65ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 13. Engenharia Sanitária
ESTIMATIVA DA CARGA DE FÓSFORO TOTAL EM RESÍDUOS SÉPTICOS DE FOSSAS DO SUL DO CEARÁ
Priscilla Barbosa de Araujo Silva - Curso de Elétrotecnica/IFCE- Campus Juazeiro do Norte
Marise Daniele Maciel Lima - Curso de Elétrotecnica/IFCE- Campus Juazeiro do Norte
Maria Jaiane Germano Pinheiro - Curso de Elétrotecnica/IFCE- Campus Juazeiro do Norte
Bruno Ursulino e Silva - Curso de Engenharia Ambiental/IFCE- Campus Juazeiro do Norte
Ana Paula Bueno Zuza - Curso de Engenharia Ambiental/IFCE- Campus Juazeiro do Norte
Yannice Tatiane da Costa Santos - Prof. Msc./Orientadora - IFCE- Campus Juazeiro do Norte
INTRODUÇÃO:
O fósforo pode ser encontrado em sua forma inorgânica ou solúvel (polifosfato e ortofosfato) oriundo de detergentes e outros produtos químicos domésticos, além do fósforo orgânico ou particulado (VON SPERLLING, 2005). Os esgotos domésticos são naturalmente ricos em fósforo, devido a utilização de detergentes sintéticos para fins de limpeza, e a contribuição orgânica dos alimentos e fezes. O fósforo participa do metabolismo bacteriano no processo de degradação da matéria orgânica, sendo de importante parâmetro para o balanço nutritivo da comunidade bacteriana no tratamento biológico de esgoto. Esse elemento também é essencial ao crescimento dos organismos produtores primários presentes em águas naturais, como por exemplo, a comunidade fitoplanctônica, popularmente conhecida como algas, sendo considerado como fator limitante de crescimento. O lançamento de efluentes brutos e tratados (sem a etapa terciária), ou o carreamento de fertilizantes usados na agricultura através da lavagem da bacia hidrográfica, podem estimular o desenvolvimento excessivo dessa comunidade. Fosfatos acumulam-se ainda em sedimentos de fundo de corpos hídricos e em lodos biológicos, ambos como formas precipitados inorgânicos e incorporados em compostos orgânicos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O estudo tem como objetivo estimar a carga de fósforo total nos resíduos esgotados de carros limpa-fossa da cidade de Juazeiro do Norte, mediante a determinação da concentração de Fósforo Total.
MÉTODOS:
Dez amostras foram coletadas oriundas de bairros distintos exclusivamente da cidade de Juazeiro do Norte, uma vez que a ETE recebe caminhões de toda a região metropolitana. As coletas dos resíduos foram realizadas seguindo os procedimentos de amostragem, no momento da descarga do caminhão no sistema de lagoas, seguindo as orientações de Ratis (2009), da seguinte forma: Coletaram-se cinco baldes de 5L de capacidade cada, durante a descarga de todo o volume do caminhão. Dessa forma, acredita-se que estará retirando uma amostra representativa de cada nível de esgoto do interior do caminhão, uma vez que a descarga ocorre geralmente por um escape que fica na parte inferior do tanque. De cada balde de cinco litros foi retirado 1L de amostra, e acumulado em outro recipiente de 10L de volume, formando assim 5L de amostra composta, oriunda de cada balde. A metodologia analítica adotada foi do ácido ascórbico após digestão com persulfato de amônio, seguindo as técnicas analíticas descritas por APHA et al., (2005).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os dados de concentração obtidos variaram pouco, logo o valor médio observado foi de 45 mgP/L e mediana 46mgP/L. A concentração mínima encontrada foi do caminhão C1 (11mgP/L), próxima a faixa extrema conforme cita Von Sperling (1997), aonde é estabelecido a faixa de 4 a 15 (mgP/L) para efluentes brutos tipicamente domésticos. Analisando as medidas de tendência central já é possível averiguar a proximidade entre todos os valores computados, diferentemente como ocorre com outros parâmetros.
Estudo similar realizado por Ratis (2009), também encontrou concentração de fósforo total elevadas, em média de 95mgP/L, semelhante ao valor máximo obtido na amostra de Caminhão 4 (C4) com concentração de 84mgP/L. Esses valores são típicos de amostras esgotadas dos sistemas de tratamento individual como fossas e tanques sépticos, uma vez que estes passam anos acumulando material sólido, e recebe continuamente todos os tipos de frações fosfatadas. Acredita-se que a principal contribuição seja de origem orgânica devido a composição das fezes e dos restos de alimentos. Porém, não se deve esquecer que a parcela dos sabões e detergentes (polifosfato), rotineiramente usada nos afazeres domésticos e higiene pessoal, são encaminhados para a fossa e contribuem na composição do resíduo interno.
CONCLUSÕES:
Os teores de fósforo das amostras analisadas foram elevados, e maiores do que o que levanta a literatura acerca deste elemento em esgotos brutos, no entanto, se equiparam as médias encontradas em estudos similares com resíduos esgotados de carros limpa-fossa. Atenta-se ao perigo de disposição na forma bruta, em corpos hídricos, sem tratamento terciário prévio, uma vez que é considerado um nutriente limitante que pode desencadear naturalmente e rapidamente o processo de eutrofização, inviabilizando o uso da água.
Por outro lado, esse aporte de fósforo é extremamente interessante para reuso em atividades agrícolas, visto que é essencial para o crescimento das plantas.
Palavras-chave: Fósforo, Fossas, Resíduos esgotados.