65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
Levantamento de hortas comunitária e familiar em áreas urbanas e periurbanas nos municípios de Uruçuca, Ilhéus e Itabuna-Ba
Dirlan Dorme Vieiras dos Santos - Núcleo de Agropecuária – IF Baiano –Campus Uruçuca
Ricardo Santos Souza - Núcleo de Agropecuária – IF Baiano –Campus Uruçuca
Danilo Souza da Cruz - Núcleo de Agropecuária – IF Baiano –Campus Uruçuca
Elizene Damasceno Rodrigues Soares - Profa. Dra. Orientadora - Núcleo de Agropecuária – IF Baiano –Campus Uruçuca
INTRODUÇÃO:
Sabe-se que, a agricultura urbana atualmente vem crescendo significativamente em todo o mundo, isso tem ocorrido principalmente devido a grande preocupação da população por alimentos frescos, saudáveis e isentos de agrotóxicos.
As hortas urbanas surgiram há algumas décadas nos vazios urbanos e nas periferias das cidades. Inicialmente, serviam de complemento de renda para aposentados, mas com o passar do tempo, com as crises econômicas e desemprego, passaram a atrair a população mais jovem. Em consequencia tornaram-se importantes fontes de hortaliças frescas em alguns municípios, principalmente as folhosas. Essas hortas colaboraram na redução do custos com transportes e perdas de pós-colheita (Trani et. al, 2007). É preciso sensibilizar a população para os impactos ambientais e sociais resultantes das alterações que têm ocorrido no espaço rural e promover a qualidade de vida, através de boas práticas agrícolas, passando não só pela criação de espaços verdes dinâmicos, mas também pela promoção do contato com a natureza e de hábitos saudáveis sem esquecer a redução de resíduos e impactos ambientais. Estimativas da Secretaria de Agricultura do município de Uruçuca indica que cerca de 7mil pessoas residem nas periferias, onde necessário se faz desenvolver ações como estas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Quantificar as hortas comunitárias e familiares nas áreas urbanas e periurbanas nos municípios de Uruçuca, Ilhéus e Itabuna – Ba; identificar as condições e sistema de cultivo nessas hortas e conhecer as espécies de hortaliças ali cultivadas.
MÉTODOS:
O trabalho foi realizado nas áreas urbanas e periurbanas dos municípios de Uruçuca, Ilhéus e Itabuna-Ba, utilizando a metodologia pesquisa-ação. Inicialmente foi feito contato com representantes das prefeituras com intuito de identificar, através de registros, hortas comunitárias e familiares existentes nos referidos municípios. Como não havia cadastros nas prefeituras dessas hortas, foram realizadas visitas a feira livre de cada município, com objetivo de identificar feirante produtor de hortaliças. Dessa forma, foi feita entrevista utilizando questionários no modelo Diagnóstico Rápido e Dialogado (DRD) apenas com os feirantes produtores de hortaliças e posteriormente (em alguns casos) foi feita uma visita a propriedade dos mesmos. A entrevista também foi realizada nas hortas de cunho social e comunitária.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram identificadas cinco hortas familiares e uma de cunho social no município de Uruçuca, em Ilhéus foram três hortas familiares e em Itabuna, foram duas hortas familiares e quatro de cunho social.
As hortas estão distribuídas em bairros centrais, e em zonas periurbanas, pequenas áreas públicas e algumas próprias. As principais razões pelas quais os residentes da cidade praticam a agricultura urbana são: auto-suficiência - produzem verduras frescas para consumo próprio; renda - secundaria utilizada como uma segunda opção.
Quanto às espécies de hortaliças cultivadas, algumas são comuns cultivadas em todas as hortas, sendo as folhosas as mais freqüentemente encontradas. Observou-se que 100% dos entrevistados produzem alface, 83% coentro e cebolinha, seguida de hortelã com 67%, couve-folha, quiabo, rúcula e salsa são produzidos por 50% dos entrevistados.
A água utilizada era da rede pública e poços artesianos. O método de irrigação empregado era o uso de mangueiras e regadores.
A adubação era feita geralmente na renovação dos canteiros com produtos orgânicos. Não era feita análise química de solos antes das adubações.
Em relação à ocorrência de pragas e doenças, alguns disseram que ocorrem mais no inverno e outros no verão, mas não especificaram as espécies de insetos ou doenças exatamente. Os mais citados foram: insetos (borboletas, lagartas, besouros); doenças: (ataque de fungos). Para controle dos insetos disseram aplicar sabão em pó com ureia ou mudar a época de plantio.
CONCLUSÕES:
Existem poucas hortas nas áreas urbanas e periurbanas dos municípios em estudo. As hortaliças folhosas são as mais cultivadas. A falta de assistência técnica implicando no uso inadequado do terreno e falta de conhecimento para manejar as hortaliças.
Palavras-chave: Hortaliças, Horta urbana