65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
COMPARAÇÃO DA FLORAÇÃO E CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS DAS FLORES DO MELOEIRO NO PERÍODO SECO E CHUVOSO.
Diego Rangel da Silva Gama - Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais – UNEB
Diêgo Cézar dos Santos Araújo - Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais – UNEB
Kátia Maria Medeiros Siqueira - Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais – UNEB
INTRODUÇÃO:
O melão é uma olerícola, pertencente a família das Cucurbitáceas que produz frutos muito apreciados pelo consumidor. É uma cultura de relevante importância sócio-econômica para o Nordeste brasileiro, sendo de alto valor comercial, tanto para o mercado interno, quanto para exportação. A importância econômica da cultura tem estimulado a intensificação das pesquisas nos últimos anos sobre sua fisiologia, biologia floral, e polinização, com o intuito de encontrar alternativas de aumentar sua produtividade, produzindo frutos de qualidade.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho foi estudar a morfologia floral, descrevendo a floração do meloeiro em duas épocas do ano.
MÉTODOS:
Os experimentos foram realizados em área experimental, no Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS), Campus III, da Universidade do Estado da Bahia, em Juazeiro-BA, durante outubro de 2010 e abril de 2011. Com o início da floração na área, foram selecionadas 15 plantas ao acaso e, em cada uma delas, foi marcado com fita colorida o ramo principal e um ramo secundário. Nesses dois ramos foram registradas, diariamente, o número de flores masculinas e hermafroditas durante todo o período de floração, para a obtenção da relação sexual e do período de emissão de flores por tipo floral. As características morfológicas das flores analisadas foram: o diâmetro da corola, o diâmetro do cálice, e a altura da flor.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Em outubro de 2010 a floração do meloeiro apresentou média de 22,7±2,6 dias, com produção de flores exclusivamente masculinas até o segundo dia. O período de emissão de flores hermafroditas foi de 16 dias, com média de 96,2±4,2 flores por planta. Em maio de 2011, a média de dias de floração foi de 20,2±4,5, com produção de flores exclusivamente masculinas até o quarto dia. O período de emissão de flores hermafroditas foi de 20 dias, com média de 67,7±14,1 flores por planta. A relação sexual, em novembro de 2010, foi de 1:16 (hermafrodita:masculina), enquanto que no mês de maio de 2011, esta foi de 1:17. As características morfológicas das flores masculinas e hermafroditas do meloeiro, variedade amarelo, que foram analisadas tiveram valores semelhantes quando comparadas nas duas épocas do ano, no entanto houve diferença entre os tipos florais, onde a flor hermafrodita mostrou-se maior que a masculina, nos experimentos realizados em 2010 e 2011.
CONCLUSÕES:
O período de floração caracterizou-se por iniciar com flores exclusivamente masculinas e por apresentar a emissão das flores hermafroditas bem menor e inclusa dentro desse período. Segundo alguns autores, a quantidade de flores é influenciada pela temperatura e radiação solar, o que pode ter influenciado na diferença do número de flores registrado para os dois períodos. A caracterização morfológica das flores mostrou valores semelhantes nas duas épocas do ano. As flores hermafroditas apresentaram-se maiores em relação as masculinas, o que pode tornar a flor hermafrodita mais atrativa para os visitantes florais.
Palavras-chave: Polinização livre, Floração, Melão amarelo.