65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
PIBID – Influência na formação dos alunos dos Cursos de Licenciatura
Aline Izaiane Farias - IF Baiano campu Catu
Joari Santos da Cruz - If Baiano campu Catu
Alexandra Souza de Carvalho - Profa. Dra./ Orientadora do PIBID IF Baiano campus Catu
Heloisa Lemos - Supervisora de área PIBID colegio estadual Pedro RIbeiro Pessoa
INTRODUÇÃO:
Ser professor é um enorme desafio e a cada dia exige dos profissionais da área em que se atua uma nova postura perante a sociedade. As experiências vividas dentro do Programa de Iniciação à Docência-PIBID na área de Licenciatura em Química do Instituto Federal Baiano no campus Catu, se constituem num processo dinâmico, que permite dar coerência ao conhecimento prático e teórico do futuro professor. Nesse processo ocorre uma constante tomada de decisões por parte do bolsista/supervisor, aplicada em situações únicas e em suas particularidades num determinado contexto escolar, que possibilita a construção permanente de conhecimentos e de habilidades específicas necessárias à vida profissional, possibilitando experiências que auxiliam na sua identidade como educador. Lorencini Junior (2009) defende, um modelo de ensino e de professor de ciências que possa servir de referência para elaborar as estratégias de formação e deve considerar: o conhecimento teórico do conteúdo da disciplina, o conhecimento das ciências da educação e o conhecimento prático, como princípios necessários ao desenvolvimento profissional (LORENCINI JUNIOR, 2009, p. 21). Desta forma, a atuação dos futuros licenciados dentro do PIBID vem trazendo experiências que contribui para a sua formação.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho tem como objetivo fazer um estudo sobre a criação da nova identidade como educador dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID, trazendo assim as contribuições do programa para a nossa formação inicial levando em consideração o aprendizado adquirido.
MÉTODOS:
A presente pesquisa está baseada nos relatos de experiências dos bolsistas de Iniciação à Docência dentro da comunidade escolar de uma escola da rede pública do município de Catu-BA. Observaram-se fatores que influencia na tomada de decisão para dar continuidade a sua formação criando-se uma postura como educador e um perfil sob a ótica de qual profissional pretende-se ser , como deseja atuar e em que é necessário melhorar.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Segundo Nóvoa (1992) “é um lugar de lutas e de conflitos, é um lugar de construção de maneiras de ser e de estar na profissão" (p. 16). O PIBID tem um caráter formador, pois contribui para que os licenciandos/bolsistas tenham uma vivência escolar, tendo uma concepção do que é ser educador e estar em sala de aula e até em outros espaços dentro da escola. O programa incentiva os licenciando a continuarem no curso e descobrirem sua identidade como futuros docentes. As experiências com os estudantes da Educação Básica instiga os licenciandos a questionarem a sua formação e o ensino-aprendizagem em ciências aplicando novas metodologias para a melhoria desse processo.
CONCLUSÕES:
Dentro das atividades do PIBID, os licenciandos percebem uma valorização da licenciatura, em particular em química, dentro das instituições formadoras, que hoje possuem um programa específico para os futuros licenciados. O PIBID tem como foco a formação inicial desses licenciandos, contribuindo para a sua escolha profissional e sua formação humanística.
Palavras-chave: Formação Inicial, PIBID, Identidade.