65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 8. Demografia - 1. Componentes da Dinâmica Demográfica
Análise Espacial Sobre O Crescimento Da Mancha Urbana Na Região De Integração Do Xingu Com Foco No Município De Altamira/PA.
Miguel Gonçalves Sepeda Filho - Centro de Ciências Humanas e Educação - UNAMA
Yohane Figueira Honda - Centro de Ciências Humanas e Educação - UNAMA
Marcos Vinícius da Costa Lima - Prof. Ms/Orientador - Centro de Ciências Humanas e Educação - UNAMA
INTRODUÇÃO:
Este trabalho teve por finalidade fazer um estudo acerca da ocupação urbana da RI (região de integração) do Xingu. Para mostrar o aumento na densidade demográfica ao longo de 30 anos, motivada pela construção da UHBM (Usina Hidrelétrica de Belo Monte), representando via cartográfica (software Philcarto) os períodos nos quais este projeto provocou o maior contingente urbano. Destacando, no município de Altamira-PA, entre os anos de 1980 a 2010, o aumento populacional de cerca de 100% (de 46.500 hab. para 99.080) (IDESP, 2011). Diante deste fator, justifica-se a necessidade de investigar, como um dos efeitos da implantação da UHBM, os componentes demográficos e urbanos no município de Altamira/PA.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Fazer uma representação acerca do processo de ocupação urbana na RI do Xingu, tendo como foco o município de Altamira. Motivado pelo processo de construção da UHBM, que transformou o espaço de circulação da região, alterando a mancha urbana. Para tanto, foram confeccionados mapas analíticos e de ocupação urbana que facilitaram o entendimento acerca deste assunto.
MÉTODOS:
Foram utilizados dados de sites oficiais: IBGE, IDESP (Instituto de Desenvolvimento economico, social e ambiental do Pará), IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Prefeitura de Altamira e outras fontes de dados secundários como: relatórios, artigos, reportagens e blogs que discutem os acontecimentos na região de integração do Xingu. Representação gráfica do contingente migratório e o processo de ocupação urbana por meio do software Philcarto, para produzir, assim, um mapa da mancha urbana de Altamira-PA, que serviu para avaliar esse fenômeno social.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados da pesquisa permitiram representar a ocupação e a distribuição espacial da população urbana de Altamira, que apresentou formas desiguais e crescentes ao longo destes 30 anos. Algumas áreas contendo consideráveis núcleos de povoamento que foram ativadas pela UHE de Belo Monte, ao oferecer oportunidades e perspectivas de empregos e trabalhos informais, que resultou o aumento do fluxo de imigrantes que se concentraram nas proximidades do centro urbano de Altamira, tornando-se referencia urbana da RI do Xingu com mais de 90 mil habitantes. Com isso, deixando esta mancha com uma complexa rede de núcleos espontâneos pelo aumento do contingente populacional em Altamira.
CONCLUSÕES:
Com este trabalho, pretendeu-se mostrar através de representações cartográficas o contingente populacional que gerou um aumento na densidade demográfica na região de integração do Xingu, criando uma mancha urbana que alterou de forma significativa a espacialidade da região. Os mapas desenvolvidos neste trabalho com a utilização do software Philcarto contribuíram para o maior entendimento dos processos da produção espacial, como a direção e a dimensão da mancha urbana, a fim de facilitar futuras intervenções do estado no que tange ao planejamento territorial.
Palavras-chave: Mancha Urbana., Representação Cartográfica., Altamira..