65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia Geral - 1. Biologia da Conservação
Oficinas de materiais recicláveis nas escolas localizadas no território do Geopark Araripe
Nayane Silva de Oliveira - Universidade Regional do Cariri - URCA
Nathalia Correia da Silva - graduada/co-autora - curso de ciências biológicas - URCA
Danilo José Germano Gonçalves. - Mestre/Orientador - Depto. de Geografia - URCA
INTRODUÇÃO:
Diante do cenário atual em que nos encontramos, com o problema do aumento constante da poluição do planeta, se faz necessário ações que possam combater essa realidade, no intuito de criar alternativas para diminuí-la. Então, conscientes da necessidade de preservar o meio ambiente através da educação, desenvolvemos nas escolas localizadas no território do Geopark Araripe oficinas de materiais recicláveis.
OBJETIVO DO TRABALHO:
levar o conhecimento sobre meio ambiente e incentivar as pessoas a reutilizarem materiais caseiros de forma sustentável. Realizar palestras e oficinas de reciclagem do material caseiro. Sensibilizar os alunos para a solução de problemas sociais e ambientais através da reciclagem. Passar o conhecimento melhor do Geopark Araripe e desenvolver uma consciência ambiental.
MÉTODOS:
Realizamos através do setor de Educação Ambiental do referido Geopark encontros, palestras e oficinas de reciclagem do material caseiro, tendo como alvo as escolas públicas localizadas no território do Geopark Araripe. Nas oficinas são produzidos bolsas, puff, brinquedos, objetos decorativos e materiais didático-pedagógicos.. Foi proposto o desenvolvimento de campanhas para coletas seletivas com ajuda dos pais das crianças para trazerem de casa o material necessário à confecção dos materiais pedagógicos e assim, reduzirão o volume de dejetos industriais.Consequentemente, em uma esfera maior, através de atitudes como estas, apoiadas na Educação Ambiental, minimizarão as condições adversas de trabalho de comunidades de coletores de materiais recicláveis como as cooperativas de materiais recicláveis dos trabalhadores da região do Cariri.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados mostram que houve sucesso e grande aceitação por parte do público. Todos que participaram tornaram-se capazes de reutilizar materiais caseiros através de técnicas artesanais, transformando o que ora iria para o lixo em objetos úteis, inclusive com possibilidade de criar uma fonte de renda para auxiliar no sustento de famílias com dificuldades financeiras. Obteve-se já nas oficinas um melhoramento dos produtos, assim como variações dos mesmos e a geração de outros, através de ideias dos próprios alunos e professores que ao participarem das oficinas apresentam sugestões que melhoram cada vez mais a qualidade dos objetos. Vimos que reciclando evitamos que maiores quantidades de materiais caseiros se transformem em lixo. Isto certifica a importância do projeto e explica a boa aceitação deste por parte das escolas onde foi realizado. Desenvolveu-se a consciência crítica entre universitários, alunos e professores, sensibilizando-os para a solução de problemas sociais e ambientais.
CONCLUSÕES:
Os envolvidos passaram a conhecer melhor o Geopark Araripe e desenvolveram uma consciência ambiental, através instruções de armazenamento do lixo e formas de evitar a poluição do meio ambiente, recebendo também uma Cartilha de Educação Ambiental com informações sobre os geossítios que compõem o Geopark e sobre a própria história da região do Cariri. A Cartilha permanece nas escolas para que professores e alunos possam através de seus ensinamentos, ampliar e multiplicar o trabalho desenvolvido durante as oficinas. Concluiu-se, portanto, que a reciclagem de materiais caseiros nos trouxe a certeza de saber que com ela, podemos ajudar a minimizar o problema do acúmulo de lixo no nosso planeta.
Palavras-chave: Reciclagem, Geopark Araripe, Educação Ambiental.