65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial
AVALIAÇÃO DE PROFESSORES SOBRE ALUNOS COM NECESSIDADE EDUCATIVAS ESPECIAIS NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DO MUNICÍPIO DE MUTUÍPE-BA
Natalí Sala da Silva - Bolsista PIBIC/UFRB-CFP
Milena Barbosa Conceição - Bolsista PIBIC/UFRB-CFP
Edinete Ribeiro de Lima Santos - Bolsista PROPAAE/ UFRB-CFP
Tatiane dos Santos Campos - Bolsista PIBIC Voluntário/UFRB-CFP
Fabiana Rodrigues dos Santos - Profª. Drª. UFRB-CFP
Thereza Cristina Bastos Costa de Oliveira - Profª Drª. UFRB-CFP
INTRODUÇÃO:
Este trabalho é fruto de uma pesquisa intitulada “Estudo em Rede sobre as Salas de Recursos Multifuncionais nas Escolas Comuns nos Municípios de Amargosa e Mutuípe”. A pesquisa faz parte do projeto “ONEESP - Observatório Nacional de Educação Especial: Estudo em Rede Nacional sobre as Salas de Recursos Multifuncionais nas Escolas Comuns” envolvendo diversas universidades.
O trabalho visa refletir sobre diferentes estratégias utilizadas pelos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para avaliar as crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE), tendo em vista que a avaliação na perspectiva inclusiva requer mudanças na postura do professor com relação às práticas educativas, nos instrumentos utilizados e critérios estabelecidos, no sentido de verificar junto aos alunos a construção de conhecimentos significativos, a sua interação e inclusão escolar.
Deste modo, esta pesquisa permitiu contribuir com discussões referentes às estratégias de avaliação utilizadas pelo professor para verificar o desempenho dos alunos com NEE durante o processo de aprendizagem, bem como a partir dos resultados obtidos possa rever suas estratégias e compreender a importância dos instrumentos utilizados durante o processo de aprendizagem do aluno.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Refletir sobre as diferentes estratégias utilizadas pelos professores do Atendimento Educacional Especializado para avaliar as crianças com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
MÉTODOS:
Este trabalho foi desenvolvido por meio de uma pesquisa colaborativa realizada com os professores das Salas de Recursos Multifuncionais do município de Mutuípe.
Foram realizados quinzenalmente encontros com os docentes, com duração de duas horas. As discussões eram feitas através de grupos focais, onde os professores do AEE compartilhavam as experiências vividas e os reflexos sobre suas práticas na Sala de Recursos Multifuncionais.
Para tanto, foi utilizado um roteiro com questões disparadoras disponibilizadas no site do ONEESP, comuns a todos os municípios das diferentes regiões participantes do estudo em rede nacional. Neste roteiro foram tratadas diversas questões referentes ao AEE, tais como: formação profissional, condições de atendimento, estratégias de avaliação utilizadas pelo professor.
Como referencial teórico este trabalho foi fundamentado nos estudos desenvolvidos por Beyer (2006), Poker (2010), Teixeira e Nunes (2010), Fernandes e Viana (2009), e nas bases legais, Diretrizes de Avaliação do Processo de Ensino e de Aprendizagem para a Educação Básica (2008), Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2007) e os Parâmetros Curriculares Nacionais: adaptações curriculares (1998).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Dentre as diversas temáticas abordadas nos grupos focais, a maior ênfase esteve relacionada ao processo de avaliação da aprendizagem da pessoa com necessidades especiais, uma vez que essas discussões tem grande complexidade e relevância.
Quando indagadas sobre o processo avaliativo nas classes comuns, os professores problematizaram sobre a forma padronizada aplicada para os alunos com NEE que se assemelha a avaliação aplicada ao aluno sem NEE, não havendo assim uma adaptação que se faz necessária.
Ao serem questionados sobre como ocorre o processo de avaliação no âmbito do AEE, as professoras afirmaram que utilizam o Plano de Desenvolvimento Individual, dos registros diários, dos relatórios, dentre outras atividades, permitindo que o educando se desenvolva, a fim de obter uma aprendizagem significativa, onde leva-se em consideração as especificidades de cada educando
Os professores relataram ainda que neste plano registra-se a avaliação e a intervenção realizada por eles durante o atendimento do aluno, permitindo assim que eles possam observar e decidir quais estratégias e conteúdos podem ser desenvolvidos para complementar o aprendizado e superar as dificuldades apresentadas pelo aluno.
CONCLUSÕES:
Diante do exposto, é possível concluir que a avaliação é de fundamental importância quando usada com um caráter construtivo, em que são oferecidas as condições indispensáveis para atender as necessidades dos alunos com NEE, pois os resultados obtidos servem de feedback para a execução de um planejamento estratégico, visando o acesso e promoção do conhecimento, bem como favorecer a interação do aluno com seus pares educativos.
Destarte, a avaliação não pode ser utilizada como forma de punição ou classificação, e sim como instrumento colaborativo e facilitador da aprendizagem do aluno, uma vez que esta possibilita que o professor possa diversificar e flexibilizar as estratégias de ensino para cada aluno no decorrer do processo.
Deste modo, podemos concluir que as estratégias de avaliação utilizadas pelos professores permitem que o aluno demonstre o aprendizado alcançado no decorrer das aulas, possibilitando que o professor melhore o ensino ofertado às pessoas com necessidades educativas especiais.
Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado, Processo avaliativo, Necessidades Educativas Especiais.