65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
UMA ANÁLISE DA DISPONIBILIDADE DE TEMPO DOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE E SUA INFLUÊNCIA NA EVASÃO ESCOLAR
Wander Gomes Ney - Prof. Dr./Orientador- Coordenação de Ciências da Natureza - IFFluminense
Sheila Freitas Gomes - Aluna do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza- IFFluminense
Cássia Ramos Sampaio - Aluna do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza- IFFluminense
Manoela Barros Guimarães - Aluna do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza- IFFluminense
INTRODUÇÃO:
A evasão no ensino superior brasileiro é um fenômeno grave que acontece tanto nas instituições públicas quanto nas privadas e requer análise de suas causas para desenvolvimentos de metodologias de combate eficazes. Ao observar a evolução do número de ingressantes nos últimos anos fica evidente que a matrícula tem aumentado significativamente, no entanto, não tem garantido a frequência do aluno até o final do curso. Os dados do censo escolar INEP (2005) indicam uma discrepância entre o número de titulados e o de matriculados. Uma das causas que a literatura tem atribuído a essa evasão é falta de disponibilidade de tempo dos alunos, o que leva a dificuldades de o aluno desenvolver um “ritmo” de estudo adequado. Esse problema tem se manifestado bastante agravado no contexto do curso de Ciências da Natureza do Instituto Federal Fluminense que envolve as licenciaturas em Biologia, em Química em Física. É nesse contexto que surgiu a o interesse do presente trabalho, que buscou analisar através de questionário o perfil do aluno do curso em termos de sua disponibilidade de tempo.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Investigar e identificar causas relacionadas à indisponibilidade de tempo de alunos e suas possíveis influências na evasão escolar no Curso de Ciências da Natureza do Instituto Federal Fluminense situado no município de Campos dos Goytacazes/RJ.
MÉTODOS:
Primeiramente foi realizado um estudo bibliográfico sobre a evasão e suas causas. A partir daí foi escolhido como ferramenta para coleta de dados um questionário com dezessete perguntas, que contavam com questões abertas e fechadas, relacionadas ao perfil socioeconômico, motivação, expectativa e a disponibilidade dos alunos. Destas dezessete questões, seis sustentam o resultado da presente pesquisa por terem foco na questão “disponibilidade de tempo”. O questionário foi aplicado no primeiro período vespertino do curso e também no segundo período noturno do curso. Isso totalizou uma amostra de 30 alunos que responderam o questionário por escrito. Foram analisados os questionários de acordo com o turno dos alunos e identificados a disponibilidade de tempo e suas possíveis influências na evasão.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados obtidos através das respostas dos estudantes permitiram identificar algumas características importantes que podem ter significativas influências na evasão. Um dado que chamou a atenção foi que aproximadamente 60% dos alunos afirmaram que seus pais somente tinham o ensino fundamental incompleto ou completo. Esse quadro mostra uma correspondência quanto à declaração de pouca disponibilidade de tempo por parte dos alunos. Muitas respostas indicaram fatores como casamento, trabalho fora ou outros fatores que o impedem de ter uma dedicação exclusiva ao curso. A renda familiar, que também está relacionada com a escolaridade dos pais, mostrou que 56,6% dos alunos têm renda total da família de 1 a 2 salários mínimos justificando a necessidade do trabalho dos alunos. A pesquisa também constatou que 56,6% dos alunos terminaram o ensino médio em rede pública estadual ou municipal. Outro fato é a preferência dos alunos pelo período noturno, que excede o matutino em 63,33% , o que indica uma tendência de os estudantes terem disponibilidade de tempo parcial.
CONCLUSÕES:
Os resultados indicam que o perfil do aluno das licenciaturas em Ciências da Natureza do IFF é de aluno trabalhador, que não dispõe da possibilidade de uma dedicação exclusiva ao curso de graduação. Isso não significa que esses alunos terão insucessos, mas que estatisticamente há uma significativa contribuição a evasão. Este fato pode influenciar o desempenho acadêmico dos alunos, até porque as disciplinas das Licenciaturas em Biologia, em Física e em Química apresentam um grande volume de conteúdo que exige muito estudo por parte dos alunos fora de sala de aula. Também concluímos que essas dificuldades dos cursos de licenciaturas aliados a pouca disponibilidade de tempo por parte dos alunos é um fator que deve ser considerado nos planos estratégicos de combate a evasão em cursos de licenciaturas em geral.
Palavras-chave: Evasão, Disponibilidade de tempo, Licenciaturas.