65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
AULA PRÁTICA DE OSMOSE EM UMA TURMA DE 1º ANO DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA LICEU PIAUIENSE: EXPERIÊNCIA DO PIBID DE BIOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUI- IFPI
BEATRIZ DE JESUS MESQUITA NUNES - BOLSISTA PIBID/LICENCIATURA EM BIOLOGIA INSTITUTO FEDERAL DO PIAUI -IFPI
ANA PAULA SOARES E SILVA - BOLSISTA PIBID/LICENCIATURA EM BIOLOGIA INSTITUTO FEDERAL DO PIAUI -IFPI
ANTÔNIO AMORIM DA SILVA FILHO - BOLSISTA PIBID/LICENCIATURA EM BIOLOGIA INSTITUTO FEDERAL DO PIAUI -IFPI
NAIARA MARIA RUFINO DA SILVA - BOLSISTA PIBID/LICENCIATURA EM BIOLOGIA INSTITUTO FEDERAL DO PIAUI -IFPI
YARA FERREIRA LIMA - PROFESSORA SUPERVISORA PIBID – ESCOLA ZACARIAS DE GÓES-LICEU PIAUIENSE
INTRODUÇÃO:
O programa Institucional de Bolsa de Iniciação a docência (PIBID) tem como finalidade proporcionar aos estudantes de licenciatura de instituições de ensino superior sua inserção no cenário da escola pública, contribuindo assim para uma formação estruturada, com experiências que irão enriquecer sua formação acadêmica. O PIBID biologia IFPI tem por meta principal incentivar os bolsistas a desenvolver práticas inovadoras que auxiliem os professores em sala de aula a solucionar os problemas no processo ensino-aprendizagem dos alunos. Para isso se faz necessário à utilização de meios que levem os alunos a correlacionar os acontecimentos do seu cotidiano com o assunto exposto em sala de aula, acabando com velhos questionamentos, como: Para que eu preciso saber disso? Onde esse assunto entra na minha vida? O meio mais eficaz para se atingir este objetivo é através de experimentos, utilizando materiais encontrados no cotidiano do aluno, promovendo reflexões sobre os assuntos abordados em biologia. Para isso se faz necessário investir na formação de futuros professores, observando a importância de se repensar o ensino, pessoas criticas que contextualizem o conteúdo
OBJETIVO DO TRABALHO:
Objetivou-se com o trabalho avaliar o aprendizado dos alunos de uma turma do 1º ano do ensino médio sobre osmose com o auxilio de modelo didático feito com poliacrilato de sódio.
MÉTODOS:
Segundo Moraes e Lima (2004) no ensino de ciencias, as atividades experimentais não devem ser desvinculadas das aulas teóricas, das discursões em grupos e de outras formas de aprender. Com este intuito foi promovido pelos bolsistas do PIBID, um experimento que explica de forma prática a osmose, com 38 alunos do 1º ano do ensino médio, utilizando-se bolinhas de poliacrilato de sódio para o ensino de osmose. O poliacrilato de sódio é um polímero altamente concentrado em soluto, que utiliza a osmose como mecanismo de absorção, usado em absorventes íntimo e em fraldas descartáveis. Deu-se inicio a aula com o auxílio de data show para explicar sobre os mecanismos de transporte celular com ênfase na osmose. Depois da aula exposta foi solicitado que os alunos respondessem a duas perguntas: O que é osmose? Como ela ocorre? Em seguida pediu-se que os alunos formassem grupos com quatro componentes dando inicio ao experimento ultilizando as bolinhas de poliacrilato ao final solicitou-se aos alunos responderem um questionário aberto contendo duas perguntas: O que aconteceu com as bolinhas nos copos? Por que isso aconteceu? Após recolhido os questionários, os bolsistas interagiram com os alunos, questionando sobre o entendimento acerca do experimento e respondendo as dúvidas existentes.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Ao analisar o primeiro questionário observou-se que os alunos entenderam o assunto mas não conseguiam explicar o mecanismo da osmose. Após a aplicação da prática,eles claramente conseguiram associar o assunto com o que estava sendo exposto no experimento. Oitenta e quatro por cento dos alunos conseguiram explicar satisfatoriamente os resultados do experimento. Também conseguiram responder satisfatóriamente quando foi solicitada uma revisão do assunto abordado. Desde o inicio os alunos demostraram um grande interesse, pois conheciam o material utilizado, as bolinhas de poliacrilato de sódio, mas não sabiam o motivo por crescerem ao serem colocadas em água. A aprendizagem em sala de aula é vista como algo que requer atividades práticas bem elaboradas e que desafiem as concepções prévias do aprendiz encorajando-o a reorganizar suas teorias pessoais (DRIVER et al 1999). Para uma aula chamar a atenção dos alunos, ela deve propor que o mesmo se relacione e busque temas no cotidiano, onde os assuntos abordados em sala de aula façam referencia a estes temas. O PIBID proporciona aos bolsistas, a chance de aprender para repassar este modelo de aprendizagem aos seus futuros alunos, contribuindo assim para a formação de pessoas, que valorizam e compreendem a biologia no seu cotidiano.
CONCLUSÕES:
É sabido que cada vez mais o processo de ensino-aprendizagem não deve ter como personagem principal apenas aulas expositivas, apesar de um grande valor agregado, ela deve estar atrelada a outros meios que incentive os alunos a pensar e a contextualizar o que está sendo repassado em sala de aula, do contrario não saberão correlacionar com as praticas do dia a dia, ou seja, não aprenderam. Para Libâneo (1993) os conhecimentos sistematizados devem ser confrontados com as experiências socioculturais e com a vida concreta dos alunos. Os professores não podem perder de vista o conteúdo da sua disciplina, contextualizando e orientando o aluno para aplicá-lo na sua vida prática. Este objetivo é facilmente alcançado quando aliamos aula expositiva a experimentos com materiais de fácil aquisição, sem a necessidade de ir a um laboratório específico, onde o experimento pode ser analisado em tempo integral pelos alunos. O experimento exposto foi de grande valia para os alunos envolvidos tendo em vista que a grande maioria teve rendimento positivo e significativo ao analisar os questionários e a participação deles durante a aula. Também foi de grande importância para os bolsistas envolvidos, considerando a contribuição para o aprendizado e o desenvolvimento profissional dos mesmos
Palavras-chave: OSMOSE, POLIACRILATO, PRÁTICA.