65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 13. Ensino Profissionalizante
ESTUDO DE LAYOUT NO COMPONENTE CURRICULAR DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO – EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO PROFISSIONALIZANTE
Josefa Renata Queiroz da Costa - Profa. Especialista - Núcleo de Educação Profissional - SENAI
INTRODUÇÃO:
Traduzir conceitos inerentes à área produtiva pode ser muitas vezes de difícil compreensão por parte do aluno que nunca ingressou em um processo industrial, desconhecendo assim todas as suas peculiaridades. Dessa forma faz-se necessário buscar novas técnicas de ensino-aprendizagem que incentivem e transcendam os paradigmas vigentes, vivenciando novas formas de mediação na aprendizagem dos alunos através da formação por competências. Com esse objetivo, este artigo relata uma experiência pedagógica realizada na unidade curricular Administração da Produção em março de 2013, na Escola Técnica de Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Santa Cruz do Capibaribe/PE. Pesquisas sobre desenvolvimento e acompanhamento de competências, além da utilização de ferramentas pedagógicas fundamentaram esta prática, destacando-se pensamentos de SENAI (2008), Rovai (2010), Depresbiteris (2010), Meier (2012), Ron (2012) e Moreira (2012). A relevância dessa pesquisa consistiu em experimentar com os alunos uma ferramenta prática de observação do processo produtivo, através da construção de uma maquete como estratégia de ensino-aprendizagem. Favorecendo o relacionamento interpessoal e o pensamento crítico.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Geral: Experimentar técnicas de melhoria de capacidade produtiva através da adequação de layout dos setores de produção e estoques, utilizando a construção de maquetes com materiais recicláveis. Específicos: 1. Aprender a calcular capacidade produtiva; 2.Construir uma maquete com as informações das aulas teóricas; 3. Conscientizar-se sobre a importância do trabalho em equipe.
MÉTODOS:
Quanto aos procedimentos metodológicos segundo Vergara (2007), trata-se de uma pesquisa qualitativa com finalidade exploratória; Em relação aos meios, constitui uma pesquisa bibliográfica visto que o estudo fundamentou-se em referenciais teóricos encontrados em livros, artigos e periódicos acadêmicos de relevância na área. Também contempla uma atividade experimental devido a inexistência de uma atividade semelhante, buscando identificar os resultados advindos dessa prática. Por fim, trata-se de uma observação participante uma vez que a pesquisadora esteve envolvida em todo o processo analisando os resultados junto aos alunos que constituíram os sujeitos dessa prática pedagógica. Participaram dessa experiência 53 alunos na disciplina de Administração da Produção, durante 80 h de aulas, no período de 01 a 26.03.2013. As ferramentas e instrumentos de aprendizagem utilizadas foram calculadoras, cronômetros, réguas e materiais recicláveis. O ambiente de aprendizagem foi a observação do setor produtivo de uma empresa, utilizando-se como estratégia pedagógica a análise do espaço e uma proposta de melhoria organizacional a partir da construção da maquete.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A educação profissional deve ser percebida como uma nova perspectiva de crescimento pessoal e profissional, com práticas de ensino-aprendizagem voltadas ao desenvolvimento através de competências (DEPRESBITERIS, 2010).Esse estudo comprovou que os participantes identificam mais facilmente as informações repassadas em sala de aula através da teoria no momento em que estão construindo uma atividade prática simulada, com responsabilidades e atribuições a exemplo das que vivenciarão no ambiente corporativo. Dentre os principais resultados, destaca-se a construção da maquete em equipes. Aprenderam a relacionar as informações teóricas para desenhar a planta baixa dos setores produtivos e estoques de materiais e produtos acabados, calcularam a capacidade produtiva e reorganizaram o layout com foco em conceitos de custos, segurança do trabalho, ambientação dos colaboradores e consciência ecológica. Para a realização do trabalho, os alunos utilizaram materiais recicláveis pensando na minimização do impacto ambiental que pudesse ser gerado. Foi notória a compreensão e apropriação do conteúdo através socialização da prática pedagógica pelos alunos, que apresentaram a maquete para outras turmas, corroborando com os estudos e experiências destacados por Meier (2012) e Moreira (2012).
CONCLUSÕES:
Os resultados obtidos na experiência refletem a efetividade da implementação dos objetivos propostos. Ao término dos trabalhos os alunos compreenderam conceitos que não haviam entendido apenas na teoria, simularam uma sequência operacional, calcularam a capacidade produtiva de uma empresa, construíram a maquete aplicando técnicas corretas para otimização de produtividade,custos, acessibilidade, segurança e sustentabilidade. Realizar a mediação docente consiste em praticar ações que auxiliem o desenvolvimento assistido de práticas de ensino-aprendizagem que propiciem o descobrimento das próprias habilidades pelos discentes, que muitas vezes encontram-se adormecidas pelo cotidiano de tarefas corriqueiras. Apontar os melhores caminhos para que o aluno possa atingir as competências, de forma que o mesmo perceba seu próprio amadurecimento técnico, intelectual e humano é responsabilidade de qualquer escola que esteja comprometida com um ensino de qualidade.
Palavras-chave: Competências;, Processo produtivo;, Maquete didática..