPS, além de estudos meteorológicos, uso de geotecnologias e um estudo bem acurado acerca do funcionamento do ciclo hidrológico do carst em estudo.
É importante lembrar que segundo Carvalho,(2002) a agenda 21 é um documento que abrange temas variados tais como: energia, tecnologia, comércio, pobreza, população, oceanos, florestas e muitos outros, propondo ações estratégicas para que se alcance a sustentabilidade. Nesse contexto, a referida agenda foi assinada durante a Eco - 92, no Rio de Janeiro em 1992 e também inclui as áreas de Cerrado, onde um dos seus princípios básicos é a sustentabilidade das Unidades de Conservação e Áreas de Preservação Ambiental.
Em suma, acredita-se na expansão científica no estudo de sistemas cársticos de drenagem, tendo em vista a eminente escassez destes, no sentido de subsidiar o turismo ecológico da região local, promovendo à sustentabilidade natural e humana, levando em consideração que os mananciais hídricos em estudo, são de vital relevância a sustentabilidade das populações ribeirinhas das comunidades circundantes.
Palavras-chave: Ciclo Hidrológico, Hidrologia cárstica, Desenvolvimento Sustentável.