65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DE FATORES SOCIOECONÔMICOS NA EVASÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE - CAMPOS DOS GOYTACAZES - RJ
Wander Gomes Ney - Prof. Dr./Orientador- Coordenação de Ciências da Natureza - IFFluminense
Manoela Barros Guimarães - Aluna do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza- IFFluminense
Cássia Ramos Sampaio - Aluna do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza- IFFluminense
Sheila Freitas Gomes - Aluna do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza- IFFluminense
INTRODUÇÃO:
A evasão estudantil é uma problemática que tem levado muitos estudiosos a pesquisarem suas causas a fim de que possam ser encontradas alternativas para minimizarem seus efeitos. Apesar das semelhanças e diferenças existentes entre os autores conhecedores do assunto, todos concordam que as instituições devem adotar processos de gestão que sejam corretivas e preventivas da evasão, reduzindo assim, os índices de abandono dos cursos. E, para tal, é fundamental a compreensão dos principais fatores que condicionam a evasão. Segundo trabalho de Rumberger, existe uma diversidade de situações que podem ser causadoras da evasão, levando a necessidade de entender suas causas e assim buscar soluções. Segundo estudo feito por Macgregor, as principais causas da evasão em cursos superiores estão relacionadas com dificuldades financeiras enfrentadas pelos alunos, abaixa escolaridade de seus pais e baixa qualidade em suas formações no Ensino Básico. A evasão escolar tem sido bastante significativa no curso de Ciências da Natureza do Instituto Federal Fluminense. Esse curso envolve as Licenciaturas em Biologia, em Química e em Física. A proposta do presente trabalho é investigar as questões socioeconômicas de alunos desse curso e analisar possíveis influências deste na atual evasão escolar.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Estudar o perfil de alunos do curso de Ciências da Natureza do Instituto Federal Fluminense destacando pontos relacionados a fatores socioeconômicos e analisar sua influencia no processo de evasão escolar.
MÉTODOS:
Em uma primeira etapa foi feito um levantamento bibliográfico das principais causas que levam a evasão escolar com ênfase na influência de fatores socioeconômicos. A partir daí, foi feito um estudo de caso do curso de Ciências da Natureza no Instituto Federal Fluminense, que envolve as licenciaturas em Biologia, em Física e em Química, localizado no município de Campos dos Goytacazes no Estado do Rio de Janeiro. Esse estudo utilizou como instrumento de coleta de dados questionários que foram aplicados aos graduandos do primeiro período do turno vespertino e do segundo período do turno noturno. O questionário foi constituído de perguntas do tipo abertas (que permitem uma livre resposta do informante) e fechadas (com respostas pré-elaboradas) e teve o propósito de conhecer o perfil de cada aluno com destaque nos fatores socioeconômicos que poderiam influenciar no processo de evasão. Também foi feito análise do índice de evasão e retenção escolar a partir de dados do sistema acadêmico da instituição.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Esta pesquisa investigou fatores socioeconômicos que pudessem identificar variáveis significativas na decisão dos alunos em evadir ou não. Dos 30 graduandos que participaram da pesquisa, um elevado percentual de 73,3% dos estudantes concluíram tanto o Ensino Fundamental quanto o Ensino Médio em escolas públicas municipais ou estaduais; cerca de 43,3% dos graduandos são filhos de pais que não completaram seu Ensino Fundamental e um alto índice de alunos ,73,3%, vivem num ambiente cuja renda familiar é de até 2 salários mínimos.
CONCLUSÕES:
Pode-se entender que os três fatores socioeconômicos identificados nos resultados geram uma importante influência nos alunos ingressantes no curso de Ciências da Natureza contribuindo para o alto índice de evasão. Essa situação corrobora com pesquisas que tem indicado a relação entre esses fatores socioeconômicos e a evasão escolar. Isso indica que possíveis atitudes no combate a evasão escolar de cursos de licenciaturas devem levar em conta os fatores socioeconômicos dos alunos.
Palavras-chave: Evasão, Renda familiar, Fatores socioeconômicos.