65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 6. Zootecnia - 4. Produção Animal
EFEITO DE NÍVEIS DE CONSUMO DE MATÉRIA SECA NO GASTO DE OXIGÊNIO PELO SISTEMA VISCERAL EM OVINOS
Simone Stefanello - Acadêmica do Curso de Medicina Veterinária/Departamento de Zootecnia – UFSM
Suélen Capa de Ávila - Zootecnista, aluna de Pós-Graduação/Departamento de Zootecnia – UFSM
Mariana Patrícia Mezzomo - Zootecnista, aluna de Pós-Graduação/Departamento de Zootecnia – UFSM
Marcelo Gindri - Acadêmico do Curso de Zootecnia/Departamento de Zootecnia – UFSM
Fernanda Hentz - Zootecnista, aluna de Pós-Graduação/Departamento de Zootecnia – UFSM
Gilberto Vilmar Kozloski - Prof. Dr. /Orientador/ Departamento de Zootecnia – UFSM
INTRODUÇÃO:
O consumo de alimento parece ser um dos fatores mais importantes que afetam o gasto de energia pelo sistema visceral (Seal e Reynolds, 1993). No entanto, o efeito do nível de consumo sobre o metabolismo e demanda energética não é o mesmo nas vísceras drenadas pela veia porta e no fígado (Reynolds, 1995). No jejum, os tecidos em geral diminuem relativamente mais suas atividades metabólicas do que o fígado, que continua a sintetizar glicose e passa a catabolizar mais aminoácidos e ácidos graxos circulantes. Embora compilações de dados têm sugerido que a utilização de oxigênio pelo sistema visceral tende a aumentar linearmente com o aumento do consumo de alimento (Seal e Reynolds, 1993; Reynolds, 1995), não foi encontrado na literatura nenhum estudo delineado especificamente para avaliar e quantificar este efeito.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do nível de consumo sobre o metabolismo energético visceral.
MÉTODOS:
Utilizou-se quatro ovinos da raça Texel (40±13Kg peso vivo) implantados cirurgicamente com catéteres permanentes nas veias mesentérica, portal e hepática, sob anestesia geral, utilizando procedimentos adaptados de Katz e Bergman (1969). Para coleta de sangue arterial uma das carótidas foi dissecada e superficializada até o tecido subcutâneo, na região média do pescoço. Após um período pré-experimental de recuperação das cirurgias e de adaptação às gaiolas e instalações, o experimento foi conduzido em quatro períodos de 15 dias, sendo 10 dias de adaptação dos animais às dietas e as gaiolas e os últimos 5 dias para coleta de dados, amostras e coleta de sangue. Os animais foram distribuídos aleatoriamente em quatro grupos, os quais receberam quatro níveis de oferta de forragem a base de feno de Tifton: 7, 14, 21 g de MS/dia/kg de peso vivo ou à vontade (10 a 20% de sobras). O alimento foi ofertado quatro vezes ao dia (06h00, 12h00, 18h00 e 00h00). O fluxo de sangue foi medido pela infusão na veia mesentérica de 10 mL (primed) seguido de infusão contínua (2 ml/minuto) de uma solução de paraminohipurato (PAH) a 5 % (p/v), pH 7,4, com auxílio de uma bomba peristáltica. Os dados obtidos foram submetidos à análise pelo programa estatístico SAS (2004).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As concentrações de hemoglobina, assim como as concentrações de oxigênio no sangue arterial e portal, foram mais altas (P<0,05) nos tratamentos 7 g/kg PV e 14 g/kg PV, quando comparadas aos tratamentos 21 g/kg PV e à vontade. A concentração de oxigênio no sangue hepático foi mais alta (P<0,05) no tratamento de menor consumo em relação aos demais. O fluxo de sangue portal e visceral, assim como o gasto de oxigênio pelos sistemas portal e visceral e pelo fígado, foram positivamente (P<0,05) afetados pelo aumento no nível de consumo de feno. Isto é resultado do aumento do custo energético associado aos processos de digestão e do aumento da carga de metabólitos no fígado. Os resultados indicam claramente que existe uma relação direta entre consumo de alimento e gasto de oxigênio pelo sistema visceral. Além disso, indicam também que a variação do gasto de oxigênio pelos tecidos está associada diretamente às variações de fluxo sanguíneo e não a modificação das concentrações deste metabólito no sangue.
CONCLUSÕES:
A utilização do oxigênio pelo sistema visceral aumenta linearmente com o aumento do consumo de alimento.
Palavras-chave: Fígado, Infusão, Sangue.