65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
DETECÇÃO DE DOENÇAS RELACIONADAS À ÁGUA CONSUMIDA NO INSTITUTO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA FEDERAL DO AMAZONAS- CAMPUS MANAUS ZONA LESTE (IFAM-CMZL)- MANAUS-AM.
Pamela Viana - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Amazonas-Campus Manaus Zona Leste
Maria Clélia Aragão - Profa. Dra./Orientadora - IFAM/CMZL.
INTRODUÇÃO:
A água destinada ao consumo humano no Brasil, em especial nas cidades localizadas nas regiões Norte, como ocorre no município de Manaus–AM,considerada como a maior reserva de água doce do mundo, podem ser veículos de patologias, em decorrência de problemas relacionados à carência de políticas públicas voltadas para qualidade da água a ser distribuída á população em relação a tratamento e desinfecção na sua captação, distribuição e armazenamento, deixando esta comunidade a mercê de contaminações e de doenças de veiculação hídrica. Desta forma, tem sido crescente, através dos anos, numero de pessoas contaminadas por doenças de veiculação hídrica. Desta forma, este projeto visa a fazer um levantamento das principais patologias por veiculação hídrica no Instituto de Ciências e Tecnologia Federal do Amazonas- Campus Manaus Zona Leste (IFAM-CMZL) indicando a necessidade de uma construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) de acordo com normatização brasileira vigente do uso da água doce para consumo humano como medida preventiva de saúde humana.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar a qualidade da água consumida e redistribuída á população do IFAM-CMZL e as principais patologias relacionadas à veiculação hídrica e propor aos gestores desta Instituição medidas preventivas de tratamento ou a construção deuma nova Estação de Tratamento de Água (ETA)com aplicação de flúor e cloro.
MÉTODOS:
Foram realizadas levantamentos das principais patologias relacionadas ao consumo da água pela comunidade do IFAM-CMZL. Foram realizados questionários e entrevistas com professores, alunos e demais servidores a cerca das principais doenças que os mesmos tiveram durantes os anos de 2012-2013. Também foi levantado da qualidade da água disponível para consumo humano, bem como a forma de capitação, armazenamento, redistribuição e de tratamento da mesma e as principais patologias decorrentes da veiculação hídrica. Também foram realizadas análises físico-química e microbiológica da água nos principais pontos de capitação e redistribuição da mesma.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Dos levantamentos e análises realizados pode-se constatar a necessidade de medidas urgentes para o sistema de sanidade do município, uma vez que há um nível elevado de doenças como a cólera, hepatite (A, B e C), malária entre outras.
CONCLUSÕES:
Observou-se que as principais patologias acometidas pela comunidade do IFAM-CMZL uma elevada incidência de hepatite, diarreia e malárias como as principais doenças. Sendo necessárias medidas preventivas em caráter de urgência para reverter este quadro. Desta forma, se faz necessário à construção de uma nova ETA, análises parceria com o poder público e a empresa prestadora de serviço do município visando o tratamento preventivo da água, principalmente floração e cloração. Também, espera-se que haja a implantação de obras de infraestruturas com canalização subterrânea da água potável e de esgotamento das águas residuárias.
Palavras-chave: Patologias., Água contaminada., Veiculação hídrica..