65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 3. Bioquímica - 6. Bioquímica
A LIMPEZA A SERVIÇO DA SAÚDE
Cristiskis Mikaelle Gonçalves de Lima - Curso de Enfermagem-EEEP. Aderson Borges de Carvalho- LICEU
Maria Lúcia Pereira da Costa - Profa.Esp./ Orientadora-Depto. de Ciências Biológicas- Curso de Ecologia- URCA
Nathallia Correia da Silva - Profa.Esp./Co-orientadora-Ciências Biológicas- Ensino de Biologia e Quimica-URCA
INTRODUÇÃO:
A educação profissional é a transição entre a escola e o mundo do trabalho, capacitando jovens e adultos com conhecimentos e habilidades gerais e específicas para o exercício de atividades produtivas (GARCIA, 2000). Neste sentido, objetivando a interação do conhecimento com o desenvolvimento tecnológico e científico, este trabalho proporciona ao aluno o estímulo à pesquisa científica, capacitando-o a explorar e compreender os processos e as reações químicas envolvidas na produção de sabonetes artesanais e seu posterior uso para higienização pessoal afim de promover a saúde. Através do Projeto A Limpeza a Serviço da Saúde e confecção de sabonetes líquido artesanal a intermediação realizada pelo professor será uma alternativa para construção do conhecimento científico e de dinâmicas motivadoras nos alunos. A partir da fabricação de sabonetes líquidos de forma artesanal os alunos terão oportunidade de vivenciar os seus conhecimentos técnicos adquiridos em sala de aula e no laboratório.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do presente trabalho visa a partir da confecção de sabonetes artesanais contribuir de forma significativa para o processo de ensino aprendizagem e ainda desenvolver habilidades no aluno através da manipulação dos produtos químicos e seus benefícios para o cuidado com a higienização do corpo.
MÉTODOS:
O desenvolvimento do projeto pressupõe algumas etapas metodológicas iniciadas com a pesquisa bibliográfica a fim de adquirir conhecimento teórico suficiente à sua execução. A pesquisa bibliográfica, conforme Cervo et al (2007, p. 60) “procura explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas em artigos, livros, dissertações e teses”. A etapa prática do projeto é delineada pela pesquisa experimental que segundo Gil (2009, p. 47) “consiste em determinar um objeto de estudo, selecionar as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, definir as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto”. A pesquisa experimental pode ser desenvolvida em qualquer circunstância, desde que apresente as propriedades de manipulação, que permite que o pesquisador possa manipular as características dos elementos estudados; controle, que permite ao pesquisador criar técnicas de controle experimental; e distribuição aleatória, que consiste na designação dos elementos para participar dos grupos experimentais de controle e avaliação de forma aleatória. Para complementar esta etapa recorremos ao método de pensamento, que servirá como recurso auxiliar na ordenação das ideias e processos científicos próprios da pesquisa. O método de pensamento utilizado era a indução que de acordo com Marconi e Lakatos (2010, p. 68) “é um processo mental por intermédio do qual, partindo de dados particulares, suficientemente constatados”.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados foram mensurados a partir de auto avaliação dos discentes e coordenação do projeto e da escola. Para execução prática do projeto os alunos receberam treinamentos através de oficinas voltadas para a qualificação técnica nos Laboratórios de Biologia e Química. As oficinas permitiram que os discentes pudessem aprender a formular sabonetes glicerinados, sabonetes líquidos e a realizar o controle de qualidade dos produtos. Os alunos tiveram a oportunidade de reproduzir o trabalho através de oficinas para a comunidade, multiplicando assim o conhecimento adquirido e contribuindo para a aquisição de técnicas para a sociedade e oferecendo oportunidade de gerar renda extra para sua família.
CONCLUSÕES:
Concluímos que a construção do conhecimento é feita por meio de manipulações orientadas e controladas de materiais, propiciando ao aluno acumular, organizar e relacionar as informações necessárias na elaboração dos produtos. Por meio de uma atividade prática, proporcionamos ao aluno a reflexão de conceitos e procedimentos relacionados ao cotidiano da produção e possível comercialização dos produtos, bem como o desenvolvimento de suas habilidades. Guimarães (2009, p. 198) afirma que a experimentação no ensino de Ciências “pode ser uma estratégia eficiente para a criação de problemas reais que permitam a contextualização e o estímulo de questionamentos de investigação”. O autor sinaliza ainda que a “experimentação pode ser utilizada para demonstrar os conteúdos trabalhados, mas utilizar a experimentação na resolução de problemas pode tornar a ação do educando mais ativa” (GUIMARÃES, 2009, p. 199). Neste sentido, o presente projeto contribuiu atribuindo aspectos de aprendizagem científica e prática aos discentes da Escola E.E.E.P. Aderson Borges de Carvalho, buscando assim assegurar de forma significativa a constância do processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Sabonetes líquidos, Extratos, Saúde.