65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
USO DO ESPAÇO PÚBLICO PARA O LAZER NA CIDADE DE DELMIRO GOUVEIA-AL: INVESTIGAÇÕES ACERCA DO BAIRRO NOVO
Regís Lima da Silva - Graduando em Geografia – Campus Sertão – Universidade Federal de Alagoas – UFAL
Aline Alves dos Santos - Graduanda em Geografia – Campus Sertão – Universidade Federal de Alagoas – UFAL
Felipe Santos Silva - Graduando em Geografia – Campus Sertão – Universidade Federal de Alagoas – UFAL
Ivany Jovino dos Santos - Graduanda em Geografia – Campus Sertão – Universidade Federal de Alagoas – UFAL
Kleber Costa da Silva - Profº Msc. Orientador – Campus Sertão – Universidade Federal de Alagoas – UFAL
INTRODUÇÃO:
O trabalho em questão foi motivado por discussões em torno do Grupo de Estudos Sociedade e Natureza (GESN – Geografia, Campus Sertão, UFAL) e representa parte de uma pesquisa voltada a um projeto de Trabalho de Conclusão de Curso que, de forma geral, pretende discutir a produção do espaço urbano em Delmiro Gouveia – AL, Alto Sertão Alagoano, sob orientação do Profº Kleber Costa da Silva, a uma leitura geográfica das dinâmicas pertinentes ao Bairro Novo no que concerne à realidade dos espaços públicos e a produção dos espaços de lazer, acessibilidade, disparidades sócio-espaciais e áreas verdes.
OBJETIVO DO TRABALHO:
objetivando uma análise crítico – reflexivo, interessa-nos compreender como são usados os espaços públicos (calçadas, praça, quadras, campos de futebol) no Bairro Novo, cidade de Delmiro Gouveia/AL, e, no mesmo sentido, como se dá o acesso da população a tais locais, bem como, o sentimento de pertencimento nesses locais destinado à prática do lazer.
MÉTODOS:
Escolhemos percorrer um caminho inicial através de análises bibliográficas sobre espaço público, Serpa (2004), desenvolvimento urbano e importância dos equipamentos e espaços públicos destinados à prática do lazer Galindo (2006), Ronilk (2000). Em seguida, construímos um plano de mapeamentos nos bairros da cidade, identificando a distribuição ampla de comércio, serviços, residências, lazer, infra-estrutura, etc., além de uma análise focada na constatação de desigualdades sócio-espaciais. Tal mapeamento foi feito pelos membros do Grupo de Estudos Sociedade e Natureza, que, a partir da formação de duplas, e, munidos do mapa base do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, percorreram os espaços diversos da cidade e montaram um banco de informações que nos forneceu subsídios para uma aproximação maior à leitura dos espaços públicos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A pesquisa proporcionou uma análise crítico-reflexiva acerca da produção e da organização dos espaços públicos em Delmiro Gouveia e os usos dos mesmos enquanto espaços de lazer, especialmente no que diz respeito ao Bairro Novo. Segundo Serpa (2004), se é certo que o adjetivo “público” diz respeito a uma acessibilidade generalizada e irrestrita, um espaço acessível a todos deve significar, por outro lado, algo mais do que o simples acesso físico a espaços “abertos” de uso coletivo. Segundo Galindo (2006) a existência de espaços, equipamentos, infra-estruturas e políticas adequadas são elementos constitutivos obrigatórios de qualquer sociedade. Sobre a utilização das calçadas como locais para o lazer, Neves; Cassaro; Pimentel (2004) abordam que esses não são apenas lugares de idas e vindas de transeuntes anônimos. Para Ronilk (2000) o espaço público vai diminuindo ao ser capturado e privatizado, restando apenas e tão somente aquele necessário para a circulação de mercadorias, inclusive de mercadorias humanas; esvazia-se a dimensão coletiva e o uso multifuncional do espaço público, da rua, do lugar de ficar, encontro, de prazer, de lazer, de festa, de circo, de espetáculo, de venda. Assim, funções que recheavam o espaço público e lhe davam vida migraram para dentro de áreas privadas.
CONCLUSÕES:
Constatamos uma forte atuação do estado (administração pública municipal) na produção dos equipamentos que compõem os espaços de lazer (praças, calçadas e quadras poliesportivas). No entanto, no Bairro Novo, Delmiro Gouveia/AL, onde permanece forte a especulação imobiliária, notamos deficiências dos espaços propriamente equipados para o lazer, sendo percebida a produção de campos de futebol improvisados em terrenos baldios, bancos instalados nas calçadas e espaços de festas em ambientes fechados. Em mapeamento realizado no Bairro Novo, somente uma praça “oficial” foi identificada e mesmo assim em fase inicial de construção, além de quadras poliesportivas equipadas, mas que possuem exigências que implicam em certa sensação de inacessibilidade (cadastro de times, utilização de chuteiras, confecção de uniformes em caso de campeonatos), proporcionando às crianças e adolescentes de baixa renda o sentimento de não pertencimento no uso desses espaços. Somando-se a tal constatação, identificamos calçadas como opção de lazer nos finais de tardes, feriados e finais de semana e, por último, a falta de “espaços verdes” com arborização que proporcione conforto aos frequentadores desses espaços.
Palavras-chave: Espaço público;, Geografia;, Delmiro Gouveia..