65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 3. Geografia Física
ESTUDO DA GÊNESE E INCIDÊNCIA DE LAPIÁS NO CARST DA APA LAGOA AZUL, NO MUNICÍPIO DE SÃO DESIDÉRIO, OESTE BAIANO
Angélica Ferreira Florentino - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia/ Campus Barreiras
Bianca Laís dos Santos Tavares - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia/ Campus Barreiras
Camilla Nascimento Brito - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia/ Campus Barreiras
Camila Gonçalves de Santana Santos - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia/ Campus Barreiras
Robson Braga Dantas - Prof. Esp/Orientador-Depto de Geociências
Luiz Fernando Souza Almeida - Prof. Esp/Orientador-Depto de Geociências
INTRODUÇÃO:
Os trabalhos de pesquisa serão dinamizados na Unidade de Conservação, inclusa na Área de Proteção Ambiental com extensão de 10.961,14 ha, no Parque Municipal Lagoa Azul em São Desidério-BA.
Na concepção do geógrafo Ross, (2009), é imprescindível uma pesquisa sobre as fragilidades e potencialidades ambientais, onde se integra sociedade e natureza, pois pressupõe o entendimento da dinâmica do ambiente natural com ou sem as intervenções humanas. O entendimento acerca das potencialidades facilita e possibilita um correto uso do solo, mediante uma visão mais ecogeográfica e ecológica.
Vale frisar, que o Art.3° referente ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza - SNUC é constituído pelo conjunto das unidades de conservação federais, estaduais e municiais de acordo com o disposto na Lei 9.985, de 18 de julho de 2000, onde determina em seu parágrafo VII – proteger as características relevantes de natureza geológica, geomorfológica, espeleológica, arqueológica e cultural.
Para tanto, atribui-se a relevância deste projeto no sentido de realizar um estudo específico sobre a gênese e incidência de lapiás em rochas carbonáticas, com propósito de uso e manejo sustentável
OBJETIVO DO TRABALHO:
Realizar um estudo específico sobre a gênese e incidência de lapiás em rochas carbonáticas, com propósito de acrescentar mais fontes cientificas no que tange a geomorfologia cárstica na Unidade de Conservação do Parque Municipal Lagoa Azul em São Desidério – BA, oferecendo suporte ao seu uso e manejo com sustentabilidade.
MÉTODOS:
As pesquisas tiveram andamento mediante o desenvolvimento de estudos fundamentados em fontes bibliográficas, que trouxeram informações específicas e relacionadas ao tange a relação entre intemperismo em ambientes cársticos
Foi verificado no campo a gênese e incidência de lapiás em rochas carbonáticas, através de estudos relacionados a ações físicas, químicas e biológicas da construção e desconstrução do relevo;
Foram coletadas rochas carbonáticas e identificadas em imagens a incidência de lapiás e suas variedades, sendo possível um minucioso estudo em laboratório e gabinete
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Ao concluir as pesquisas realizadas na Unidade de Conservação Ambiental do Parque Municipal da Lagoa Azul de São Desidério, Oeste baiano , percebeu-se que no primeiro mirante do cânion da Gruta do Catão, localizado na UTM 23L 0514352 8632355, 597m, compõe-se uma grande quantidade de lapiás do tipo canelura ou regos e serrilhadas em sentido morfológico vertical, envolta de pequenos arbustos característicos de Cerrado e xerófitas com predominância de cactáceas, mais comuns em paisagens de Caatinga.
Além disso, no primeiro, segundo e terceiro mirantes do cânion da lagoa azul, georeferenciados nas UTMs 23L 0514452 8632496, 23L 0514385 862454 e 23L 0514718 8632510 em elevações a 611m, 619m e 612m, visualizam-se diversas lapiás do tipo canelura ou regos e serrilhada em sentido morfológico vertical e alveolares na parte superior das composições de rochas carbonáticas, estas se apresentam em uma morfologia depressiva e circular. No entorno e entre estas, verifica-se também uma vegetação de arbustos e cactáceas.
CONCLUSÕES:
Ao término deste projeto espera-se que os estudos sobre a gênese e incidência de lapiás possam contribuir para uma maior perspectiva de sustentabilidade ambiental, social e econômica, no sentido de poder oferecer mais fontes de , pesquisas bibliográficas, tendo em vista a urgência em se realizar pesquisas cientificas mais avançadas não só no que tange a temática em discussão, mas de todo o mosaico de elementos naturais a serem explorados.
Para Guerra & Coelho, (2009), as Unidades de Conservação, portanto, não são territórios construídos apenas pelas práticas sociais, estas as transformam numa configuração mutável, conflituosa e complexa de relações sociais. Desta forma, pôde-se visualizar que o referido estudo cientifico obteve sucesso em seus objetivos ao contribuir para um conhecimento que arremeta a consciência da sustentabilidade.
Palavras-chave: Rochas Carbonáticas, Geomorfologia, Manejo Sustentável..