65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR E A RELAÇÃO COM A ESCOLA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Fabíola Jéssica da Silva Godoy Pereira - Graduanda Curso de Pedagogia - PUCPR
Joana Paulin Romanowski - Profa. Dra./Orientadora - PUCPR
INTRODUÇÃO:
Essa investigação direciona-se para a formação do professor nos cursos de licenciatura, focaliza a formação inicial e a relação com a escola na educação básica.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A intenção desta pesquisa é analisar as reformulações dos cursos de licenciaturas em relação às prioridades estabelecidas com o desenvolvimento profissional do professor; indicar as reformulações nos currículos dos cursos e articulação com a educação básica; realizar levantamento bibliográfico de teses e dissertações que abordam a relação entre a escola básica e os cursos de licenciatura.
MÉTODOS:
A pesquisa é de abordagem qualitativa; a coleta de dados foi realizada através de questionário estruturado feito com professores da escola básica. Completa o estudo um levantamento de dados tipo estado da arte, anos base 2008, 2009 e 2010 identificando no banco de teses da CAPES teses e dissertações que têm por tema a formação inicial do professor e a escola básica.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A pesquisa bibliográfica tipo estado da arte realizada através do banco de dados da CAPES, mostrou as tendências das pesquisas manifestas sobre o tema da formação inicial focalizando a escola básica, pois no período de três anos, anos base que se deteve esta pesquisa, foram encontradas 41 produções entre teses e dissertações que abordam o tema da relação entre das condições fundamentais para a atuação do professor na educação básica, no entanto os cursos de formação precisam de reformulações curriculares emergentes quanto à articulação com as necessidades da prática docente. As informações obtidas através dos questionários revelam que grande parte dos professores participantes da pesquisa, ao iniciarem a carreira somente com a formação inicial passam por algum tipo de dificuldade no desenvolvimento da prática docente. Estas dificuldades envolvem tanto em ministrar os conteúdos da disciplina específica como também nas relações como os alunos no cotidiano escolar.Estes professores acusam passarem por estas dificuldades por falta de preparo, devido a falta de atividades práticas durante a formação docente.
CONCLUSÕES:
Observa-se que os pesquisadores demonstram interesse neste tema, porém com menor intensidade que em relação a outros assuntos. Os cursos de formação precisam de reformulações curriculares emergentes quanto á articulação com as necessidades da prática docente. Ressalto interesse em continuar neste caminho de pesquisa para aprofundar os estudos visando uma contribuição mais efetiva para a melhoria dos cursos de formação de professores.
Palavras-chave: Licenciaturas, Escola básica, Estado da Arte.