65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 1. Administração Educacional
AS POLÍTICAS DE ACCOUNTABILITY NOS ESTADOS UNIDOS E NO BRASIL A PARTIR DA LEITURA DE DIANE RAVITCH
Jean Lopes Ordéas Nascimento - Centro de Educação/Universidade Estadual do Ceará
Francisco Carlos Araújo Albuquerque - Prof. Dr./Orientador - Centro de Educação/Universidade Estadual do Ceará
INTRODUÇÃO:
Esse estudo faz parte de um empreendimento maior que trata da modernização da gestão do Ensino Médio no Ceará, durante os chamados governos mudancistas (1995-2006). Num foco mais específico, analisamos as políticas de responsabilização (accountability), levadas a cabo, notadamente, nos últimos anos desse período. Durante o estudo tomamos contato com o caso norte-americano através da leitura do livro da educadora Diane Ravitch (2011), Vida e morte do grande sistema escolar americano. Como os testes padronizados e o modelo de mercado ameaçam a educação.
OBJETIVO DO TRABALHO:
As políticas de responsabilização se personificam como um sistema de testes (avaliação) e bonificação/punição junto a gestores e professores, a partir de uma gestão de metas e resultados. O modelo calhou bem com a nova lógica sistêmica e de funcionamento do Estado que privilegia a redução de gastos.
MÉTODOS:
O estudo bibliográfico procurou examinar em que aspectos a análise de Ravitch funciona como instrumental privilegiado na observação do caso brasileiro (e cearense).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Desde os anos 1980, no caso americano, as políticas de accountability estiveram bem próximas a uma pedagogia da competição, num cenário de crise da economia, cabendo à educação um papel central na retomada americana através da via do conhecimento. Os aspectos competitivos que são caros a experiência americana, serão vivamente criticados por Ravitch, como responsáveis pelo adestramento e fraudes nos testes, pela consolidação da desigualdade escolar e pelos problemas causados a profissão docente.
CONCLUSÕES:
Enquanto conclusão, observamos, à luz da leitura de Ravitch, que no Brasil (e no Ceará) tem se adotado um modelo moderado, sem a existência de punições drásticas como aquelas verificadas pelo modelo americano. As reflexões de Diane Ravitch, servi-nos como um "efeito Orloff" para examinarmos a adoção desse tipo de politica na educação presente e futura do país e do Ceará.
Palavras-chave: Accountability, Brasil, Estados Unidos.