65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O CASO DA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Cinara Neves da Silva - Pedagoga – UEPA
Manoel Reinaldo Elias Filho - Prof. Me. - Depto. de Ciências Naturais – UEPA
Sinaida Maria Vasconcelos de Castro - Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Ciências Naturais – UEPA
INTRODUÇÃO:
A educação brasileira no sentido amplo ainda não chegou a patamares almejados, tão pouco a Educação Ambiental, que infelizmente aos olhos de muitos parece utopia. Entretanto, ao analisar a EA historicamente observamos sua importância para a melhor compreensão da crise ambiental atual e conhecimentos imprescindíveis a uma postura consciente e efetiva, do homem para com o meio ambiente. Surge, então, a necessidade de uma prática de EA com uma abordagem mais consistente, capaz de estimular a mudança do comportamento humano, favorecendo uma visão holística da relação homem – ambiente. Nessa perspectiva, as escolas se destacam como espaços privilegiados na implementação de atividades que favoreçam essa reflexão, com ações orientadas em projetos e em processos de participação que levem a atitudes positivas e ao comprometimento pessoal com a questão ambiental. Entretanto, surge o questionamento: a ‘escola’ reconhece a importância do seu papel, e o quanto ela pode contribuir para o meio, tornando-o mais equilibrado e agradável para se conviver? Essa questão norteou a realização do presente estudo, considerando-se a relevância das práticas educacionais ambientais desenvolvidas no âmbito escolar como oportunidade de desenvolver uma sensibilização a respeito dos problemas ambientais.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Os objetivos desse estudo foram: analisar as práticas de educação ambiental na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará; realizar um levantamento das práticas desenvolvidas na escola; identificar os métodos, projetos e/ou planos através dos quais estas práticas são implementadas; avaliar os resultados das práticas de Educação Ambiental implementadas na Escola.
MÉTODOS:
A pesquisa realizada in loco caracteriza-se como descritiva para análise do conhecimento, através da observação de dados e fatos, em que está definida a relação do ensino ambiental na fase inicial do ensino fundamental da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará, localizada na cidade Belém - PA. Dentre as diversas formas de pesquisa descritiva, optou-se pelo estudo de caso, por ter como objetivo a indagação em profundidade para se examinar um aspecto particular de determinado grupo social (MARTINS, 2008). Os sujeitos da pesquisa foram os integrantes do corpo docente e técnico das séries iniciais do ensino fundamental, elegendo-se aqueles que estavam desenvolvendo, ou que já haviam desenvolvido alguma ação relacionada a temática ambiental. A seleção dos sujeitos se deu a partir de levantamento documental exploratório para identificar nos Planos e Projetos de ensino atividades relacionados a temática ambiental, o que conduziu a um grupo de 06 (seis) educadores. A coleta de dados se procedeu com base na análise documental – planos e projetos de ensino; questionário aplicado junto aos educadores; e a observação sistemática do ambiente escolar.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os dados coletados foram analisados a partir de duas categorias: Projetos de Ensino e Concepções e práticas de EA. Em relação a primeira categoria, identificou-se apenas dois projetos relacionados a temática ambiental: Arte–saber: a alfabetização visual como um elemento de construção da Ed. Patrimonial/Ambiental; e Reciclando para preservar e educar: transformando sucatas em brinquedos para educação infantil e ensino fundamental. No primeiro evidencia-se uma prática da EA patrimonial, tendo como objeto de estudo à compreensão visual, oriunda de uma corrente humanista, que leva em consideração outras dimensões, além dos elementos biofísicos do meio, Sauvé (2005). No segundo projeto percebe-se uma prática focada na conservação do ambiente, Sauvé (2005) associa essa concepção de EA ao que denomina de uma corrente conservacionista/recursista, onde há preocupação com gestão ambiental. Na análise referente a concepções e práticas chama a atenção à incompreensão docente acerca da transversalidade da EA, o que cega ou engessa alguns docentes, que não reveem suas estratégias e práticas, ou mesmo não reconhecem quando as desenvolvem, acabando por limitar um conhecimento vasto como o socioambiental (OLIVEIRA, 2007).
CONCLUSÕES:
Ao final deste estudo concluímos que as práticas de EA desenvolvidas na Escola de Aplicação da UFPA o são feitas, principalmente através de projetos. As práticas adotadas assumem o caráter de proposição informativa, vivencial e construtivista, por meio de projetos interdisciplinares de intervenção social que buscam prevenir problemas ambientais e estimulam uma visão critica dos processos históricos da sociedade. Tais projetos oferecem capacitação aos docentes, instigando-os ao conhecimento socioambiental. Contudo, a análise feita a partir das falas dos sujeitos revela que alguns educadores não desenvolvem – ou reconhecem – as práticas de EA em suas disciplinas, por não terem a compreensão de como relacionar esse componente educacional aos conteúdos procedimentais, o que resulta de uma formação escassa no que se refere a essa temática. Concluímos que a pesquisa foi de suma importância tanto para resposta ao nosso questionamento de como vem sendo desenvolvidas as práticas educacionais sobre a EA, quanto para a reflexão daqueles que almejam adquirir esse conhecimento em suas práxis educativas. Entretanto, estaríamos fadados ao erro em afirmar que esse é um conhecimento acabado, pois a própria educação ambiental é um processo contínuo.
Palavras-chave: Educação ambiental, Práticas educativas, Concepções.