65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 12. Neurociências e Comportamento - 1. Neurociências e Comportamento
RELAÇÃO ENTRE AS DIMENSÕES DO FOOD CRAVINGS QUESTIONNAIRE-STATE E DA ESCALA DE HUMOR DE BRUNEL (BRUMS)
Layla Rafaela Dantas Silva - Graduanda em Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí-UFRN
Cristiane Jordânia Pinto - Graduanda em Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí-UFRN
Endilly Maria da Silva Dantas - Graduanda em Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí-UFRN
Mayana Laysla Costa Araújo - Graduanda em Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí-UFRN
Maria Emília Yamamoto - Profa. Dra. Dpto de Fisiologia - Centro de Biociências - UFRN
Anna Cecília Queiroz de Medeiros - Profa. Ms./ Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí - UFRN
INTRODUÇÃO:
Atualmente, vem sendo proposto o uso do termo “craving alimentar”, significando “um desejo intenso de comer um tipo de alimento em particular” (ROGERS, 2000). Esta espécie de desejo não é necessariamente patológica, sendo experimentada, alguma vez na vida, pela maioria dos indivíduos(97% das mulheres e 68% dos homens) (MULLER, DETTMER e MACHT, 2008). O craving por alimentos independe da sensação de fome ou da escolha ordinária de alimentos, principalmente por dois aspectos: intensidade e especificidade. A intensidade do desejo precisa ser grande o suficiente para modificar o comportamento alimentar habitual, e a especificidade do desejo diz que este só poderá ser saciado por um determinado tipo de alimento, e não por qualquer outro(PELCHAT, 2004). Comumente o craving por determinados alimentos, como chocolate, pode ser encontrado associado com estados de humor negativos, incluindo tédio, tensão, raiva, depressão e cansaço. Assim, dada ainda a frequência com que estes episódios de craving podem sinalizar um risco maior para o desenvolvimento de transtornos alimentares, é importante avaliar como este comportamento ocorre, em que contexto de estados de humor e como podemos mensurá-lo, em diversos grupos populacionais, para melhor compreender este fenômeno.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar a relação entre as dimensões do FCQ-S e da Escala de Humor de Brunel.
MÉTODOS:
A pesquisa foi realizada com 104 estudantes de graduação da UFRN (41,35% homens e 58,65% mulheres), do campus da cidade de Currais Novos. Como critérios de exclusão foram estabelecidos: ser menor de 18 anos de idade e/ou que referir diagnóstico de transtorno alimentar, passado ou atual.A coleta de dados ocorreu de 06 a 13 de março de 2013. A Escala de Humor de Brunel ou BRUMS é um instrumento que avalia o estado de humor por meio de 24 itens, divididos emseis dimensões: raiva, confusão mental, depressão, fadiga, tensão e vigor. Já o Food Cravings Questionnaire-State (FCQ-S) é um instrumento elaborado para captar alterações de estado relativas a um episódio de craving por comida, em um contexto psicológico e fisiológico. Este instrumento é composto por 15 itens, dividido em cinco dimensões, a saber: desejo intenso por comida (DESEJO); antecipaçãodo reforço positivo resultante do ato de comer (REFORÇO); antecipação do alívio (resultante do ato de comer) de sentimentos e estados de humor negativos (ALÍVIO); falta de controle em relação a comer demais (DESCONTROLE); e desejo por comida como um estado fisiológico (por exemplo, fome) (FISIOL). Para avaliação dos dados foi feita a correlação de Spearman's rho, adotando-se nível de significância de p<0,05, utilizando o SPSS 17.0.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Não houve correlação entre nenhuma das dimensões do FCQ-S como estado de humor vigor, o único positivo do BRUMS. Entretanto, foi observada uma correlação positiva entre as dimensões REFORÇO, ALÍVIO e DESCONTROLE do FCQ-S com os estados de humor raiva (p=0,007; p=0,026 e p=0,011), confusão(p=0,043; p=0,017 e p=0,010), fadiga(p=0,009; p=0,039 e p=0,034) e depressão (p=0,007; p=0,033 e p=0,042). A dimensão FISIOL correlacionou-se com a dimensão fadiga (p=0,026), e a dimensão DESEJO correlacionou-se com as dimensões raiva(p=0,025), confusão (p=0,043), fadiga (p=0,000) e tensão (p=0,037).Essa significância confirmam as evidências que o estado do humor influencia no desejo por comida tipo craving. O fato de ter havido associação entre as dimensões do FCQ-S com estados de humor negativos do BRUMS remete ao fato de que o comportamento de craving por alimentos, por vezes, pode ser sinalizador de episódios de comer emocional, definido como "comer como uma resposta a uma série de emoções negativas, como ansiedade, depressão, raiva e solidão". (Garaulet et al, 2012). No entanto, vale ressaltar que o fenômeno de craving por alimentos, no entanto, não está obrigatoriamente relacionado com estados de humor negativo, sendo, inclusive, bastante comum na população (Espíndola e Blay, 2006).
CONCLUSÕES:
De acordo com a análise dos dados obtidos, foi verificada a existência de correlação entre as dimensões do FCQ-S e do BRUMS. Assim, parece ser possível utilizar o FCQ-S para detectar cravings por alimento relacionados a estados negativos de humor, que por vezes antecedem episódios de comer emocional. Sugere-se então a condução de mais estudos no sentido de refinar o FCQ-S para que possa ser empregado na prática clínica, enquanto um instrumento sensível para captar estados relacionados a episódios de craving alimentar, passível de ser utilizado na identificação de “comedores emocionais”. Outrossim, sugere-se a condução de outros estudos para melhor determinar a correlação entre as dimensões do FCQ-S e outros estados de humor positivos e/ou com outros públicos, buscando uma melhor compreensão do comportamento de craving por comida.
Palavras-chave: comportamento alimentar, comer emocional, emoções negativas.