65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 1. História da Cultura
O USO DE MÚSICA POPULAR BRASILEIRA NAS AULAS DE HISTÓRIA: Uma experiência, nos cursos técnicos integrados, IFMA Campus Zé Doca
Nathalia da Conceição Lima - Técnico em Biocombustíveis, IFMA - Campus Zé Doca
Adriana Marques Mesquita Leal - Técnico em Biocombustíveis, IFMA - Campus Zé Doca
Soliane Cristina Rodrigues Costa - Técnico em Biocombustíveis, IFMA - Campus Zé Doca
Fábia Holanda de Brito - Professora de História, IFMA - Campus Zé Doca
INTRODUÇÃO:
As aulas de História, a área humanística, costumam não ser valorizada ou atrativa para os alunos do ensino médio técnico integrado, com isso buscaram-se alternativas para solucionar ou amenizar essa problemática observada. A experiência irá dar-se nas turmas de terceiro ano, as quais só tem a disciplina História no primeiro semestre, com muitos conteúdos a serem desenvolvidos e pouco tempo.
O conteúdo programático inicia-se com os principais acontecimentos do mundo (Europa) e Brasil, como as guerras e a ditadura militar no país. Esta época caracterizou-se pela falta total de democracia, suspensão dos direitos constitucionais, censura, concentração de renda, pensamentos capitalistas, perseguição e repressão a todos que eram contra o regime militar. Observando os educandos, com seus celulares a escutar músicas, veio a ideia de desenvolver os assuntos a partir de músicas conhecidas.
A música facilita o ensino da história, pois cria empatia entre aluno e professor e forma um referencial de memória para tais, facilitando assim, sua relação com o conteúdo. Assim o ensino-aprendizagem acontece de forma satisfatória. A partir da observação e experiência em classe, se resolveu estudar até que ponto a linguagem musical auxilia no ensino da história.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Estimular o ensino-aprendizagem dos educandos, na aula de História, através da utilização de músicas popular brasileira.
MÉTODOS:
O projeto foi desenvolvido seguindo a seguinte sistematização: selecionaram-se músicas de acordo com a temática das aulas fazendo parceria com os alunos, baixaram-se tais músicas no celular e/ou no computador e foram repassada-as para todos os alunos para que efetuassem a leitura e interpretação das letras, além de efetuar entrevistas com discentes da instituição para que pudessem opinar sobre o assunto. Dando continuidade a atividade, elaboraram-se paródias e realizaram-se as apresentações de ambas em sala de aula para finalizar as práticas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Com a utilização das músicas em sala de aula o ensino-aprendizagem ficou melhor, os alunos participam mais e integrou mais a turma e os alunos, com a escolha das músicas e na construção de paródias, pois os alunos gravam com mais facilidade, quando usamos os recursos sonoros, que faz parte do cotidiano dos jovens, com seus celulares e fones de ouvido.
O uso da música possibilitou fazermos uma pesquisa histórica do compositor, letra e período histórico que ela esta inserida e compor paródias que geralmente resumem ou explicam o assunto estudado. Conclui-se que a música é uma importante ferramenta na busca por uma aula de história diferenciada, atrativa e envolvente.
CONCLUSÕES:
A realização deste trabalho possibilitou uma melhor aprendizagem para os discentes das turmas de terceiro ano, além de despertar o interesse não só destes, mas também de outros alunos da instituição em ouvir e interpretar a música popular brasileira, a qual teve e ainda tem um papel muito importante na história do Brasil.
Palavras-chave: Música, História, Interpretação.