65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 5. Genética Vegetal
ESTUDO MEIÓTICO EM POPULAÇÕES DE Manihot esculenta Crantz VARIEDADE PORNUNÇA
Maria Luiza da Silva - Programa de Pós-Graduação em Botânica – UFRPE
Genialdo Ramos dos Santos - Programa de Pós-Graduação em Botânica – UFRPE
Alfredo Augusto da Cunha Alves - Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical
Reginaldo de Carvalho - Prof. Dr./Orientador - Depto.de Ciências Biológicas - UFRPE
INTRODUÇÃO:
A meiose é um tipo de processo celular que forma gametas e ocorre em eucariotos que possuem reprodução sexuada. Essa divisão é subdividida em meiose I e II. Nesse processo podem ocorrer alguns eventos importantes como a formação de quiasmas durante a meiose I colaborando com o aumento da variabilidade genética nas espécies. Em plantas, principalmente em espécies cultivadas como milho, soja e batata, o estudo meiótico é essencial por fornecer informações importantes na elaboração de estratégias de cruzamento inter ou intraespecífico, com a finalidade de desenvolver cultivares mais produtivas. Através de observações na meiose podem-se levar a verificação de falhas como a não segregação das cromátides na anáfase, aneuploidias e consequentemente diminuição da taxa de fertilidade. Muitas etapas meióticas contribuem para uma meiose regular e consequente formação de gametas viáveis na progênie híbrida. A mandioca é uma cultura que vem sendo muito explorada cientificamente para geração de novos híbridos. A variedade ‘pornunça’ é empregada principalmente na alimentação animal, tanto as partes aéreas como as raízes, principalmente na região semiárida do Nordeste. Devido a isso se faz necessário uma abordagem meiótica contribuindo para pesquisas sobre hibridação intra e interespecífica.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Dentro desse contexto, o objetivo do presente trabalho foi analisar a regularidade meiótica de três populações de Manihot esculenta variedade pornunça dos municípios de Bebedouro/BA, Cruz das Almas/BA e Petrolina/PE no intuito de determinar o nível de regularidade meiótica visando contribuir para pesquisas posteriores em programas de seleção e melhoramento.
MÉTODOS:
Para o estudo meiótico os botões florais jovens foram coletados, perfurados e fixados em solução Carnoy (álcool etílico e ácido acético, 3:1 v/v) por 24h em temperatura ambiente e posteriormente armazenados em freezer a -20ºC. Os botões florais foram lavados duas vezes em água destilada por 5 minutos cada e, em seguida, hidrolisados em HCl 5N por 5 minutos. Logo após, lavou-se novamente em água destilada por 5 minutos. Cada antera foi colocada em uma lâmina de vidro e esmagada em uma gota de ácido acético 45%. As lâminas foram congeladas em nitrogênio líquido para a remoção das lamínulas e, após secas, coradas com Giemsa a 2%. Todas as células meióticas tiveram suas imagens capturadas em fotomicroscópio com câmera Leica DFX 350F.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
De todas as células fotografadas foram selecionadas as que possuíram uma melhor resolução da divisão meiótica, prevalecendo um total de 80 meiócitos analisados. Para as três populações o percentual de células normais foi predominante. Do total de células examinadas, 82,5% corresponderam as fases de diacinese, metáfase I e anáfase I, apresentando 18 cromossomos bivalentes, corroborando com dados da literatura para espécies do gênero Manihot. Apenas a população de Cruz das Almas apresentou 2,5% das células em anáfase I com anormalidade meiótica, sendo observada a presença de ponte anafásica. Ao final da divisão celular esse tipo de irregularidade pode originar gametas desbalanceados, tendo como consequência uma baixa taxa de fertilidade. As fases de metáfase II (10%), anáfase II (1,25%), telófase I (1,25%), e II (2,5%) e tétrade (2,5%) também foram analisadas sem apresentar qualquer aberração durante a divisão meiótica das três populações de Manihot esculenta variedade pornunça.
CONCLUSÕES:
Com a presente pesquisa foi possível verificar o comportamento normal dos cromossomos durante a meiose. Embora a população de Cruz das Almas/BA tenha mostrado um tipo de anormalidade meiótica, esta não foi observada em alta frequência, não comprometendo, desta forma, a sua viabilidade. Pequenos erros meióticos como não segregação nas anáfases são comuns em processos de meiose em muitas espécies. De forma geral as três populações mostram-se aptas a serem empregadas em futuros estudos de cruzamentos entre espécies cultivadas e silvestres. Os dados meióticos demonstram a relevância de se fazer um estudo prévio em espécies com a finalidade de fazer hibridação para adquirir caracteres, que objetivem na produção de uma cultura agronomicamente superior. Uma vez que a seleção de material adequado garante o sucesso do mesmo quando empregado em programas de melhoramento genético de plantas.
Palavras-chave: Mandioca, Meiose, Programas de melhoramento genético.