65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia Geral - 3. Biologia Geral
OSTEOTÉCNICA EM JACARÉ DA ESPÉCIE Caiman crocodilus
Talita Carneiro Feitosa - Departamento de Química e Biologia - UEMA
Gerson dos Santos Protázio - Departamento de Química e Biologia - UEMA
Ricardo Victor Seguins Duarte - Departamento de Química e Biologia - UEMA
Denise Alves Rodrigues - Departamento de Química e Biologia - UEMA
Alan Carlos Mauricio da Silva - Departamento de Química e Biologia - UEMA
INTRODUÇÃO:
A espécie estudada faz parte do subfilo Vertebrata, caracterizado por sua complexidade anatômica e estruturas ósseas para a proteção dos seus órgãos vitais. O C. crocodilus ocorre na América do Sul, principalmente no pantanal, pode chegar até 3m, quando jovem tem coloração amarelada que muda para o tom esverdeado quando adulto. É uma das espécies menos estudadas no Brasil ainda que seja a mais comum dentre todos os crocodilianos do país. A prática utilizada, osteotécnica, é uma vertente da taxidermia, portanto, bastante antiga, pouco difundida e importante como fonte de estudo e aprendizado.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O trabalho visou o aprendizado prático anatômico de discentes da Universidade Estadual do Maranhão quanto à osteotécnica em C. crocodilus identificando suas características anatômicas analisando suas estruturas ósseas relacionando-as às suas funcionalidades. Além de visar a importância acadêmica da técnica utilizada no estudo do sistema esquelético dos vertebrados.
MÉTODOS:
Durante a disciplina de Anatomia Comparada de Vertebrados realizou-se o trabalho de osteotécnica na espécie C. crocodilus, técnica que visa a preparação do espécime e sua posterior montagem. Durante o preparo do animal foi realizada sua dissecação retirando o tegumento, músculos e vísceras com auxílio de tesouras sem ponta e bisturis. Em seguida seu esqueleto foi submetido ao processo de maceração, que consiste em deixá-lo submerso em água por cinco dias, havendo troca diária da água. Seu esqueleto, então sem nenhum resquício de músculo, foi exposto à luz solar por sete horas. Assim, iniciou-se o processo de identificação das peças ósseas baseada nos estudo comparativo de sistemas esqueléticos e sua posterior montagem com auxílio de cola, hastes e um suporte de madeira.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Obteve-se a montagem perfeita do esqueleto de um jacaré. Embora o espécime em questão fosse jovem, não ocorreram perdas significativas de peças ósseas durante o processo. Disposições das costelas semelhantes a outras espécies de vertebrados, indicando ancestralidade comum. Além, de terem sido encontrados dezoito carrapatos da espécie Amblyomma rotundatum por todo corpo do animal, o que nos levou a outro estudo de caso sobre o parasitismo ocorrido.
CONCLUSÕES:
A preparação anatômica com finalidade cientifica voltou a se intensificar nos últimos séculos sendo que as peças anatômicas se tornaram muito úteis para complementação da aula teórica. O trabalho produzido conclui que é possível elaborar modelos e maquetes de qualidade a custos relativamente baixos, tornando-se uma alternativa para a problemática envolvida na aquisição de peças anatômicas para fins educativos e de pesquisa sendo eficaz para o estudo anatômico.
Palavras-chave: Anatomia, Técnica, Crocodiliano.