65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 7. Ciência e Tecnologia de Alimentos - 3. Tecnologia de Alimentos
ANÁLISE PRELIMINAR DA QUALIDADE DO LEITE BOVINO NOS MUNICÍPIOS BAIANOS DE UBAÍRA, SANTA INÊS E CRAVOLÂNDIA
Deicylene da Silva Nunes - Graduando em Zootecnia pelo Instituto Federal Baiano, Câmpus Santa Inês
Pricilla Carvalho Muniz - Graduando em Zootecnia pelo Instituto Federal Baiano, Câmpus Santa Inês
Jonas de Jesus Santos - Graduando em Zootecnia pelo Instituto Federal Baiano, Câmpus Santa Inês
Aurelino Pereira Neto - Graduando em Zootecnia pelo Instituto Federal Baiano, Câmpus Santa Inês
Fred da Silva Julião - Prof.Dr./ Orientador - Instituto Federal Baiano, Câmpus Santa Inês
INTRODUÇÃO:
O leite e seus derivados é um ramo abrangente do agronegócio com produção de empregos e renda, além de ser um dos alimentos mais consumido por todo mundo e importante fonte nutricional,
A comercialização do leite nos municípios Baianos de Ubaíra, Santa Inês e Cravolândia, cidades circunvizinhas ao IF Baiano Câmpus Santa Inês, é oriunda de médios e pequenos criadores com até um animal. Esta produção garante a manutenção econômica para os produtores rurais, contribuindo na circulação de recursos nos municípios, estabelecimentos comerciais, pequenos laticínios e unidades industriais.
Observa-se, no entanto, descuido na obtenção, armazenamento e transporte do leite produzido nos municípios estudados, possibilitando risco de contaminação no produto in natura ou em seus derivados amplamente comercializado na região.
Diante a visível escassez de esclarecimento sobre formas higiênicas e a legalização dos procedimentos de produção e comercialização de leite e produtos lácteos, torna-se imperativo a atuação do IF Baiano Câmpus Santa Inês através dos bacharelandos em Zootecnia e profissionais da área afins na assistência técnica promovendo a melhoria da qualidade do leite na região.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar preliminarmente a qualidade do leite nos municípios baianos de Ubaíra, Santa Inês e Cravolândia.
MÉTODOS:
Foram visitados criadores de bovino leiteiro nos municípios baianos de Ubaira, Santa Inês e Cravolândia que tem seus territórios interligados. Os municípios estudados correspondem à sede e os municípios mais próximos do IF Baiano Câmpus Santa Inês.
Após a identificação dos criadores de bovino leiteiro conhecidos nos municípios de interesse, iniciaram-se as visitas para preenchimento de questionário que abordam conhecimento sobre qualidade do leite, condições das instalações, características de manejo, cuidados com o animal, coleta do leite, comercialização e levantamento dos perfis desempenhados pelos criadores.
Durante as visitas, os criadores eram inquiridos sobre a existência de outros criadores próximos, permitindo conhecer maior número de criadores dos municípios. Foram considerados criadores, pessoas que criavam bovino leiteiro independente da quantidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram entrevistados 11 criadores de bovinos leiteiros, amostragem de pelo menos 30% dos proprietários de bovinos leiteiros. Sendo seis criadores em Ubaíra, três em Santa Inês e dois em Cravolândia. Sete dos criadores alegaram nunca terem participado de treinamento sobre qualidade de leite. Todos afirmaram que a ordenha é feita no curral com o animal ao pé, possuindo algum grau de insalubridade durante a ordenha que perpassa pela higienização do ordenhador, higiene animal e/ou do local de ordenha. Não preocupando com a conservação no leite, vendendo-o para pequenos laticínios, clandestinos em sua maioria, mercados, de casa em casa ou na residência do proprietário dos animais. Da coleta do leite até o consumidor, o leite é transportado a pé, de moto, carro aberto e carro de mão. Medicamentos são feitos pelo criador dos animais sem orientação veterinária, exceto na criação do IF Baiano. Esta informação preocupa em virtude de possibilitar a liberação de metabólitos químicos no leite, devido à inobservância do período de carência dos produtos utilizados. Califórnia Mastite Teste (CMT) e caneca do fundo escuro, que são testes básicos de mastite, por mais de 2/3 dos criadores. Embora já tenham ouvido falar nestes testes, 33% dos criadores se quer desprezam os primeiros jatos de leite.
CONCLUSÕES:
O presente trabalho aponta a baixa qualidade do leite produzido na região e a desinformação sobre higiene zootécnica e qualidade do leite.
Fica evidente a escassez de assistência técnica aos produtores e a necessidade de interação do IF Baiano Câmpus Santa Inês, com a comunidade do entorno do Câmpus, prestação de assistência técnica com envolvimento especialmente de alunos dos cursos Bacharelado em Zootecnia, Técnico em Alimentos, Técnico em Agropecuárioe Técnico em Zootecnia.
A melhoria da qualidade do leite e seus derivados são urgentes e deve preocupar não apenas a instituição de ensino, como também os poderes públicos pela eminente possibilidade de problemas de saúde pública através da ocorrência de zoonoses.
Estudos mais aprofundados do perfil das criações e da qualidade do leite produzido e consumido nesta região são necessários para balizar as estratégias de ações de pesquisa e extensão a serem adotados.
Palavras-chave: Higiene zootécnica, Produção, Qualidade.