65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Economia - 11. Economia
Avaliação Discente Quanto ao Uso de Softwares no Ensino de Métodos Quantitativos Aplicados ao Agronegócio
Vinícius Souza Ribeiro - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Campus P
INTRODUÇÃO:
Segundo Zem-Mascarenhas e Cassiani (2001), o computador foi inserido na meio escolar na década de 1950, a partir de então sua introdução no ensino nos mais diversos cursos tem crescido em ritmo acelerado. Nesse contexto de permanente inovação tecnológica, torna-se cada vez mais importante a necessidade integrar os recursos computacionais ao ambiente de sala de aula, pois, segundo Peres, Meira e Leite (2005), a informática apresenta novas possibilidades de criação coletiva, de aprendizagem mútua e cooperação em rede.
Nessa perspectiva, esta pesquisa foi planejada buscando divulgar o uso da informática no ensino de métodos quantitativos aplicados ao agronegócio e contribuir para o desenvolvimento e avaliação de mecanismos que melhorem o processo de ensino-aprendizagem, nessa sociedade em que inovação tecnológica é permanente.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar a aceitação dos discentes da componente curricular de métodos quantitativos aplicados ao agronegócio, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins, Campus Palmas (IFTO/Palmas), quanto ao uso na disciplina de softwares estatísticos no ambiente do laboratório de informática.
MÉTODOS:
Quanto aos fins essa pesquisa pode ser classificada como descritiva, pois possui como objetivo a descrição de uma experiência (GIL, 2008), já quanto aos meios pode ser classificada como pesquisa de campo, uma vez que foi realizada no local onde ocorreu o fenômeno estudado (MORESI et al, 2003). Quanto aos procedimentos práticos, foram aplicados 7 questionários a aluno(a)s do curso superior de tecnologia em agronegócio do IFTO/Palmas, que ao longo do ano de 2012 fizeram a disciplina de métodos quantitativos aplicados ao agronegócio.
Em relação ao universo da pesquisa, o número de discentes entrevistados correspondeu a 78% do total de alunos que efetivamente fizeram a disciplina no período. Por fim, cabe destacar que o questionário aplicado foi estruturado em 9 questões com a possibilidade de respostas objetivas e/ou subjetivas e sem necessidade de identificação do entrevistado.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Dos entrevistados, 6 (86%) consideraram o ambiente do laboratório de informática como adequado para o estudo de métodos quantitativos. Ainda quanto ao ambiente, todos os entrevistados revelaram que também gostariam de ter outras disciplinas do curso, ministradas no laboratório de informática.
Quanto à utilização dos softwares estatísticos, todos os alunos responderam que seu uso despertou maior interesse à disciplina, uma vez que, segundo os estudantes, a aula ficou mais interativa, prática e ajudou na conclusão dos trabalhos acadêmicos. Adicionalmente, 86% dos discentes responderam que a habilidade desenvolvida por eles quanto ao uso dos softwares contribuiu para uma melhor formação profissional, deixando-os mais preparados para o mercado de trabalho.
Em relação à compreensão da teoria ligada à disciplina, 86% entrevistados, revelaram que as aulas no laboratório foram capazes de facilitar essa assimilação, dada uma maior interatividade e prática experimentada. O único aluno que respondeu “talvez” para essa mesma indagação argumentou que com o uso dos programas sua aprendizagem teórica ficou comprometida.
Por fim, ao serem questionados quanto a um conceito final a ser dado para a disciplina em função do local dos softwares utilizados, 57% acharam “muito bom”, 14% “bom” e 29% “razoável”. Os principais argumentos em prol dos conceitos positivos foram, conhecer softwares estatísticos modernos, tornar os métodos quantitativos mais interessantes e a conciliar teoria com prática.
CONCLUSÕES:
Conforme os resultados apresentados é possível concluir como positiva a avaliação dos discentes, da disciplina de métodos quantitativos, quanto ao uso dos softwares estatísticos no ambiente do laboratório de informática. Em resumo, na perspectiva dos alunos, tal situação foi capaz facilitar o aprendizado, aumentar o interesse pela disciplina e contribuir para uma melhor formação profissional.
Contudo, deve-se observar que à medida que o uso dos softwares tornam os cálculos estatísticos mais rápidos e fáceis, tal situação pode desestimular e/ou dificultar o aprendizado teórico da disciplina por parte do aluno, sendo necessário que o docente, frente a tais cenários, estimule e reafirme a importância do conhecimento teórico em qualquer disciplina.
Palavras-chave: ensino, informática, métodos quantitativos.